19/01/17 - 00:01:46

TENDÊNCIA DE MUDANÇAS ABSOLUTA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Claro que ainda não se pode falar de como ficará o quadro político no final deste ano. A expectativa é de que muitas águas vão rolar. A esperança é de mudança radical de cenário, em caso de setores atuais da oposição não buscarem meios mais ousados para uma estratégia política que supere o novo estilo que o Governo vem pondo em prática, que é o de buscar novos aliados, principalmente no campo dos adversários.

A olho nu, o que vem acontecendo? Basta olhar de lado sem encobrir as partes. Há uma tendência natural de mudança absoluta que vem enfraquecendo o grupo da oposição e fortalecendo o Governo. Parte-se até de um exemplo ralo: em Brasília, à exceção do deputado federal João Daniel (PT), todos os demais parlamentares apóiam de corpo e alma o Governo Temer, o que faz Sergipe ser absolutamente igual para o Planalto.

Na Assembleia Legislativa não há o que se discutir. O Governo já tem maioria e tende a conquistar novos nomes já cansados de servir à oposição, sem ter qualquer retorno para eles. Nem no que Temer cede aos partidos em cargos federais. Tudo dividido entre a cúpula, amigos muito íntimos, assessores que mamam nas tetas e parentes incompetentes, sem olhar para os interesse dos aliados.

Os prefeitos não desejam mais conviver atarraxados na crise e sem chances de melhorar a vida do leitor. Além disso, a oposição nos municípios não tem caráter estadual ou nacional. Ela é paroquial e advém de grupos políticos que há anos se confrontam, independentes dos partidos que seguem. A oposição é localizada e bem conhecida, o que pode tomar rumos diversos e sem ranços em relação às lideranças políticas estaduais.

As eleições estaduais de 2018 terão como ingrediente a decepção com aqueles que apenas se serviram em meio à corrupção, e com a renovação dos candidatos que nunca foram vistos em palanques, substituindo aqueles que prometeram o céu e entregaram o inferno depois de eleitos.

E HAJA ALMEIDA!

É o que circula nos arredores do Poder: o presidente da Adema, ex-deputado Almeida Lima (PMDB) trabalha para assume a Secretaria da Saúde.

Seria uma posição também política.

OU ALTO OU CASA

Lógico que Almeida vai desmentir isso, mas ele já confidenciou a pessoa de sua total intimidade que se der certo “o vôo será o mais alto possível”.

Se não der certo, “vai definitivamente para casa”.

JÁ HÁ OPINIÃO CONTRA

Sobre Almeida na Saúde há opiniões contra. Primeiro porque a secretária Conceição faz um bom trabalho, segundo seria pela sucessão de parente.

Mas já há quem diga que não há esse tipo de sucessão.

O SEGREDO DA FAZENDA

Quanto ao novo secretário da Fazenda, ainda mantido em absoluto segredo por Jackson Barreto, o comentário é que se trata de uma ‘solução doméstica’.

Será nomeado que já trabalha na Pasta.

TELEFONEMA E O LÍDER

O governador Jackson Barreto ligou para o empresário Ricardo Franco para uma conversa de interesse do Governo e ouviu a deferência: “diga meu líder!”

– Gostei do ‘meu líder’, brincou Jackson.

RODRIGO EM VISITA

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) esteve em Aracaju, ontem, para cuidar de sua reeleição, ele sentiu a boa vontade de colegas de Sergipe.

Lógico que ainda existem algumas questões.

AINDA TENTA O PT

Rodrigo Maia espera que até amanhã feche todos os entraves para a sua reeleição, e quer um acerto com a bancada do PT, o que pode atrapalha e muito.

O petista João Daniel esteve com ele em Aracaju.

ANDRÉ SE APROXIMA

Rodrigo Maia disse aos deputados sergipanos que André Moura [líder do governo Temer] está tentando se aproximar dele agora.

– Só que agora não tenho mais interesse, disse.

JOVAIR TAMBÉM CHEGA

O deputado federal Jovair Arantes (PTB) também visitou Aracaju ontem e, da mesma forma, foi recebido por colegas de Sergipe.

Jovair conversou com todos, mas Rodrigo tem a preferência.

O QUE DISSE A JOVAIR

Jovair Arantes também esteve com Jackson e ouviu que ele já foi do PTB, onde tem amigos, mas que neste momento a bancada demonstrava interesse por Rodrigo Maia.

Estava com Jovair o deputado Adelson Barreto.

PSD AINDA NÃO FECHOU

Ainda em viagem, o deputado Fábio Mitidieri (PSD) disse que o seu partido ainda não fechou com nenhum dos candidatos a presente da Câmara Federal.

Vai conversar com Rodrigo e com Jovair quando retornar.

CHORADEIRA DA OPOSIÇÃO

Fábio Mitidieri tem acompanhado o noticiário e Aracaju e reclamou da ‘choradeira da oposição’ contra Edvaldo Nogueira, pela sua vitória para a Prefeitura.

