Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

CANDIDATURAS NA BERLINDA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Há um pensamento corrente entre membros de partidos da oposição e situação, de que o senador Eduardo Amorim (quase PSDB) não será candidato ao Governo no pleito de 2018. No achismo corrente da política fala-se em exibição de determinação e receio de ficar sem mandato. Segundo um dos seus aliados próximos, a maioria dos integrantes do bloco acredita mais no estilo firme e sincero do seu irmão, Edvan Amorim.

Edvan é empresário, mas domina bem a política de bastidores e sabe aglutinar força através da forma como assume compromissos com “a palavra dada”. Eduardo Amorim já disse, com todas as letras, que será candidato a governador e “ninguém tasca, porque ele disse primeiro” [o grifo é meu]. Mas procura-se quem acredita nessa afirmativa sem fazer um huuuummm! Por que acontece isso? Simples, falta firmeza para convencer que a sua posição é para valer.

Lógico que Eduardo não gosta desse tipo de análise. Reconheço de cunho pessoal. Mas é isso que passa a pessoas ligadas a ele, que não vêem impetuosidade nessa afirmação. O mesmo pessoal que deixa aflorar essa dúvida, admite que mais adiante, quando se chegar à realidade dos fatos, o senador Eduardo Amorim, já atucanado, cairá na real e perceberá que a reeleição será o seu caminho mais aberto e favorável.

Continuando em análise fria, ainda não surgiu um nome decisivo para tentar a sucessão estadual em 2018. Fala-se em prováveis políticos influentes nas áreas do Governo e da oposição. Mas nada com ampla convicção, como é o caso do vice-governador Belivaldo Chagas, já visto e revisto como a bola da vez e até bem aceito por lideranças de todos os lados. Belivaldo ainda não se manifestou, mas intimamente deve aceitar as citações.

No comentário geral, no epicentro das especulações política, o nome de Ricardo Franco toma fôlego, principalmente pela novidade nas disputas eleitorais e por valorizar a gestão sem ampla influência política. Vamos ver…

COMANDO DA OPOSIÇÃO

A informação é de um deputado que está saindo da oposição: O senador Valadares (PSB) deixa claro que assumiu o comando do grupo em Sergipe.

– Como não aceito a liderança de Valadares, me retiro, disse.

NÃO ACEITA COMANDO

Pedindo absoluto sigilo, o deputado disse que fará discurso em plenário comunicando isso, mas prefere ficar em silêncio agora em respeito a Eduardo e André.

– O estilo de Valadares é de proteger só amigos, disse.

AINDA INCONFORMADO

A mesma fonte disse que o senador Valadares ainda não ‘engoliu a derrota’ para a Prefeitura de Aracaju e atira a esmo há duas semanas da posse do adversário.

– Atua dessa forma para mostrar que só ele faz oposição, diz.

DISPUTA PELO GOVERNO

Segundo informa o radialista Marcos Aurélio, nas apostas, o candidato a governador pela oposição em 2018, não será mais o senador Eduardo Amorim.

André Moura começa a dominar o cenário!

POSIÇÃO CLARA

Apenas para revelar essa tendência pró André, o empresário Luciano Barreto, que tem no neto Wagner Júnior um provável candidato a deputado federal, não esconde:

– Se André Moura disputar o Governo, será o meu candidato…

TELEFONE DE ALCKMIN

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) ligou para Jackson Barreto informando que fez doações de armamentos e munições à Polícia Militar de Sergipe.

JB agradeceu a Alckmin pela doação, feita já por duas vezes…

POSIÇÃO DIFERENTE

Logo após a ligação, Jackson Barreto disse que o gesto de Alckmin é importante, apesar dele ser de um partido da oposição em Sergipe, mas que tem gestos de civilidade.

– O gesto de Alckmin está fora das questões partidárias.

SOBRE A SEGURANÇA

O presidente da República, Michel Temer, deve convocar os governadores dos Estados para uma reunião obre Segurança Pública, que passou a ser a crise de plantão.

Ainda não há data marcada, mais será ainda neste mês.

MUITA AGITAÇÃO

A próxima semana pode ter maior movimentação política em razão de novas mudanças que vão ocorrer no secretariado, prometida para a primeira quinzena de janeiro.

A curiosidade é sobre o secretário da Fazenda.

SEMPRE COM O PMDB

Em Brasília, onde esteve até quinta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira disse que sempre foi aliado do PMDB desde quando entro na política em Sergipe.

– O meu primeiro voto foi em Jackson Barreto, confidenciou.

TODOS VÃO TRABALHAR

Lotado no Deso, o ex-deputado Roberto Góes diz que todos os funcionários da empresa vão trabalhar diariamente e assinam o ponto de entrada e saída.

Sobre o fato da ociosidade, disse que era falta de gestão.

AGORA SEM JOGOS

A praça interna do Deso em que alguns servidores passavam todo horário de expediente jogando baralho, dominó, dama e até gamão não existe mais.

