Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Einstein não conhecia a “ingratidão infinita” de Clóvis Barbosa!

O físico alemão Alberto Einstein, Prêmio Nobel de Física, conhecido internacionalmente pela teoria da relatividade geral e por ser o autor da equação mais famosa do mundo (equivalência massa-energia), proferiu uma das frases que entraram para a história quando disse que “Somente duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto à primeira”. Nisto ele quase foi genial e este colunista até entende que a análise foi baseada em seu tempo. Pobre Einstein, ele se precipitou, certamente por não conhecer a “ingratidão infinita” do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Clóvis Barbosa.

Dentro do mundo político, jurídico e até social, Clóvis é de longe quase uma unanimidade. Está longe da perfeição que almeja. É daquelas autoridades que, “para os amigos, tudo; para os inimigos o rigor da lei!”. O problema é que, subentende-se que o conselheiro não tem muitos amigos, ou teria alguns, e dentre eles, um grupo restrito de seguidores, muitos motivados por interesses diversos, mas embasados sempre na ascensão que o presidente da Corte de Contas pode promover. Os atos e gestos de Clóvis não sinalizam gratidão, mas isso não influi diretamente em sua função, é verdade. Tomara que tanto os atos quantos os gestos sinalizem retidão sempre. Ao menos é isso o que se espera dele…

Para ser conselheiro do Tribunal de Contas, no caso específico de Clóvis Barbosa, não pesou a proeminência jurídica, sua capacidade de fiscalização. O que muita gente esquece ou finge desconhecer, é que ele só chegou tão longe graças às indicações políticas e influência junto ao então governador Marcelo Déda (in memoriam). Para fazer justiça, a primeira opção para a vaga sempre foi Benedito Figueiredo. Quando ele atingiu a “idade limite” de 65 anos para ingressar no TCE, coube uma articulação do petista e do então presidente da AL, deputado Ulices Andrade, para fazê-lo conselheiro.

Outro detalhe: criou-se todo um constrangimento com alguns deputados estaduais que findaram sendo convencidos por Ulices para votar em Clóvis. Ele substituiria no TCE o então conselheiro afastado Flávio Conceição, uma figura pública de caráter exemplar e que trazia consigo uma vertente: sabia respeitar as pessoas. De um “mandato tampão”, Clóvis foi efetivado com a aposentadoria de Flávio e logo tratou de “mostrar as garras” contra todos que lhe ajudaram a chegar ao topo. Por ironia do destino, antes de chegar à presidência do TCE, havia uma campanha “camuflada” contra a sua posse. E, até onde se tem conhecimento, findou sendo o conselheiro Ulices Andrade quem ponderou, mais uma vez, em seu favor, para ele chegar ao comando do Tribunal.

Como não apenas na vida pública, como também o nosso cotidiano é movido por gestos, esperava-se tudo de Clóvis Barbosa, menos uma articulação, uma movimentação com o intuito de prejudicar o colega de Corte.  Logo Ulices, que tanto lhe ajudou, que tanto fez por sua indicação política pela Assembleia? E não há nada que doa mais na vida humana que a ingratidão! O universo ainda é uma incógnita; a estupidez humana é uma realidade infinita; mas o ser ingrato, sobretudo com os amigos, não é visto com bons olhos em ambiente algum, seja no meio social, político e, principalmente, jurídico.

Hoje Clóvis Barbosa “alimenta” dois projetos futuros: vir a ser governador do Estado e impedir a posse de Ulices Andrade na presidência do Tribunal de Contas para sucedê-lo. Um comportamento estranho e antidemocrático, sobretudo para quem se valia de um “rodízio” quando não geria o tribunal. Politicamente, este colunista atravesse em dizer que seu peso é, atualmente, quase zero! Sobre o futuro do colega conselheiro, será difícil ele convencer os colegas do TCE. A menos que consiga algum impedimento mediante ajuda interna, sob a interferência de outro Poder. Ulices não fala, silencia sobre o assunto. A vida política lhe ensinou a conviver com traições e decepções. Pobre Albert Einstein. Entrou para a história sem conhecer o “terceiro infinito”: a ingratidão dos homens!

Veja essa!

O ex-deputado José Carlos Machado (PSDB), o ex-governador Albano Franco (PSDB), o deputado federal Laércio Oliveira (SDD) e a ex-vereador Miriam Ribeiro, almoçaram nessa sexta-feira (20) e na pauta o assunto foi a política de Sergipe.

 E essa!

Dentre os assuntos discutidos estavam o crescimento da economia sergipana, além de uma análise sobre o panorama político. Há quem diga que, em meio a este entendimento, possa sair uma alternativa para as eleições de 2018. Mas é muito cedo ainda…

 Bomba!

A Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria de Finanças, vem informar à população que o município permanece sofrendo retenção na sua receita, devido à gestão anterior não ter honrado com o pagamento do INSS. A dívida total do município, conforme a Receita Federal, já se encontra em quase 48 milhões de reais.

Exclusiva!
As parcelas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), do mês de Janeiro, que entraram nos dias 10 e 20, já foram descontados mais de 600 mil reais. A informação é que, mesmo com o parcelamento que será concedido em Fevereiro, pela Receita Federal, o município não tem como pagar os R$ 8,6 milhões, referentes à entrada do parcelamento. O jurídico já está trabalhando para o município não entrar em um colapso fiscal, paralisando assim o atendimento ao cidadão.

Alô servidor!

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou nessa sexta-feira (20), em reunião com 10 sindicatos da área da Saúde, que o pagamento dos salários de janeiro e fevereiro se dará entre o último dia do mês e o quinto dia útil do mês subsequente, como estabelece a lei. Ele também apresentou uma proposta de quitação do salário de dezembro do ano passado, que ficou pendente da gestão anterior.

