20/01/17 - 08:33:35

Hospital de Cirurgia implanta Plano Terapêutico Multidisciplinar (Foto assessoria)

Profissionais do Hospital de Cirurgia realizaram ontem, dia 18 de janeiro, uma ação de desenvolvimento do Plano Terapêutico Singular Intra-Hospitalar. Trata-se de uma atuação integrada entre profissionais da Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Biomedicina e Infectologia, com o objetivo de prever, promover, prevenir e tratar as disfunções psicológicas, físicas e sociais dos pacientes.

Para a execução deste plano são selecionados pacientes que necessitam de uma avaliação mais criteriosa por parte da equipe de saúde, pois apresentam quadros clínicos mais delicados por já estarem internados por um período de tempo maior do que o previsto. A visita é feita no próprio leito do paciente por uma equipe multiprofissional e cada especialidade apresenta um direcionamento terapêutico. A abordagem integrada aprimora o trabalho dos técnicos de Enfermagem, que têm contato permanente com os pacientes.

O caso avaliado na última quarta-feira foi o de uma paciente com um histórico recorrente de internações e que por isso, além dos fatores físicos, carrega também uma carga emocional importante. O psicólogo Teófilo Fontes explica que “a mente é fundamental para que o processo de cura seja efetivado, por isso é necessário avaliar os fatores psicossociais e espirituais também”.

Segundo o Enfermeiro Alisson Azevedo, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o objetivo da ação é “gerar uma comunicação integrada entre as equipes para a tomada de decisões terapêuticas que de fato assegurem umamaior qualidade assistencial. O propósito é visitar um paciente por semana, de qualquer unidade do Hospital, que podem se repetir a depender do caso”.

O fisioterapeuta Brian dos Santos conta que “essa interação multiprofissional possibilita conhecer outras vertentes assistenciais e gera uma maior aproximação com pacientes que necessitam de mais cuidado”. Já a farmacêutica Jakcline Melo destaca que “a assistência farmacêutica gera a garantia do uso seguro dos medicamentos, através da avaliação da prescrição médica, posologia, diluição e interação medicamentosa”.

O Plano Terapêutico Singular Intra-Hospitalar é um programa permanente do NEP do Hospital de Cirurgia e será executado seguindo a semana padrão de Educação em Serviço, através do estudo do caso de pacientes que necessitem de uma atenção mais detalhada de seus quadros clínicos.

Sobre o Hospital de Cirurgia

O Hospital de Cirurgia, fundado em 1923, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

Fonte e foto assessoria