21/01/17 - 00:01:15

NOVA EQUIPE ESTÁ PRONTA

DIOGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) está com sua nova equipe de auxiliares pronta. Lógico que faltam alguns senões. Natural quando se está renovando uma equipe que terá orientação já voltada para as eleições de 2018, e com a responsabilidade de tornar a administração mais ágil em favor de interesses da população.

É bom deixar claro que essa não é a mudança definitiva. Outras virão, dependendo das necessidades de um projeto de Governo que precisa superar todas as tormentas de uma crise econômica, ou das intempéries que qualquer gestão sofre ao percorrer um caminho tortuoso, mas que precisa encontrar equilíbrio para atender exigências de uma sociedade meia engasgada com a política e os políticos.

Jackson está buscando novos aliados na oposição. O objetivo é esvaziá-la. Conversa com alguns deles e avança nos contatos. Até o momento tem dado certo e até preocupa adversários mais ferrenhos. A oposição se apresenta um tanto quanto lerda. Muito mais preocupada nos pequenos atos e em torcer para que nada dê certo, sem que dela saia um líder que impressione.

Claro que há uma expectativa de que o sufoco aumente, para que a sociedade sofra todas as consequências e culpe o Governo. Mas isso nem sempre prejudica um único lado. As crises vêm para todos. Um dos líderes da oposição disse que Jackson tem demonstrado agilidade na política, mas que não tem percentuais de popularidade e chegar perder para o Eduardo Amorim em pesquisa recente que foi feita no interior.

A olho nu a impressão é outra, mas se está favorecendo a Amorim que ele exponha o seu porte de líder das massas, para que, quem depende dele e sente sua força dentro do bloco de oposição, possa realmente acreditar que o grupo tem um líder firme, definido e que poder assumir o comando do Estado.

É isso que os segmentos de oposição ainda esperam.

COMPLÔ ORQUESTRADO

Deputado da base aliada (pediu off) quis saber o quê existe por trás de um complô orquestrados por políticos e imprensa contra ida de Almeida Lima para a Saúde.

– Quais os interesses feridos com essa suposta nomeação?

O QUÊ INCOMODA?

O parlamentar acha que isso tem que ser respondido para que se saiba o que existe de real na celeuma causada por uma provável nomeação de Almeida.

– A quem Almeida Lima incomoda tanto? – insistiu.

INDICAÇÃO DEU ÂNIMO

O deputado disse, ainda, que ficou contente com a possibilidade de Almeida assumir a Saúde, “porque ele faz o que muita gente não tem coragem de fazer”.

– Como, por exemplo, tapar os ralos existentes, disse.

NUMA MESA DE BAR

Essa conversa foi entre três deputados em mesa de bar, o que passou toda a impressão que tem gente preocupada com uma suposta nomeação de Almeida para a Saúde.

Pode acontecer, mas há o burburinho.

BEM NORDESTINO

Jackson Barreto e o deputado Laércio Oliveira (SD) tomaram café nordestino no Palácio de Veraneio, na quinta-feira. Despediram-se como bons aliados.

Laércio sorridente. Conseguiu emplacar o secretário da Indústria e Comércio.

SEXTA MOVIMENTADA

Laércio Oliveira teve uma sexta-feira movimentada. Conversou com o líderes do grupo político que esteve até ontem e agradeceu a todos pela convivência.

Depois ligou para Jackson Barreto e confirmou a aliança

PROJETOS POLÍTICOS

Na conversa com Jackson Barreto, Laércio Oliveira manteve suas pretensões políticas, como a de ser candidato ao Senado Federal, conforme já havia dito antes.

As questões políticas serão discutidas no momento exato.

ANDRÉ EM BRASÍLIA

O líder do Governo Temer, deputado federal André Moura (PSC) continua viajando a Brasília todas as semanas e despacha ações política com o presidente.

Segunda-feira, André já retorna ao Planalto para reuniões.

CONCLUI SECRETARIADO

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), deve anunciar o restante de sua equipe na próxima quarta-feira, onde se inclui secretaria do Planejamento e outros órgãos.

Anuncia também o novo procurador do município.

TOBIAS SEM CARNAVAL

O prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida avisou ontem que não vai fazer carnaval em sua cidade, “porque não sou irresponsável”.

Mesmo que quiséssemos não tínhamos com justifica a realização do carnaval.

TEM DÉBITO ALTO

Diógenes Almeida anunciou que herdou a Prefeitura com um débito de R$ 15 milhões e que temos de pagar. “É difícil fazer carnaval numa situação dessas”, disse.

O prefeito pediu a contribuição do povo de Tobias Barreto.

JUSTIFICA PROMESSA

O deputado estadual Gilmar Carvalho justificou o recebimento do salário segunda-feira, sem que os servidores também o recebessem, como foi da sua vontade.

– A Assembleia não pode atender ao meu pedido, disse.