Agora uma boa parte perambula em seus setores.

LÍDER SERÁ CONTRA

A previsão de deputados é que o líder do Governo, Francisco Gualberto, e a deputada Ana Lúcia, ambos do PT, devem estar juntos contra provável decisão do Governo.

Os dois são contra a privatização do Deso.

RECEBE PREFEITOS

O líder do Governo, André Moura (PSC) está em Aracaju e recebeu vários prefeitos aliados, para ouvir demandas e problemas que afetam seus municípios.

Tentará solução para todos eles em Brasília.

DÍVIDA COM PREVIDÊNCIA

A inadimplência, principal com a Previdência – INSS – é o problema mais grave das Prefeituras. Todos eles receberam essa herança maldita dos antecessores.

Sem pagar o INSS as Prefeituras ficam sem certidão.

OBRAS INACABADAS

Há também reclamação para liberação de recursos direcionados a obras inacabadas, mas sem a certidão de quitação de dívidas a União não pode fazer nada.

André Moura estará em Brasília na próxima semana, levando todos esses problemas.

AINDA PRESO AO PARTIDO

O deputado Capitão Samuel (PSL) tem convite para filiação em alguns partidos. Tem circulado entre todos, mas ainda não tomou qualquer posição.

É que o seu partido, o PSL, ainda não liberou sua saída.

BNB DESATIVA AGÊNCIAS

O Banco do Nordeste vai desativar 19 agências ainda este mês. A decisão foi aprovada ontem pelo conselho de administração do BNB.

Sergipe pode perder três agências no interior.

Notas

Jornais com mais crédito – Encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência ao Ibope, a Pesquisa Brasileira de Mídia aponta que os jornais impressos estão na liderança de confiança dos brasileiros como meio de comunicação. O tamanho total da amostra foi fixado em 15.050 entrevistas, em todo o Brasil.

0x0

Números comprovam – Pesquisa revela que porcentual dos entrevistados que disseram que confiam sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais é de 59%. Rádio e televisão têm 57% e 54%. Os dados são referentes a agosto do ano passado. O tamanho total da amostra foi fixado em 15.050 entrevistas, em todo o Brasil.

0x0

Bloqueio de contas – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), teve bens bloqueados devido a um processo de improbidade administrativa que corre na Justiça do Mato Grosso. A decisão permitia o bloqueio de até R$ 4 milhões de Maggi e outros oito réus. O ministro teve R$ 403 mil indisponibilizados.

0x0

Kassab nega mudanças – Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, negou ontem que governo fará mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa. Kassab disse que o governo autorizaria a limitação de dados da banda larga fixa, com a liberação de venda de pacotes de acesso limitado pelas operadoras.

0x0

Delação vai fundo – Reportagem de VEJA desta semana revela que a Camargo Corrêa, uma das maiores empreiteiras do país, negocia com a Procuradoria-Geral da República uma segunda leva de delações, nos moldes do acordo feito pela Odebrecht, que deve envolver colaboração de cerca de quarenta executivos e até acionistas.

0x0

Desespero total – Mensagens de celular indicam que o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, teria pedido dinheiro para seu partido ao ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), aponta a Polícia Federal. Pastor Everaldo chega a afirmar a Cunha que estava em “desespero total” para receber os recursos.

Conversando

Ponto adicional – A defensora publica e vereadora Emilia Correa destaca que operadora de TV a cabo não pode cobrar mensalidade por ponto adicional.

Bons contatos – Segundo Mendonça Prado o prefeito Edvaldo Nogueira está animado com resultados da viagem a Brasília, pelos contatos que fez.

Mais mudanças – A Assembleia Legislativa retorna dia 15 de fevereiro com mudanças nas bancadas e tentará avançar na aprovação de projetos.

Ponto de equilíbrio – Layla Camila: ministro confirma que limite de dados na banda larga fixa vai começar. A ideia é criar um ponto de equilíbrio e não prejudicar o usuário.

Fabiano nas nuvens – O empresário Fabiano Oliveira fez visita ao presidente da Emsurb, Mendonça Prado, a título de cortesia. Fabiano nas nuvens com o Fest Verão.

Café universitário – O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, tomou café da manhã na Universidade Federal de Sergipe e conversou com o reitor Angelo Roberto.

Laércio e tia Gerana – De Marcio Rocha: Dupla boa! Laércio Oliveira e tia Gerana Costa! Riachão viverá um tempo de desenvolvimento com essa parceria.

Sem violência – Pelo relatório de Fenaj, relacionado ao ano de 2016, Sergipe foi o Estado que jornalista não sofreu nenhum tipo de violência.

Eduardo sugere água – Eduardo Amorim diz que a água é a bebida mais consumida em todo o mundo. Eduardo sugere o consumo de água porque o ‘água é vida’.

Leia também