16/01/17 - 07:29:56

Governo inicia Reforma e ampliação da Escola 17 de março (Foto Jorge Reis)

A previsão é que no segundo semestre deste ano as obras de reforma e ampliação sejam concluídas

Melhorar as condições estruturais e beneficiar o ensino nas escolas estaduais em Sergipe, esse é um compromisso do Governo do Estado com a educação. Dentro das ações desta área, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), iniciou a reforma e ampliação da Escola Estadual 17 de março, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju.

Estão sendo investidos um total de R$ 1.029.375,51 com a reforma e ampliação, que consiste na revisão das instalações elétricas, construção de casa de lixo, casa de gás, construção de vestiários feminino e masculino, colocação de laje nas salas de aula, pintura, reforma do passeio em volta do colégio e instalação de previsão de incêndio. A previsão é que no segundo semestre deste ano as obras de reforma e ampliação sejam concluídas.

Acessibilidade

Fator primordial nas edificações, as normas de acessibilidade na ampliação serão rigorosamente respeitadas, incluindo itens que facilitam a acessibilidade com a instalação de três passarelas, pavimentação em piso tátil, elevadores/cadeirantes para lances retos inclinados de escada, guarda-corpo, corrimão e rampa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

Márcio Santos Rocha, vigilante da escola disse que a reforma está sendo feita em boa hora. “A escola estava realmente precisando, é fundamental para alunos, pois a estrutura já apresentava defeitos e depois da reforma a escola vamos poder receber também alunos portadores de necessidades com estrutura adequada”, pontua o vigilante.

A aluna Paula Beatriz dos Santos de 14 anos, que cursa o sétimo ano na escola mostra-se entusiasmada com a reforma. “A reforma vai melhorar a escola, estava ficando bagunçada, com alguns defeitos, apesar do transtorno da obra é muito importante que a escola passe a ficar mais arejada, moderna e melhor”, diz a estudante.

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o compromisso firmado com a educação vem sendo cumprindo à risca. “O governador Jackson Barreto desenvolveu um planejamento para reformar todas as escolas do Estado e, nos últimos meses, temos realizado este trabalho. Já inauguramos diversas reformas e ampliações, sem contar nas novas construções de escolas profissionalizantes já entregues e em fase de conclusão. Mais do que edificar obras, o Governo de Sergipe tem construído unidades escolares com padrão de qualidade, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias no processo de ensino aprendizagem”, afirma.

ASN