Aracaju, 29 de março de 2024

Hemose esclarece procedimentos relacionados à doação de sangue (Foto Rosangela Cruz)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_______________________________________________________________________________________________36

Centro de Hemoterapia de Sergipe obedece condições estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) obedece critérios básicos para avaliar se uma pessoa é apta a doar sangue. Essas condições, estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia, observam o estado de saúde, a idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilogramas do voluntário que procura o serviço.

A enfermeira Florita Moura Aquino explica que a pressão arterial é outro critério que influencia para liberação da doação de sangue. Ela conta que, no serviço da pré-triagem, os profissionais verificam peso, altura, batimentos cardíacos, pressão arterial e teste para anemia. “O serviço cumpre normas técnicas para garantir a proteção e a segurança do doador”, destaca a gerente de Coleta do Hemocentro de Sergipe.

Com base nos critérios técnicos, são excluídos os candidatos com Pressão Arterial (PA) máxima acima de 180mmHg ou abaixo de 100mmHg e PA mínima acima de 100mmHg. “A verificação dos sinais vitais atende a legislação que regulamenta o serviço e tem como finalidade evitar desmaio, tontura e quedas, dentre outros. Estas são algumas intercorrências que podem ocorrer com o voluntário, caso seja liberado para doar sem o devido cumprimento das normas que norteiam o serviço”, reafirmou.

Para a gerente, o tema doação de sangue precisa ser tratado de forma permanente. Por isso, o Hemose, através do serviço de captação, realiza ações de conscientização com palestras, formação de multiplicadores e mobilização social. “Durante essas iniciativas de motivação, sempre buscamos esclarecer a importância do serviço para que o voluntário possa fazer a doação de sangue de maneira consciente. Em todas as etapas da doação precisa haver o entendimento e o cumprimento das normas. Isso é essencial para todos”, concluiu.

Indicações

No dia da doação, é recomendado que o doador compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. É fundamental que tenha um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas após a doação.

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza os serviços de cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações, basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também