Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

AS CONVERSAS PARA O PSDB

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O senador Eduardo Amorim já retornou da viagem que fez durante o recesso e começou a conversar com prefeitos aliados. Mantém o projeto de se filiar ao PSDB entre o final de janeiro e início de fevereiro. Só a partir daí é que vai iniciar a reconstrução da sigla, embora admita que o presidente atual, José Franco, tenha feito bem o dever de casa.

Ele ainda não sabe quem sai ou quem fica no ninho tucano. Sem se aprofundar no assunto, admite que a tendência seja manter os filiados e chegou a lembrar que todas as legendas pretendem fazer um federal, que é o que conta para o Fundo Partidário. Eduardo terá uma conversa com José Carlos Machado (PSDB) na próxima semana – ou quem sabe nessa – para tratar sobre a legenda.

Machado não tem demonstrado interesse pelo PSDB, mas nada como uma boa conversa que alcançar objetivos. Tem demonstrado interesse real em filiar-se ao PPS, presidido em Sergipe por Clóvis Silveira, onde terá o tamanho do espaço que quiser para ser o candidato a federal. As conversas estão avançadas, mas o próprio Machado já anunciou que qualquer decisão só seria tomada depois de conversa com Eduardo.

O PSDB em Sergipe é oposição desde quando Albano Franco deixou o Governo, mas foi a legenda que maior tempo passou aliada a João Alves Filho, sempre ao lado do DEM. Deve tomar outro rumo a partir deste mês, fechando o bloco junto com o PSC e PSB, dividindo lideranças e se pondo como bloco de oposição ao Governo.

Lógico que se formará esse cenário, embora a colocação em cada ponto do bloco possa ser diferente em composições futuras, mesmo que os objetivos sejam iguais. Não se segue mais partidos por sentimento ideológico, mas pela força do grupo e pelo retorno que ele possa dar a cada um que está no seu comando e integre a cúpula de um bloco.

CONVERSA ENTRE AMIGOS

Carlos Ayres Britto teve conversa com o presidente da República, Michel Temer, como fazem vez por outra já que são amigos pessoais por muitos anos.

Lógico que durante o encontro os dois trataram do momento no País.

NEGA QUALQUER CONVITE

Carlos Britto avisou que não é verdade o que dizem alguns jornais. O presidente não lhe fez nenhum convite para assumir o Ministério da Justiça

– Como se diz em Sergipe, ele nem ‘triscou’ nesse assunto.

PROTAGONISMO DE CARMEM

O ministro Carlos Bitto também desmentiu que Temer houvera lhe falado sobre o protagonismo da Ministra Carmem Lúcia em relação à dívida do Rio de Janeiro.

– Não se tratou sobre isso em nenhum momento, disse.

CLOVIS É O ASSUNTO

Depois que o presidente do TCE, Clovis Barbosa, fez uma ‘magna’ conferência para os prefeitos, alguns deles saíram convencidos de que ele quer disputar mandato em 2018.

Uns acham que ao Senado e outros a deputado federal.

COMO FAZER ESCOLHA

Depois que Clovis Barbosa tentou ensiná-los que deve votar em candidatos íntegros e que jamais disputaram mandatos públicos, parte dos prefeitos não teve dúvidas.

O perfil do candidato ditado por Clóvis era o que ele imaginava ser.

POSIÇÃO DO PRB

Heleno Silva (PRB) coloca bem claro que o seu partido não abre mão de participação na chapa majoritária e topa inclusive disputar o Senado.

Inclusive ao lado de Jackson Barreto caso ele disputa o mandato.

RECEPÇÃO ESPECIAL

A recepção que o presidente Temer teve ao governador Jackson Barreto, em relação à primeira audiência, foi realmente “da água para o vinho”.

Foi um encontro realmente de velhos peemedebistas.

TUDO BEM RESOLVIDO

As reivindicações feitas foram atendidas, a ponto do Temer ligar pessoalmente para os ministros e determinar atendimentos solicitados.

Temer virá a Sergipe em março.

PANORAMA difícil

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) disse ontem que o panorama é de enfrentamento para vencer os problemas, reconhecendo que há uma asfixia natural do momento.

Uma coisa que iniciou para valer foi reduzir gastos.

RESPIRAR ALIVIADO

Segundo Edvaldo Nogueira, só dentro de mais um ano é que Aracaju terá um novo padrão e poderá respirar aliviada. Até lá tem muito que fazer.

Agora trata da Saúde, da limpeza, da fluidez da cidade e da Educação.

COM VISTAS NA FAZENDA

O governador Jackson Barreto teve conversas com algumas pessoas, ontem à noite, em sua residência, na praia de Atalaia, para tratar sobre o novo secretário da Fazenda.

O sigilo sobre o nome ainda vem sendo mantido.

RETORNO A BRASÍLIA

Jackson Barreto pode viajar a Brasília amanhã para uma reunião com o presidente Temer e os governadores de todos os Estados, sobre os presídios.

Se a viagem não acontecer, o novo secretário da Fazenda sai até sexta-feira.