SAMUEL E A POLÍTICA

O deputado estadual Capitão Samuel decidiu não defender de projetos políticos de grupo, neste momento e utilizar o seu mandato de outra forma.

Uma delas é cuidar de interesses da sociedade.

MUNICÍPIOS TRISTES

As cidades do interior não terão carnaval de rua. Mesmo as que tradicionalmente põem o bloco nas ruas, este ano estarão mais para quarta-feira de cinzas.

Apenas Neópolis mantém de pé até o carnaval da crise.

VALADARES CRITICA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) voltou a critica o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), pela proposta de parcelar o pagamento do salário de dezembro.

Ou que o servidor tome um empréstimo.

OPOSIÇÃO CERRADA

Como já revelou a aliados, o deputado Valadares Filho fará oposição cerrada a Edvaldo Nogueira, mantendo ainda resquícios da dura campanha que se viu em outubro passado.

Essa eterna vigilância faz parte do jogo.

COMO VAI RECEBER?

Com todo esse ressentimento, como será que Valadares Filho vai receber Edvaldo em seu gabinete em Brasília quando reiniciar os trabalhos legislativos?

Edvaldo promete visitar toda bancada federal para pedir ajuda.

ESTÁ QUASE CERTO

O governador Jackson Barreto precisa fazer poucos ajustes para anunciar a sua nova equipe de Governo. Praticamente está tudo no ponto.

Provavelmente quinta-feira seja o dia do anuncio final.

Notas

Caixa resiste a saque – Michel Temer tem se irritado com a insistência da diretoria da Caixa em tentar demover o governo de restringir os saques do FGTS. Para Temer, o que foi anunciado em dezembro, ou seja, a liberação total das contas inativas até 2015, não tem volta. A informação é de Lauro Jardim, de O Globo.

0x0

Palavras muito duras – O líder da oposição no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), reagiu com palavras duras à decisão tomada na sexta-feira pelo diretório nacional do PT de apoiar parlamentares pró-impeachment na disputa às presidências da Câmara e do Senado. Por 45 votos a 30, a cúpula autorizou o presidente do partido,

0x0

Eventuais sugestões – Diretoria da Associação dos Juízes Federais se reúne segunda-feira próxima para discutir eventuais sugestões para a vaga do ministro Teori Zavascki no Supremo. “Não traria prejuízo algum. Pelo contrário, seria um reconhecimento ao trabalho dele”, diz presidente da Ajufe. Há preocupação com o Lava Jato.

0x0

Patrimônio da sociedade – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto disse ontem que a Operação Lava Jato é um “patrimônio” da sociedade brasileira e que não pode haver “paralisia demorada e menos ainda retrocesso” na condução dos processos no Supremo após a morte do relator do caso, ministro Teori Zavascki.

0x0

Aguardar decisão – A tendência do presidente Michel Temer é aguardar uma decisão da presidente do STF , ministra Cármen Lúcia, sobre quem deve herdar os processos que estavam sob a responsabilidade de Teori. Ao todo, são mais de 7,5 mil processos, para que comece a escolher o novo ministro do Supremo Tribunal Federal.

0x0

Planos para chacina – Mais de 200 presos foram trocados de presídio em Tocantins. A medida foi tomada após investigações revelarem a possibilidade de confrontos entre facções criminosas nas unidades prisionais do Tocantins. Conversas telefônicas entre membros do PCC foram gravadas e revelaram planos para uma chacina,

Conversando

Fest Verão inunda – A primeira noite do Fest Verão, ocorrida ontem, inundou toda a área e não botou os pés do chão com o Safadão, Bel Marques e outras atrações.

Confessa impotência – Quando o Governo constrói muros para separar facções que se matam nos presídios, confessa que é impotente para manter a ordem nas penitenciárias.

Liberdade de culto – A deputada Ana Lúcia anuncia a segunda caminhada para Oxalá – Contra a intolerância religiosa, pela paz e liberdade de culto.

Rodrigo é proibido – Juiz proíbe candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM) à reeleição na Câmara Federal. O deputado vai recorrer.

Recupera bilhões – Lava-Jato: cooperação Jurídica internacional operada pelo MPF já recuperou cerca de R$ 5 bilhões. E ainda querem acabar com a operação.

Temer pode indicar ministro? – ‘Será que investigado pode indicar investigador?’, diz jurista sobre Temer nomear sucessor de Teori Zavascki, segundo publica o portal Terra.

Acidente em dúvida – Oito em cada dez brasileiros acreditam que acidente com Teori Zavascki foi proposital, segundo revela pesquisa realizada ontem pesquisa.

Desejo de vingança – Clovis Silveira diz que talvez perdoar nos faça parecer fracos, mas fracos somos quando temos raiva, ódio e o desejo de vingança!

Morre a esperança – Clístenes de Lima diz que infelizmente, com a morte de Teori Zavascki, morre a esperança que o brasileiro criou em relação a Lava Jato.