20/01/17 - 00:01:45

INVESTIGAR A QUEDA DO AVIÃO É FUNDAMENTAL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Tudo indica que foi lamentável acidente, o que ocorreu com o avião que vinha de São Paulo a Paraty (Rio) faltando muito pouco para aterrissagem. Seria o destino pregando novas peças? Mas é preciso lembrar que havia como passageiro um cidadão, de cuja caneta, poderia sair sentenças que levariam à cadeira os nomes mais importantes da suja corrupção brasileira.

Estava lá, nada mais nada menos que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, relator dos temíveis processos da Operação Lava Jato, que poderia levar à cadeia figuras que viviam às alturas no meio político, nas assessorias suspeitas, e na corte empresarial do País. Não era pouco o peso da responsabilidade deste ilustrado ministro e o medo que suas decisões provocavam.

Por coincidência, ou absoluta fatalidade, o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki vinha despachando normalmente desde o início deste mês e estava prestes a homologar as delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

Querem que eu repita? Claro que não. Mas, apesar das centenas de manifestações e lamentações, será que dá para imaginar quantas pessoas envolvidas nesse caso estão aliviadas com a triste queda desse avião?

Por tudo isso – e exatamente por isso – é que a queda do avião King Air C90, que decolou do Campo de Marte em São Paulo às 13 horas e caiu no mar nas proximidades da Ilha Rasa, em Paraty, deve ser minuciosamente investigada pela Polícia Federal e entidades aeronáuticas, porque, teoricamente, a sua queda poderia interessar a muitos da relação de delação. Não será surpresa, se o acidente foi criminoso.

ESSA É FURO

Ex-reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Sobrinho será secretário da Fazenda. Deve ser anunciado na próxima semana pelo governador Jackson Barreto (PMDB).

Josué Passos é economista e teria aceitado o convite de JB.

AINDA EM SIGILO

O nome de Josué Modesto vem se mantendo em sigilo, porque ainda existem conversas para definir sua nomeação, como a solicitação ao Ministério da Educação.

De qualquer forma, Josué é um técnico sem pretensões políticas.

OPINIÃO DE POLÍTICOS

Alguns políticos consultados sobre o assunto acham Josué um dos melhores nomes, mas lembrar que, apesar de ser um técnico, deve se adaptar a temperos da política.

Na opinião geral dos aliados, Josué será bem aceito.

ENTRE PAPO DE COLEGAS

Uma conversa despretensiosa entre pelo menos três deputados, chegou à conclusão que o governador Jackson Barreto tem um único adversário severo na Assembléia.

Entre risos citou: deputada Ana Lúcia (PT).

CONVERSA BEM DEFINIDA

Deputado federal Laércio Oliveira (SD) teve conversa demorada com Jackson Barreto. Em pauta política e a entrada do partido na base aliada.

Laércio não descarta sua candidatura ao Senado Federal.

MAIS OU MENOS DEFINIDO

Entre a conversa, considerada boa pela duas parte, uma ficou praticamente definida: Laércio será o coordenador da bancada de Sergipe em Brasília.

Fica em lugar do senador Antônio Carlos Valadares (PSB).

SALÁRIO DE GILMAR

Segunda-feira amanhece na conta bancária de todos os deputados o salário referente ao de janeiro, inclusive o do parlamentar radialista Gilmar Carvalho.

Gilmar anunciou que só receberia seu salário com os servidores públicos.

FICA SEM GASTAR

Gilmar Carvalho, inclusive, entregou documento ao setor jurídico solicitando isso, mas não será atendido: “E como fica”, muito simples, explicou um servidor:

– Ele deixa o dinheiro na conta e só começa a utilizar quando o servidor receber.

SEGREDO NA SEPLANTEC

Ainda há um certo segredo na mudança que será feita na Seplantec. O PRB já sabe que vai perder a Pasta, mas ainda não tem conhecimento de quem vai para lá.

O nome de João Augusto Gama vem sendo citado.

OPOSIÇÃO SE VÊ À FRENTE

Um integrante da cúpula de oposição diz que Eduardo Amorim (PSC) está em primeiro lugar, nas pesquisas internas, para as eleições de 2018.

Ele indica que será candidato majoritário à reeleição ou a governador.

PASSA QUE É FORTE

A mesma fonte da oposição diz que, “o que está acontecendo é que o Governo sabe que está impopular em vários segmentos, inclusive entre os servidores”.

– Mas dá mostra que é politicamente forte.

NÃO SE ENTENDE

Internamente, entretanto, a oposição não se entende. Existem líderes, mas estão sem liderados. Os poucos que tem sofrem reparos e restrições de parte do grupo.

A oposição precisa lavar roupas sujas internamente.