REUNIÃO DIRETÓRIOS

O PT fez reunião sábado, na sede da CUT, com todos os diretórios municipais, para discutir o calendário deste ano e vai iniciar plenárias para discussão do pleito.

Os novos presidentes municipais sairão por eleição direta.

VISITA DE RODRIGO

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), vai visitar Sergipe na próxima semana, para conversar com deputados sobre sua candidatura à reeleição.

Rodrigo ainda depende de votação no Supremo.

OPOSIÇÃO DEBATE

O bloco da oposição vai se reunir dia 27 em Aracaju para traçar metas de trabalho para 2017, focadas diretamente na política e na programação do bloco.

O foco será a vigilância e a unidade.

GILMAR E REINALDO

O deputado Gilmar Carvalho já colocou um dos pés no PPS e tende a se filiar na legenda. Outro que se anima para entrar no partido é Reinaldo Moura.

José Carlos Machado já é considerado um filiado.

ESPERA por Eduardo

José Carlos Machado espera apenas que o senador Eduardo Amorim (PSC) filie-se ao PSDB no final deste mês, para seguir o caminho do PPS,

Aparentemente falta pouco para isso se decidir.

DOMINGO SEM FUTEBOL

Jorge Araújo captou problema grave: O domingo sem futebol em Aracaju não é coisa normal. Estão inovando e esquecendo da tradição dos jogos nas tardes de domingo.

As grandes rendas demonstravam isso…

CONSELHO ACATA

O Conselho de Ética do PPS acatou, ontem à noite, o pedido de abertura processo contra o vereador Palaço Soneca, por não ter seguido orientação da legenda na questão da Presidência da Câmara Municipal.

A partir de agora se inicia todo o processo até que o Conselho de Ética tome decisão final.

Notas

Reajuste aposentados – Os benefícios pagos pelo INSS serão reajustados em 6,58% em 2017 e terão teto de R$ 5.531,31. O aumento foi definido pelo INPC de 2016 e publicado em portaria no Diário Oficial de ontem. O porcentual de alta ficou acima do salário mínimo, que obedece outra regra e teve reajuste de 6,48%.

0x0

STF é ameaça a Rodrigo – A principal ameaça à reeleição de Rodrigo Maia não está na Câmara, mas no prédio vizinho. Hoje, a principal ameaça à recondução do preferido do Planalto ao comando da Câmara é o Supremo Tribunal Federal. Tramitam na Corte duas ações questionando a legalidade da pretensão de Maia.

0x0

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, deu ontem um prazo de dez dias para a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a ação em que o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) tenta barrar a candidatura à reeleição, ainda não oficial, do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

0x0

Anvisa aprova registro – A Anvisa aprovou o registro de um medicamento à base de Cannabis sativa, planta usada para produção de maconha. Trata-se do primeiro medicamento fabricado a partir da substância a ser registrado no País. O remédio, que se chama Mevatyl será usado no tratamento da espasticidade.

0x0

Acordos de cooperação – O presidente Michel Temer convidou os governadores das 27 unidades da federação para um evento amanha, quando pretende que eles assinem acordos de cooperação se comprometendo com o cumprimento do Plano Nacional de Segurança Pública, principalmente na questão dos presídios.

0x0

Casas ainda vazias – Ministério das Cidades confirmou que recebeu informações sobre empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, já entregues, que teriam casas ainda vazias. A pasta informou que está tomando medidas para apurar o fato. A informação sobre as unidades desocupadas foi noticiada domingo.

Conversando

Acesso preocupa – Eduardo Amorim pautou em reunião a sua preocupação sobre acessos na BR-235 para facilitar o funcionamento dos veículos após inauguração.

Reunião de secretários – O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, se reunirá amanhã com secretários de segurança pública de todos os estados e do Distrito Federal.

Planalto e prisão – O Relatório Reservado divulga pesquisa que mostra que o futuro do ex-presidente Lula está entre a prisão e o Palácio do Planalto.

Britto com Temer – O ex-ministro do Supremo, Carlos Ayres Britto, teve reunião com o presidente Michel Temer domingo à tarde. Trataram da crise na penitenciária.

Tomar as ruas – Ex-governador da Bahia, Jaques Wagner pede que à população para que tome as ruas para voltar a respirar democracia.

Donos da verdade – O advogado Cezar Britto diz que não gosta dos “donos da verdade”, mesmo quando eu concordo integralmente com o que anunciam.

Diferença absurda – Da deputada Ana Lucia (PT): Reflexos do sistema capitalista que vivemos: Oito homens têm a mesma riqueza que 3,6 bilhões mais pobres do mundo.

Construir presídios – Sargento Edgard diz: Parece brincadeira, mas a solução que encontraram para resolver o problema prisional do Brasil foi construir mais presídios.

Dez anos atrás – Clóvis Silveira diz que feliz era o Raul que nasceu há dez mil anos atrás, é maluco beleza e não terá grandes problemas pra se aposentar!

Leia também