24/01/17 - 05:35:44

GREVE AFETA SERVIÇOS BÁSICOS EMERGENCIAIS DIZ SECRETARIA

A greve dos médicos do município de Aracaju, deflagrada a partir do último sábado, 21, compromete os serviços emergenciais, primários e especializados. Na rede de Atenção Básica, somente 15 das 44 Unidades de Saúde da Família estão funcionando em sua normalidade, com todos os serviços sendo realizados até esta tarde. No entanto, segundo o secretário de Saúde André Sotero, o mesmo não acontece com a rede de urgência e emergência.

“Nos hospitais, apenas 30% dos clínicos, cirurgiões e ortopedistas estão trabalhando para garantir assistência aos pacientes que buscam a rede. Quanto ao atendimento pediátrico da rede de emergência, o prejuízo é ainda maior uma vez que a adesão à greve, pelo menos no dia de hoje, é de 100% dos médicos da Prefeitura de Aracaju. No atendimento estão apenas os médicos prestadores de serviço”, informou o secretário.

Já na Rede de Atenção Especializada, o atendimento está mais ou menos normalizado no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira campos. Na unidade, apenas 10% dos profissionais aderiram ao movimento grevista, sendo quatro a área cirúrgica e um do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca).

Segundo informações da Diretora de Atenção à Saúde, Guadalupe Ferreira, os cidadãos podem ligar para o número 156, da Ouvidoria da Saúde da Aracaju para obter informações sobre as unidades em funcionamento neste período de greve.

Ascom/SMS