21/01/17 - 06:59:58

GOVERNO DO ESTADO E TJSE FIRMAM PARCERIA PARA INSTALAR CISP

Serão beneficiados os municípios de Ilha das Flores, Tomar do Geru, Rosário do Catete, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Muribeca, Santa Luzia do Itanhi e Brejo Grande

“Essa parceria do Judiciário com o Governo do Estado na entrega desses imóveis é uma parceria inédita, nunca vista na história do nosso estado, e vai muito da coragem, competência e visão de um homem que é desembargador [Luiz Mendonça], presidente do TJ e foi secretário de Segurança Pública, ter essa visão bem ampla da necessidade desses entendimentos dos poderes para fortalecer a segurança do estado”, declarou o governador Jackson Barreto durante a assinatura do termo de concessão de oito imóveis, onde funcionavam fóruns distritais do Poder Judiciário, para utilização pelo Executivo Estadual na implantação de Centros Integrados de Segurança Pública. As unidades policiais serão instaladas nos municípios de Ilha das Flores, Tomar do Geru, Rosário do Catete, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Muribeca, Santa Luzia do Itanhi e Brejo Grande. O prazo de vigência da cessão é de cinco anos.

De acordo com o governador, a iniciativa além de proporcionar mais segurança para a população do interior do estado, irá melhorar a qualidade do serviço. “Vai levantar a autoestima dos nossos policiais militares, que vão trabalhar em instalações modernas, com estrutura física bastante adequada para o trabalho de uma delegacia. São prédios novos, recentemente construídos. É um grande benefício a favor da segurança pública no interior do estado, que precisa de delegacias qualificadas e preparadas para receber as demandas da nossa população”, defendeu.

“A Justiça tem uma grande preocupação com a Segurança Pública, sabemos da carência de vários segmentos, os recursos não cobrem todas as defasagens e deficiências e a forma que o Tribunal teve, foi de apoiar um desejo de todos os que integram o Poder Judiciário sergipano, que é dar uma contribuição para a Segurança Pública, para a população e para a sociedade como um todo”, disse o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Luiz Mendonça.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, com a cessão, o estado economizará mais de R$15 milhões em infraestrutura. “O Tribunal está levando infraestrutura para essas cidades, municípios de pequeno porte. Todos reclamavam, sociedade, prefeitos, vereadores, os próprios juízes e promotores reclamavam. Neste instante nós conseguimos melhorar muito a infraestrutura destes locais, a autoestima dos policiais, a operacionalidade do trabalho da Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM), nessas localidades. São recursos na ordem de mais de 15 milhões de reais, se nós tivéssemos que construir esses prédios, além de demandar muito tempo, teríamos um alto investimento, numa situação econômica muito complicada. É um marco, só temos que a agradecer ao Tribunal de Justiça e ao desembargador Luiz Mendonça, que ele passa para a história da segurança pública”, declarou.

Força Nacional

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Segurança Pública falou ainda sobre as tratativas com o Governo Federal para a implantação da Força Nacional. “É muito importante entender que o plano ou projeto, não é só a Força Nacional. Essa é a parte mais visível, mas, existe uma gama de atividades que será instalada em Sergipe para melhorar a segurança pública em 2017. O ministro da Justiça, Alexandre Morais, provavelmente estará aqui semana que vem, para assinar um termo de parceria, de cooperação com o estado de Sergipe, com o governador do Estado, que foi o governador que mais lutou para trazer a Força para Sergipe. A partir do dia 5, será formada um grande número de soldados da Força Nacional e entre os dias 10 e 15 a Força já estará instalada aqui”, adiantou.

ASN