12 vezes

Neste caso, o servidor poderá receber em 12 parcelas mensais, com direito a um abono, ou solicitar um empréstimo, que será pago pela prefeitura, e já receber todo o vencimento em fevereiro. Todos os sindicatos de servidores do município serão oficiados ainda nesta sexta sobre as informações anunciadas pelo prefeito.

Calendário

Os salários de janeiro serão pagos a partir do próximo dia 31. Nesta data, receberão os servidores da Saúde e da Educação, reforçando as prioridades da nova gestão. No dia 3 de fevereiro, os trabalhadores das demais secretarias terão seus vencimentos depositados em suas contas. Por fim, no dia 7 de fevereiro, receberão aposentados e pensionistas. Os salários de fevereiro serão pagos na mesma dinâmica, até o quinto dia útil de março.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) ingressou com um pedido de interdição, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan). A entidade tem a superlotação da unidade como argumento para o pedido e o risco de rebeliões e tragédias já registradas em outros Estados.

Outro lado

Por sua vez, a Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), em nota, diz que respeita a posição da OAB, mas entende que a interdição do Copemcan não auxiliará no processo, podendo gerar paralisação do sistema prisional.  “A Sejuc vem tomando todas as providências necessárias para reduzir a população carcerária no Copemcan e demais unidades. Possivelmente, em março, deverá ser inaugurada a Cadeia Pública de Areia Branca”.

Tornozeleira

Na nota a Sejuc diz ainda que “também solicitamos ao Tribunal de Justiça que incentive os juízes a utilizarem as tornozeleira eletrônicas, justamente para diminuir o fluxo de entrada de pessoas no sistema. Já temos as audiências de custódia e essa semana, quatro das que foram presas em flagrante não foram encaminhadas para o sistema e responderão ao processo em liberdade. Essas são medidas importantes que contribuem para redução da superpopulação carcerária”.

Jairo de Glória

O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) participou de audiência com o presidente do Banco do Estado de Sergipe, Fernando Mota. Dois pontos estiveram em pauta: a criação de uma linha de crédito especial para as fabriquetas de queijo, e a abertura de um posto avançado do banco, em Santa Rosa do Ermírio, no município de Poço Redondo, bem como de uma agência em Monte Alegre.

Linhas de crédito

Jairo destacou as dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenas queijarias para se manter no mercado e ampliar os negócios, em virtude de não terem acesso a linhas de créditos especiais, o que acaba os obrigando a ficarem na informalidade. “Com um fundo de aval, esses pequenos produtores de queijos saem da informalidade, organizam-se, tomando como base a sua capacidade de captação de matéria prima para a fabricação do queijo”, afirmou o deputado.

Hospital do Câncer

A ordem de serviço para a construção do Hospital Especializado em Câncer será assinada no dia 15 de fevereiro e a obra terá um prazo de 36 meses para sua execução. As definições foram acertadas em uma reunião entre o governador, os secretários Conceição Mendonça (Saúde) e Valmor Barbosa (Infraestrutura) e representantes do consórcio Honcose, formado pelas empresas vencedoras do processo licitatório, a Pórtico Construções e a WVG Construções.

Agora vai!

“A nossa preocupação em ter essa conversa com o consórcio tem um objetivo, que é definir um começo, um meio e um fim para obra. É uma obra que é um anseio da população e as cobranças ao Governo do Estado serão enormes”, declarou Jackson Barreto.

João Daniel

Acompanhando uma comissão formada por integrantes do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintaxi/SE), o deputado federal João Daniel (PT/) participou de reunião com o prefeito do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo. O grupo foi solicitar apoio do município no combate ao transporte clandestino de passageiros feito por motoristas de veículos particulares. Também participou da reunião, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), José Toledo.

Mais fiscalização

O deputado João Daniel agradeceu ao prefeito ter recebido o grupo de taxistas e externou a confiança na sua gestão. Vice-presidente do Sintaxi, Gerson Ferreira solicitou ao prefeito Padre Inaldo que, junto com a SMTT, pudesse fazer um trabalho forte para inibir o transporte irregular no município. “O transporte placa cinza (veículos particulares) é inconstitucional. É um crime e precisa ser inibido na forma da lei. E o transporte por aplicativos sem regulamentação não está só em Aracaju, mas já está entrando em Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros”, alertou.

Olho nele!

O deputado estadual Róbson Viana (PEN) participou de um almoço de articulação política com alguns amigos que vão apoiar sua reeleição em 2018. Foi um contato para maior estreitamento com os prefeitos Thiago Santos (PMDB), Adinaldo do Nascimento (PMDB) e Mário Lucena (PRB), respectivamente de Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia do Itanhy e Aquidabã. Além do vice-prefeito de Campo do Brito, Josivaldo Tavares de Jesus (PRB), o “Loro da Copertalse”.

Laranjeiras I

No município, o prefeito eleito Paulão das Varzinhas (DEM) já começa a “arrumar a casa”. Em 20 dias de gestão ele já conseguiu melhorar a condição do alto do cemitério, região intransitável até pouco tempo. “Fizemos apenas um paliativo. Queremos tranquilizar a população que vamos fazer o calçamento completo assim que o município reunir condições financeiras”.

Laranjeiras II

Paulão das Varzinhas explica que percebeu a alegria da comunidade apenas com alguns reparos que já foram realizados. “É possível sim fazer, empreender, realizar. Os sonhos do povo de Laranjeiras começam a sair do papel. Vamos fazer muito mais. Estamos recebendo o apoio de alguns empresários locais que estão ajudando. O povo cansou da mesmice e agora quer uma gestão mais humana no comando do município”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também