20/01/17 - 10:07:02

Engenheiro do Inmetro visita terreno onde será instalado Parque (Foto ascom)

Engenheiro do Inmetro visita terreno onde será instalado Parque de Verificação Metrológica de SE

O engenheiro Wellington Oliveira, da Divisão de Engenharia (Dieng) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou nesta quinta-feira, 18, uma visita técnica ao terreno onde será instalado o Parque de Verificação Metrológica de Sergipe. O objetivo é que até o fim de 2017 seja concluída a primeira etapa da obra, que é a construção da base de verificação de caminhão tanque, carga sólida, cronotacógrafo e taxímetro.

O terreno está localizado no Centro Administrativo, bairro Capucho, e foi doado pelo Governo do Estado ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão que executa as atividades do Inmetro em Sergipe.

A visita foi guiada por representantes do ITPS, entre eles, o diretor administrativo, Renato Filho; o assessor de planejamento, Marcus Sândalo; o gerente executivo de Metrologia Legal, Moater Almeida; e o agente fiscal, Miguel Ângelo Seixas.

De acordo com o engenheiro Wellington Oliveira, a visita é de extrema importância para o reconhecimento do terreno e para definição de algumas questões técnicas relacionadas ao projeto de construção do parque. “Esta é uma área extensa, com solo satisfatório, que pode ser bem aproveitada. Agora faremos um estudo do que vai ser implantado e com base em um projeto de arquitetura, saber exatamente onde ficará alocada a parte técnica e a parte administrativa”, explica.

O gerente executivo de Metrologia Legal, Moaeter Almeida, revela que a vinda do representante da Dieng a Sergipe é fundamental para a agilidade das obras. “O diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo, conseguiu rapidamente que o engenheiro do Inmetro viesse a Sergipe e isso é muito importante para que possamos agilizar as obras e disponibilizar à população serviços de verificação que ainda não são feitos aqui no Estado”, comenta.

Parque de Verificação Metrológica

A obra do Parque de Verificação Metrológica será construída com recursos do Inmetro. Com a entrega da obra, o ITPS poderá realizar atividades de verificação volumétrica em caminhões tanques e cargas secas, serviços que atualmente são feitos em Salvador (BA), devido à ausência de espaço físico em Sergipe.

Também estão sendo estudas a construção de local adequado para a verificação de cronotacógrafos (instrumento que registra velocidade do veículo) e taxímetros, além da implantação de um laboratório para análises e perícias metrológicas de produtos pré-medidos.

Por Verlane Estácio

Foto assessoria