Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Parcelar os salários em 12 vezes? Essa nem João fez, Edvaldo!

São inegáveis os diversos equívocos cometidos pelo ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), nos quatro anos em que esteve no comando do município. O democrata pagou um preço alto por confiar demais em algumas pessoas, que se beneficiaram tanto de sua gestão e hoje lhe dão as costas, ignoram sua importância, sua liderança. Para essas pessoas, João Alves simboliza lamentavelmente um “rolete de cana chupado”, ou seja, um político sem mandato, sem prestígio e sem cargos para oferecer. E o maior responsável por tudo isso ainda é o ex-prefeito, que também não teve o cuidado devido com a sua própria história.

Os dois últimos anos do mandato de João Alves na PMA foram marcados por muitas críticas ao democrata, sobretudo pela falta de estabilidade financeira nas contas da administração, resultando em sucessivos atrasos de salários. Fazendo justiça com o ex-prefeito, os problemas só aumentaram graças à crise financeira que assolou o País e que foi um complicador para centenas de gestões municipais em todo o Brasil, sobretudo aquelas que já estavam “desarrumadas”. João Alves poderia não ter prometido muito, mas se tivesse regularidade nos salários dos servidores, certamente seu desgaste seria bem menor.

Mas a gestão de João Alves acabou no dia 31 de dezembro passado e todo governo é impessoal. Hoje a responsabilidade está nas mãos de Edvaldo Nogueira (PCdoB) e de Eliane Aquino (PT). É evidente que deve prevalecer o bom senso com os novos gestores. Eles ainda estão se acomodando em suas funções. É cultural se esperar os 100 primeiros dias da gestão para se fazer uma análise mais embasada da administração. Este colunista reconhece que o prefeito recebeu uma prefeitura com vários problemas, é verdade. Ainda mais do ponto de vista financeiro.

O ex-prefeito entregou a gestão devendo o 13º salário e os rendimentos referentes ao mês de dezembro passado. Mas as cobranças que estão recaindo sobre a atual administração se deram muito mais porque foi o próprio Edvaldo quem se elegeu prometendo resolver os problemas com rapidez. O pagamento do décimo terceiro, por mais que seja uma obrigação, é uma promessa cumprida sim! Ele está prometendo pagar o salário de janeiro no começo de fevereiro. Ainda não é dentro do mês trabalhado, mas é um avanço também. Agora se nem tudo são “flores”, muito se deve às promessas excessivas feitas pelo comunista, ainda na campanha eleitoral.

Edvaldo disse que revogaria o reajuste do IPTU dado por João Alves em janeiro. Nem revogou e nem resolveu, aliás, aplicou a correção da inflação em quase 9%, sem qualquer constrangimento. Fez o mesmo com a taxa de iluminação pública, crida pelo antecessor e tão contestada. Disse que sabia fazer, que sabia resolver os problemas, que tinha experiência e, até agora, caminhando para terminar o primeiro mês de gestão, sequer conseguiu anunciar e nomear toda a sua equipe de trabalho. Existem “buracos” espalhados na PMA. E para quê serviu a transição? E as constantes reuniões da equipe? O que estaria esperando o prefeito da cidade para escalar seu time?

Para quem já imaginava que já havia visto de tudo neste início da gestão de Edvaldo, quem tem dado “brechas” para ser criticado, agora ele faz algo que nem o questionado João Alves Filho conseguiu fazer: o prefeito do PCdoB anunciou que os salários de dezembro podem ser parcelados em até 12 vezes, com o servidor podendo optar por tomar um empréstimo com o “Edvaldo card” no banco e ter a PMA como fiadora, no mesmo “modus operandi” do governo de Jackson Barreto (PMDB). Aliás, diga-se de passagem, no time de Edvaldo a maioria dos “rostos” já é conhecida da administração de JB. Alguns vieram de lá e outros foram convidados a sair. Se não tomar cuidado, a prefeitura vai findar virando a extensão do Palácio, com a mesma política econômica e com os mesmos problemas e deficiências…

Veja essa!

Falando na administração municipal, quando o ex-prefeito João Alves “vendeu a folha” para a Caixa Econômica em 2014, findou sendo muito criticado pelos sindicatos e pela oposição. No sentido que o democrata estaria trabalhando para fragilizar o Banco do Estado de Sergipe (Banese).

E essa!

Agora com o retorno de Edvaldo Nogueira para a PMA, muitos servidores do Banese apostavam que o comunista devolveria a conta até para valorizar o “banco dos sergipanos”. O prefeito ainda não se manifestou, mas pelo visto, não existem indicativos de que ele irá rever o contrato com a Caixa Econômica Federal…

Bomba!

Até então adversária, e filiada em um partido de oposição, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) tem conversado com frequência com o governador Jackson Barreto e já existem rumores que a democrata vai indicar alguém para comandar uma secretaria na gestão de JB.  Como a política gira…

Exclusiva!

