25/01/17 - 00:01:56

AMORIM CONVERSA COM MACHADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Apesar de só se filiar ao PSDB no início de fevereiro, o senador Eduardo Amorim está conversando com membros do partido em Sergipe, para manter filiados. Está também visitando a prefeitos da legenda. Mas ontem teve um dos principais encontros: com o presidente municipal José Carlos Machado (ainda PSDB). Conversaram muito e, entre mágoas e afetos, mexeu com o coração.

Machado é candidato declarado a deputado federal, mas não imaginava manter-se nesse grupo liderado por Amorim. Entretanto, se surpreendeu com o pedido do senador para que permanecesse no ninho tucano. Caso optasse por ficar, Amorim avaliou que o PSDB teria condições de lhe repassar 30 mil votos na disputa pela Câmara Federal.

No momento não dá para fazer uma avaliação das condições de o PSDB conseguir um número tão elevado de eleitores, mesmo dentro de mais dois anos. Mas a ofertar mexeu naturalmente com o experiente José Carlos Machado. Os dois se despediram, e Machado não confirmou se ficaria ou não. A maioria dos seus amigos calcula que não será fácil e um deles chegou a brincar: ’30 mil votos não terá nem o PSDB’.

O presidente regional do PPS, Clovis Silveira, tem certeza que Machado se filiará na legenda e que sairá candidato por ela, com chances reais de eleger-se deputado federal. Já avisou que haverá solenidade de filiação no PPS dia 10 de fevereiro. O partido também vai acomodar o ex-deputado Jorge Alberto e conversa animadamente com o ex-deputado João Fontes, que dá leves sinais de que pode filiar-se ao partido.

Clovis espera por Machado, que já demonstrou interesse em disputar pelo PPS. É aguardar.

MINISTRO NOS DESPACHOS

O ministro da Integração, Helder Barbalho (PMDB), avisou ontem a Jackson Barreto (PMDB) que virá a Aracaju assinar medidas para enfrentamento do combate à seca.

Será segunda-feira, em solenidade no Palácio dos Despachos.

A AÇÃO DO MINISTRO

Elder Barbalho (PMDB) telefonou a Jackson durante a noite, para confirmar sua vinda e assinar medidas que foram tratadas pelo governador em sua viagem a Brasília.

Prefeitos do sertão serão convidados para a solenidade.

ONDE ESTÃO AS TENDÊNCIAS

O problema de Sergipe hoje é mostrar quem é de esquerda e quem faz à direita. Estão todos juntos em grupos que estão bem aliados com o Planalto.

A oposição e situação em Sergipe são simbolismos das questões pessoais.

OPOSIÇÃO está lenta

O PSB em Sergipe virou oposição ao PMDB, no início do ano passado, e se juntou ao PSC para adquirir apoio ao seu candidato à Prefeitura de Aracaju.

PSB e PSC são da direita e se opõe ao Governo que tem triscos de esquerda.

REUNIÃO DECISIVA

O governador Jackson Barreto chegou ontem do Rio de Janeiro e à noite reuniu-se com o economista Josué Modesto para um ponto final sobre sua ida para a Fazenda.

Faltavam alguns pontos nos is…

ALMEIDA confirmado

O presidente da Adema, Almeida Lima (PMDB), assume a Secretaria da Saúde. Seu nome será anuncia amanha, junto a todos os demais novos secretários.

Almeida Lima é escolha de JB com um empurrãozinho de Benedito Figueiredo.

UM POUCO DE MAL ESTAR

O nome de Almeida Lima causou certo frisson entre aliados do Governo, que também pensava na Saúde ou em não vê-lo em pasta tão importante.

Um aliado de JB resume tudo em um número: ‘o problema é 2018’.

ALMEIDA DESCONSERTA

Almeida Lima, entretanto, dá uma informação que desconserta: “em nenhum momento Jackson falou comigo sobre a Secretaria da Saúde. Nunca conversamos sobre isso”.

Terá encontro com o governador hoje, mas não sabia se seria convidado.

SERÁ ÚLTIMO A SABER

Se realmente acontecer isso, o ex-deputado Almeida Lima será o último a saber, porque a informação vem sendo divulgada por aliados de Jackson Barreto.

Almeida também pode querer se preservar sobre o novo cargo.

TOMA CAFÉ E ATÉ CERVEJA

Benedito Figueiredo disse ontem que é ‘velho amigo’ de João Gama e que com ele não toma apenas café: “mas uma cervejinha ou um uísque na hora que ele quiser”.

Benedito e Gama se formaram na mesma turma e são fundadores do PMDB.

O NOME PARA A ADEMA

Ontem circulou que o nome de Chico Dantas (PRB) será anunciado para a Adema, o que recompensa o PRB, já que ele deixa a Sedetec.

Heleno Silva está certo na representação de Brasília.

UMA PASTA PARA ZEZINHO

Zezinho Sobral (PMDB) é o indicado para a Secretaria de Ação Social para dar injeção na área e atuar em um campo que favorece aos atos do Governo.

