17/01/17 - 07:30:19

SES e HU firmarão parceria para atendimento oncológico (Foto ascom)

De acordo com a gestora do Hospital Universitário, Ângela Silva, além de maior quantidade de cirurgias, a unidade federal também passará a oferecer sessões de quimioterapia adulta e pediátrica

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital Universitário (HU) iniciaram discussão para firmar parceria para fortalecer a oncologia em Sergipe. Com a inauguração do novo prédio da unidade hospitalar federal, prevista para ocorrer ainda neste primeiro semestre, o HU pretende se somar no atendimento oncológico, pois a unidade aumentará a capacidade cirúrgica, através da abertura de quatro novas salas de cirurgia.

“Efetivando esta ação, o Estado irá acolher os pacientes que necessitarem de radioterapia, pois o procedimento será realizado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Desta forma, daremos celeridade ao atendimento desses casos. É mais um importante avanço da oncologia no âmbito do Sistema Público de Saúde (SUS)”, ressaltou a secretária Conceição Mendonça, que recebeu a superintendente do HU, Ângela Silva, na última sexta-feira, 13, para tratar sobre o assunto.

De acordo com a gestora do Hospital Universitário, além de maior quantidade de cirurgias, a unidade federal também passará a oferecer sessões de quimioterapia adulta e pediátrica. “Sem dúvida, isso contribuirá, e muito, para que o fluxo de assistência do pacientes oncológicos seja ainda mais eficaz”, aposta, lembrando que a unidade também pretende se somar à Rede Estadual de Saúde na realização de exames e transplantes.

Para Ângela Silva, o SUS deve funcionar em rede, independente do nível governamental (municipal, estadual ou federal). “Temos estabelecida uma parceria essencial para o funcionamento da saúde pública em Sergipe, trabalhando em regime de cooperação em prol da população que utiliza o Sistema”, declara.

A secretária Conceição Mendonça ressalta que a oncologia é uma prioridade do governo estadual. “Através da SES e da Fundação Hospitalar (FHS), o Estado atua com um olhar diferenciado para aprimorar a qualidade do tratamento. Essa soma de esforços com o HU será essencial para otimizar a qualidade do serviço e garantir a assistência adequada aos nossos pacientes”, avalia a gestora.

Fonte e foto ASN