As informações dão conta que após uma reunião importante com o governador, os laços foram estreitados, sobretudo com o presidente do Banese. Por mais improvável que se imaginava, há quem diga que Maria (com ou sem João Alves) chegou primeira no governo que Laércio Oliveira (SDD) e José Carlos Machado (PSDB)…

Acordo

A informação é tão reveladora que Maria do Carmo já teria garantido a JB o voto para que a coordenação da bancada federal sergipana passe para o comando de Laércio Oliveira. Seria 6 votos a favor de Laércio e cinco a favor da continuidade do senador Valadares (PSB).

Róbson Viana

Há quem diga que o pivô da aproximação de Maria com JB é o deputado Róbson Viana (PEN) que trabalhou para a senadora ser a vice do governador em 2014. Para quem achava que Róbson seria “rifado”, a informação é que ele está mais próximo do governo do que nunca. Voltou com tudo…

Cavalo de Tróia?

Ainda sobre os dois, no meio político não se fala outra coisa: Róbson foi o responsável pelo convite a Maria do Carmo, no polêmico ato de Valadares Filho (PSB), no Iate Clube, logo no início do 2º turno da campanha para prefeito de Aracaju. A presença da democrata foi profundamente explorada pelo marketing de Edvaldo para desgastar o então candidato do PSB…

Sobrando

Se Laércio Oliveira chega com a secretaria de Indústria e Comércio e Maria do Carmo com outro espaço ainda indefinido, alguns aliados de Jackson Barreto já estão na bronca com o governador porque estão perdendo espaços para até então adversários. O PRB de Heleno Silva, por exemplo, terá que se contentar com o gabinete administrativo em BSB…

Falando nisso

Está praticamente batido o martelo que o candidato a deputado federal pelo PRB será Heleno Silva. Os rumores são fortes no sentido que Jony Marcos (PRB) dispute um mandato na Assembleia Legislativa.

Rompendo?

Pelo visto azedou também a relação política da deputada estadual Maria Mendonça (PP) com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Franciquinho (PR). Fala-se que o gestor vai lançar um filho para deputado federal. Os rumores dão conta é que ele será candidato a estadual, o que pode atrapalhar a reeleição de Maria. Divididos, perdem os dois…

Itabaiana

Falando em Valmir de Franciquinho, o prefeito estabeleceu um calendário para entrega de obras: nesta quarta (25), às 9 horas, ele entrega o Centro de Saúde no Bairro Campo Grande; no mesmo horário, mas dia 29, entrega mais uma etapa do projeto “Água no Campo”, beneficiando moradores do povoado Pé do Veado.

TV Câmara

O canal do legislativo municipal (TV Câmara) de Aracaju está se estruturando para fazer um amplo trabalho de resgate do tradicional e verdadeiro carnaval de rua da capital. Sob a coordenação do jornalista Bruno Almeida e a direção da jornalista Alexandra Brito, com a interação de Antônio Valadão, muitos artistas sergipanos já se animam com o espaço para a divulgação de seus trabalhos.

Capela I

A informação é que uma das filhas da prefeita, nomeada na Secretaria de Ação Social, estaria dedicando boa parte do seu expediente para procurar documentos e dados que atinjam o ex-prefeito Ezequiel Leite. É a política da picuinha que não constrói e não leva a nada…

Capela II

Sabe-se, por enquanto, é que o ex-prefeito conseguiu deixar o comando de Capela com todos os salários pagos em dia, com o piso do magistério assegurado aos professores, honrando os compromissos com os fornecedores e com mais de R$ 2 milhões em caixa.

Sem água

Por sua vez, a gestão atual ainda não conseguiu resolver o problema da falta de água no município. Povoados como Pedras e Pirunga sofrem sem abastecimento, além de vários pontos da sede. Sabe-se que a prefeitura está captando água de um riacho para tentar amenizar o problema. Mas será que está água é própria para o consumo humano?

Amarelou?

Por fim, o que se comenta é que a atual prefeita está “marcando território” em Capela. Mesmo alegando problemas diversos, está pintando a cidade de amarelo. O ex-prefeito Ezequiel Leite tira por menos a pintura: “acho que só não vão pintar a delegacia e o camburão. Aí a turma amarela”. Confesso que não entendi…

Depoimento

Falando nele, o ex-prefeito Ezequiel Leite foi intimado e prestou depoimento nessa segunda-feira (23) à delegada de Capela, sobre as acusações da atual prefeita que o responsabilizou por alguns problemas identificados após a posse. “Estou a disposição da polícia e da Justiça para quaisquer esclarecimentos. Já fiz isso com o Tribunal de Contas. Quem não ficou devendo nenhum salário, quem cumpriu com todas as suas obrigações, deita, dorme e acorda tranquilamente”.

