25/01/17 - 16:57:23

GREVE DOS MÉDICOS PREJUDICA POPULAÇÃO ARACAJUANA, DIZ PMA

A greve dos médicos do município de Aracaju vem comprometendo os serviços emergenciais, primários e especializados. Embora a Prefeitura de Aracaju mantenha diálogo constante e garanta o máximo esforço para equacionar os pagamentos atrasados da gestão anterior, a categoria está em greve, desde o sábado, 21.

Na rede de Atenção Básica, atualmente, somente 14 das 44 Unidades de Saúde da Família (USFs) estão funcionando em sua normalidade, com todos os serviços sendo realizados até esta tarde. A situação dificulta bastante a vida de quem precisa de atendimento médico e depende exclusivamente do serviço municipal. É o caso do senhor Edgar Barbosa, que procurou duas unidades de saúde e não teve sucesso. “Estou com o corpo todo dolorido e já é o segundo lugar em que eu procuro atendimento e não consigo devido à greve. Cheguei aqui a pulso. Com a proposta da Prefeitura eles poderiam voltar a atender”, disse.

Esther Vasconcelos, que buscou atendimento na USF Dona Sinhazinha, sabe que a nova administração municipal está buscando formas efetivas para resolver o pagamento dos salários, mas não entende o posicionamento da categoria. “Os médicos deveriam concordar com a proposta da Prefeitura e voltar a atender. A nova gestão não tem culpa do passado. Agora que eles já têm uma perspectiva para receber os salários já é algo mais certo”, desabafou.

Para a dona de casa Débora Ramalho, a ausência dos médicos nos postos, além de ferir o juramento feito pelos profissionais da Medicina, só gera prejuízos à população. “Para nós que precisamos de atendimento fica complicado. Como está esse caos todo, seria viável que eles cumprissem com o seu compromisso ético de médico e não deixasse a população na mão. A Prefeitura já explicou como e quando vai efetuar o pagamento de salário deles, então já deveria ser o suficiente”, falou.

Calendário de salários

Foi apresentada uma proposta de quitação do salário de dezembro do ano passado, que ficou pendente da gestão anterior. O servidor poderá receber em 12 parcelas mensais, com direito a um abono, ou solicitar um empréstimo, que será pago pela prefeitura, e já receber todo o vencimento em fevereiro.

Já o salário do servidor municipal de janeiro já está escalonado, iniciando com o dia 31 para Educação e Saúde; 2/2 para as demais secretarias, e finalizando até 7/2, 5º dia útil do mês, com o pagamento de aposentados e pensionistas. O salário de fevereiro será pago até o quinto dia útil de março.

PMA