Mas Zezinho também está com a cabeça em 2018.

LAÉRCIO FORTALECE

O deputado Gustinho Ribeiro diz que o grupo liderado pelo governador Jackson Barreto está se fortalecendo muito, com a chegada de lideranças expressivas.

Citou como exemplo o deputado Laércio Oliveira.

FABIO RETORNA DE VIAGEM

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) retornou ontem da viagem de recesso e anunciou que o seu partido fecha com a reeleição a presidente da Câmara, com Rodrigo Maia (DEM).

Segunda-feira Fábio viaja a Brasília para reuniões do PSD.

ATUA NO CAMPO TUCANO

O deputado federal Eduardo Amorim atua no campo tucano. Ontem teve conversa com José Carlos Machado (PSDB) e quer que ele permaneça na sigla. Não houve resposta.

Eduardo diz que o PSDB terá candidatos a deputado federal.

MAIS BOAS CONVERSAS

Eduardo também terá conversa com o deputado André Moura, que permanecerá no PSC com o deputado Pastor Antônio. Os dois terão novas conversas.

Ainda não é tão certa a permanência de André no PSC.

CONTATOS COM PREFEITOS

Futuro presidente do PSDB em Sergipe, Eduardo Amorim já está fazendo visitas a prefeitos do partido no Estado para tratar sobre a sua filiação.

Acontecerá na primeira semana de fevereiro.

NOME A GOVERNADOR

Eduardo Amorim vem mantendo seu nome à disposição do PSDB para ser candidato a governador em 2018, com apoio de outros partidos que integram o bloco.

Dessa forma, o PSB terá a vaga para o Senado.

LEVANTAR O ÂNIMO

De qualquer forma, a oposição terá que circular muito mostrar que o grupo anda coeso e bem definido no Estado, para mostrar posição firme já para 2018.

Está faltando mais coerência na ação do bloco.

Notas

Bancada quer Moro – A bancada paranaense na Câmara dos Deputados, em Brasília, cogita indicar formalmente o nome do juiz federal Sergio Moro ao presidente Michel Temer (PMDB) para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) do ministro Teori Zavascki, morto em um acidente de avião na última quinta-feira.

0x0

João Daniel e Temer – O governo golpista de Michel Temer deve ser imediatamente afastado para convocação de eleições diretas ainda em 2017, afirma o deputado João Daniel (PT-SE). Na sua avaliação, o usurpador Temer não tem moral nem condições de aplicar reformas que retiram direitos do povo brasileiro.

0x0

Agora os boletos – Boletos bancários que tenham passado do vencimento poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. A medida virá de forma escalonada e começará com os de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir de 13 de março. Em dezembro, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor.

0x0

Decide por Maia – O líder do PSD na Câmara, Marcos Montes (MG), divulgou nota ontem informando que a bancada do partido decidiu apoiar a reeleição de Rodrigo Maia para a presidência da Casa. Com a conclusão de uma articulação que já vinha acontecendo, a legenda abandona a candidatura de Rogério Rosso (DF).

0x0

Os detentos vencem – Poucos minutos após o Grupo de Operações Especiais (GOE), do Sistema Penitenciário, sair do Pavilhão 5 de Alcaçuz, onde houve uma intervenção e revista ontem presos subiram ao telhado da unidade segurando armas brancas e celulares. A equipe do G1 registrou a ação dos detentos às 15h35.

0x0

Financiar empresas – Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que autoriza a Caixa Econômica Federal a usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a abertura de novas empresas, desde que estas tenham plano de negócios validado pelo Sebrae e gerem no mínimo dois empregos diretos.

Conversando

Quatro salários – Edvaldo Nogueira lembra que está prefeito há 20 dias e em dois meses vai pagar 4 salários. Por isso, a arrecadação do IPTU será toda utilizada nisso.

Dilma e Mercadante – Lauro Jardim noticia que Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante devem ficar de fora de qualquer assento da Executiva Nacional do PT.

Anuncio de PDV – Relatório Reservado diz que Petrobras pretende anunciar novo PDV até abril. O último teve a adesão de 11,7 mil funcionários.

Nas subsidiárias – A Petrobras também deixou escapar que pode realizar um PDV em subsidiárias “em processo de desinvestimento”.

Grande acordão – Senador Valadares expõe o aparelhamento da máquina pública para o grande acordão comandado por Jackson Barreto com os olhos voltados para 2018.

Seria importante – Eduardo Amorim acha que importante aprovar sua PL que garantiria proteção ao emprego, criação de novas vagas e reaquecimento da economia.

Mantém visitas – Valadares Filho continua suas visitas a prefeitos do interior. Ontem esteve em Monte Alegre, com Nena e seu esposo Luciano.

Mulher quer marido preso – Filho de senhora que teria sido violentada pelo próprio marido, o advogado José Cássio Santos, apela para que pai não seja solto.

OAB atua no caso Cássio – Presidente da Comissão em Defesa da Mulher da OAB afirma que ordem atuará como assistente da promotoria contra José Cássio Santos.