– E 18 dias de administração é natural o mimimi, brincou.

BALANÇO DA BANCADA

Aliados do Governo avaliaram que Jackson tem hoje sete parlamentares na bancada federal. Há quatro meses tinha apenas cinco e a oposição seis.

– Ele agora consolidou a maioria em Brasília, disse um deles.

QUEM QUER GILMAR?

O PRB quer. O ex-prefeito Heleno Silva teve conversa interessante com o deputado Gilmar Carvalho (sem partido) e voltarão a ter novos encontros.

Inclusive através da direção nacional do partido.

TEM MAIS SIGLA

O PPS também quer. A conversa com Gilmar Carvalho vem sendo feita pelo presidente regional Clovis Silveira, que tem como certa a filiação do radialista.

Gilmar é que ainda tem muito nome para decidir.

NÃO QUER CULTURA

O PRB não tem interesse em assumir uma Secretaria como a da Cultura, porque a Pasta não faz o perfil da maioria dos seus filiados.

O partido reconhece que se tratar de um setor importante do Governo.

LAÉRCIO ESTÁ PRÓXIMO

Deputado federal Laércio Oliveira (SD) está se aproximando politicamente do governador Jackson Barreto (PMDB) já há algumas semanas.

Os entendimentos caminham para um final feliz.

ROBSON NÃO É OPOSIÇÃO

O deputado estadual Robson Viana (PEN), que na campanha municipal esteve do lado oposto ao governador Jackson Barreto, não fará oposição ao Governo.

Vai permanecer na base aliada na Assembleia.

Notas

Refis desagrada – A aposta do governo para conseguir R$ 10 bilhões em arrecadação extra este ano pode ser frustrada. O novo Refis, que o governo criou para socorrer empresas devedoras, desagradou os contribuintes. Há mobilização para mudar a medida provisória (MP) assim que o Congresso voltar aos trabalhos, no início de fevereiro…

0x0

Níver de Dom Lessa – O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, fez questão de participar da celebração do aniversário de Dom José Palmeira Lessa, o arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, querido por todos os sergipanos e sergipanas. “Que Deus lhe abençoe hoje e sempre”, desejou-lhe Rogério, abraçando-o.

0x0

Adesão ao Plano de Segurança – Após a reunião de ontem com o presidente Michel Temer, os governadores do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e a vice-governadora do Acre assinaram termo aderindo ao Plano Nacional de Segurança Pública. As informações são do Estadão.

0x0

Fofocas de homens – O conhecido estereótipo que mulheres são mais fofoqueiras e carentes do que homens não é verdadeiro – ou, ao menos, não é tão evidente nas redes sociais. De acordo com nova pesquisa, o sexo masculino revela mais detalhes sensíveis e se importa mais com a quantidade de likes que ganha nas redes.

0x0

Poupança é opção – Embora seja principal opção de investimento do brasileiro, a poupança tem perdido espaço entre os poupadores ao longo dos anos. Em 2016, a aplicação teve a preferência de 76% dos brasileiros que têm algum dinheiro guardado, mas o percentual já foi de 88% em 2012, ano que registrou os menores juros da história.

0x0

Acesso superior – O MEC anunciou ontem o calendário dos processos seletivos que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acesso ao ensino superior. Os processos são todos online e podem ser acessados a partir do site do MEC. Para participar de todos eles, o estudante precisa pelo menos não ter zerado a redação.

Conversando

Com Jackson – Rodrigo Maia também foi recebido pelo governador Jackson Barreto e deputados aliados, em busca de apoio para reeleição a presidente da Câmara.

Recepção a Rodrigo – Deputados Valadares Filho, Fábio Reis e Laércio Oliveira receberam Rodrigo Maia, que disputa a reeleição a presidente da Câmara Federal.

Rodrigo depende – Para disputar a reeleição da Câmara Federal, Rodrigo Maia ainda depende do Supremo, que julga se ele pode ser reeleito.

Vê solução – O prefeito Edvaldo Nogueira esteve ontem pela manha na Euclides Figueiredo. Foi ver de perto a situação e as soluções que pode aplicar.

Dados de parentes – O implicante divulga que membro dos direitos humanos entregava ao PCC dados dos parentes dos agentes penitenciários.

Chapas municipais – É o momento das chapas municipais e estaduais de todo o País se inscreverem para o 6º Congresso Nacional do PT.

Todos pela Educação – Ao sair da escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado de matemática, segundo o “Todos pela Educação”.

Visita a Conselho – Vice-prefeita Eliane Aquino (PT) visitou ontem sede do Conselho Tutelar do 2° Distrito, parceiro essencial em nosso trabalho.

Deita e Rola – Clístenes Lima diz que empresa aérea no Brasil deita e rola. Trata usuário da pior forma possível. Falta de legislação mais severa. Enfim, isso é Brasil.