GRANDE VAZIO NA JUSTIÇA

O senador Valadares (PSB) disse ontem que a morte do honrado ministro Teori Zavascki deixa um grande vazio na justiça brasileira.

– Votei e apoiei o seu nome para o STF.

POSIÇÃO DO PSD

Em termos de eleição da Câmara Federal, o PSD apoia Jovair Arantes (PTB), mas pode liberar seus filiados para votar em quem considerar melhor para presidir o Poder.

Fábio Mitidieri tem simpatia por Rodrigo Maia (DEM).

MARKETING DO SALÁRIO

Alguns prefeitos fazem o marketing enganoso de cortar seus salários em até 50% e de seus auxiliares diretos. Pensam que com isso atraem admiração dos eleitores.

Bem mais sério seria cortar benefícios de gabinetes.

EXCESSO DE DIREITOS

O sargento Edgard Menezes afirma que as autoridades brasileiras estão desmoralizadas. Presos mandam no sistema prisional.

Deve-se isso ao excesso de direitos humanos para bandidos!

NÃO TEM DÚVIDA

O presidente do PPS, Clóvis Silveira, não tem dívida de que José Carlos Machado vai se filiar ao partido e disputar vaga na Câmara Federal em 2018.

– E com larga chance de sair eleito, disse.

PROPOSTAS FINANCEIRAS

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), apresenta hoje as propostas financeiras da Prefeitura para os sindicatos de classe em relação aos salários.

Ontem Edvaldo teve longa reunião com Jéferson Passos sobre o assunto.

CADA DIA UMA AGONIA

Edvaldo Nogueira disse que cada dia enfrenta uma agonia na Prefeitura de Aracaju, com armadilhas e descasos para chegar a uma solução.

– Estamos trabalhando para desmontar tudo, disse.

Notas

Melo no Lava Jato – No que depender de Cármen Lúcia, o ministro Celso de Mello será o novo relator da Lava-Jato. A lógica diz que a escolha ficará na 2ª turma, formada por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e, é claro, Mello, que é o ministro mais antigo do Supremo e o que sofre menos rejeição.

0x0

Sem Teori não teria Lava Jato – O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, disse que o ministro Teori Zavascki é “um herói brasileiro” e que “sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato”. Zavascki era o relator da operação no Supremo Tribunal Federal (STF). “Estou perplexo. Minhas condolências à família”.

0x0

Sobre o Lava Jato – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse ontem que ainda não estudou como ficará o andamento dos processos da Lava Jato. O ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente de avião na tarde de ontem, era o responsável pela condução das investigações na Corte.

0x0

Confirmaria oitivas – O ministro do STF Teori Zavascki estava prestes a homologar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht que chegaram em dezembro ao tribunal. O ministro tinha autorizado para a semana que as oitivas de confirmação dos depoimentos dos delatores.

0x0

Moro fica perplexo – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, em primeira instância, disse que está perplexo com a morte do ministro Teori Zavascki. O magistrado morreu em um cidente aéreo ocorrido ontem, na região de Paraty, no litoral fluminense. Ele vinha de São Paulo.

0x0

Eleições em fevereiro – Terá início às 9 horas do dia 2 de fevereiro a eleição para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Os candidatos estão em campanha.

Conversando

Representa mais – A vereadora Emília Corrêa diz que a carteirinha de estudante representa mais que propiciar descontos em eventos culturais.

Pode isso Arnaldo? – Sargento Edgard lembra o próprio governador do RN, dizendo que os presos desligaram a central dos bloqueadores de celular. Pode isso Arnaldo?

Sem nota fiscal – Polícia Rodoviária Federal de Sergipe (PRF) detém estrangeiro por corrupção ativa e posse de mercadoria sem nota fiscal.

Na mesma ordem – Na última missa de Dom Lessa estava na primeira fila: Jackson Barreto, Edvaldo Nogueira. Albano Franco e José Carlos Machado. Nessa ordem.

Alagoas sem rebeliões – Leiam isso, é absoluta verdade: Há seis anos sem rebeliões, Alagoas é Estado que mais emprega reeducandos.

O mais violento – Diz o senador Eduardo Amorim que Sergipe, o menor Estado da federação, liderou a lista dos mais violentos do País, segundo o 10º Anuário Brasileiro.

Obras paralisadas – Obras da transposição do rio São Francisco permanecem paradas após cinco anos que foi iniciada pelo ex-presidente Lula da Silva (PT).

Luta contra bloqueio – Edvaldo Nogueira: “Nós vamos lutar para que as contas da Prefeitura não sejam bloqueadas, já que fizemos o pagamento do 13º dos servidores”.

Realit show – Liene Oliveira: Os presos de alcaçuz vão acabar todos se matando e a Globo News mostra como se fosse um reality show,