Que fim deu?

Alguém sabe como andam as investigações sobre a Operação Venal que desencadeou uma suposta quadrilha que deixou um rombo da ordem de R$ 17 milhões saqueados da PMA? A Secretaria de Estado da Segurança Pública já chegou ao volume total desviado? Com a palavra a SSP…

Alô MPT?

O noticiário traz o tempo inteiro a informação que o Hospital Cirurgia está sem pagar salários aos seus funcionários. Pelo visto, a CLT só existe para as pequenas empresas. Onde está o Ministério Público do Trabalho nos “grandes negócios”?

Batalha e Ferrari

O vereador de Aracaju, Thiaguinho Batalha (PMB) se reuniu com o diretor-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, quando entregou reivindicações da comunidade do conjunto Horto do Carvalho. As demandas ficaram de ser analisadas pelo gestor.

Rasgadinho

O deputado Róbson Viana e os organizadores do Bloco Rasgadinho foram recebidos pelo presidente da Emsurb, Mendonça Prado, e pelo diretor de espaços públicos, Bira Rabelo, quando foram tratados detalhes para a realização de mais uma edição do evento que representa o carnaval de Aracaju.

Socorro

O Prefeito Padre Inaldo (PCdoB) nem bem assumiu e já gera polêmica: segundo o vereador Vagnerrogeris Lima, o gestor trouxe para auxiliá-lo alguém que já teria deixado o “rastro” em Canindé do São Francisco e “prestigiou” o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT), com a manutenção do comando da Guarda Municipal. Além de grande, FH provou que segue forte no município…

Salário

A coluna está apurando uma informação extraoficial: o prefeito Padre Inaldo teria reduzido seus salários, mas até onde se tem conhecimento, esqueceu-se de reduzir os rendimentos do vice-prefeito Betinho que (pasmem) estaria recebendo mais que o comandante do Executivo. Isso pode Arnaldo?

Insegurança

Em 23 dias de gestão (até o fechamento desta coluna), bandidos já invadiram a Secretaria de Saúde e a sede da Funcaju. A dúvida: será que até o final do mês o prefeito de Aracaju vai ter que “pedir música” no Fantástico?

Edvaldo Nogueira

O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou, nessa segunda-feira (23), aos vereadores da base aliada, o plano de regularização salarial dos servidores. 14 parlamentares participaram do encontro. Edvaldo anunciou que “todo recurso arrecadado” com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) “será usado para pagar o servidor”. Os vereadores aprovaram a medida.

Cortes

Edvaldo também explicou as medidas de ajuste adotadas pela nova gestão, que incluem a redução em 50% do valor da folha de cargos comissionados, redução em 20% das despesas de custeio, revisão de contratos e contingenciamento do orçamento das secretarias.

Judiciário

Diante do impasse criado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) na última sessão do Pleno, realizada no dia 11 de janeiro, os servidores do TJSE paralisam novamente as atividades na próxima quarta (25).

Manifestação

A concentração acontecerá no Fórum Gumercindo Bessa, a partir das 7 horas da manhã. Por volta das 9h, os servidores se deslocam para o Palácio da Justiça, no Centro da cidade, para acompanhar mais uma votação a respeito da valorização salarial dos trabalhadores do Judiciário.

João Daniel

Tendo como objetivo esclarecer os pequenos agricultores sobre a regulamentação da lei 13.340/2016, que autoriza a renegociação e liquidação das dívidas rurais, na próxima sexta-feira (27), o mandato do deputado federal João Daniel (PT) realiza seminário em Boquim. O evento, que será realizado através da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, acontece no auditório da Emdagro no município.

Gararu

O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) realizou mais uma edição da Caravana Cidadã, iniciativa que resulta no atendimento às demandas das populações residentes nas comunidades rurais de Sergipe. Desta vez, os contemplados foram os moradores do Povoado de São Mateus, em Gararu. Durante todo o domingo (22), eles tiveram acesso a ações sociais e de lazer, bem como atendimento jurídico gratuito.

Assembleia

“Nosso compromisso é motivar essas pessoas e fazê-las compreender que é possível, que entendam o quanto a Educação é transformadora”. A afirmação é da diretora regional do Sesc (Serviço Social do Comércio), Adely Carneiro, que foi entrevistada pela TV Alese, nessa segunda-feira (23), quando detalhou algumas ações de responsabilidade social do Sesc em Sergipe.

Inscrições abertas

Dentre os assuntos abordados, ela destacou que estão abertas as inscrições para a Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) e outros programas desenvolvidos pelo Sesc gratuitamente para as comunidades carentes. As inscrições seguem abertas até esta quinta-feira (26) e 232 vagas estão sendo ofertadas para 15 localidades.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também