Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Valadares Filho é a melhor opção da oposição para 18!

Com a aproximação de alguns integrantes da oposição do governador Jackson Barreto (PMDB), passa-se a impressão que a eleição para o governo do Estado, em 2018, é uma disputa praticamente consolidada. Mas os últimos pleitos já provaram que ninguém vence por antecipação. É bom frisar que, apesar de “inchada”, a administração estadual não tem um nome com “densidade popular”, como teve Marcelo Déda (in memoriam) e o próprio JB nas disputas anteriores. Por enquanto, o cenário político que está em construção é de um combate entre “Davi e Golias”, onde o “gigante” cresce a cada dia, mas que também pode “tropeçar nos próprios pés”.

Jackson sabe como ninguém os caminhos para vencer eleições. Mas em 2014 ele era o candidato e em 2016 ele não estava na disputa, diretamente, o que facilitou sua atuação nos bastidores. Em 2018, se uma candidatura sua ao Senado se confirmar, JB estará concentrado em seu projeto político pessoal, para encerrar sua carreira com mais oito anos no Congresso Nacional e, apesar de defender um nome para o Executivo, dificilmente dividirá suas forças. Ou seja, quem sonha com o apoio do governador para as próximas eleições, deve ter sua adesão, mas sem o empenho das duas últimas eleições.

Inchando a máquina, JB praticamente consolida sua candidatura ao Senado. Há uma tradição de que cada lado normalmente elege um senador quando existem duas vagas em jogo e certamente a “indicação governista” será Jackson Barreto. Por sua vez, pela oposição um nome que por enquanto é “imbatível” é o do senador Eduardo Amorim (PSC). Nas pesquisas para consumo interno sua reeleição é dada como certa e com larga vantagem em relação aos demais nomes colocados. É evidente que tudo soa como especulação agora porque estamos muito longe ainda, mas já se pode fazer sim alguma previsão.

Até porque nós não temos muitas “opções” para 2018. E, para uma disputa no Executivo, por exemplo, não se constrói uma candidatura, uma nome, da noite para o dia. Apesar de muitos nomes colocados, para o Senado a oposição desponta com Amorim e Valadares (PSB), que podem disputar a reeleição, e com uma possível candidatura do deputado federal André Moura (PSC). Agora é fato que o líder do governo de Michel Temer (PMDB) na Câmara dos Deputados só iria para a disputa, colocando em risco uma reeleição praticamente segura, se os outros dois estivessem disputando outros cargos.

Eduardo Amorim é o nome natural para o governo, para muitos, pelo fato de ter sido candidato em 2014. Mas alguns especialistas entendem que ele teria uma reeleição mais “segura” em 2018 e tentar ser governador mais uma vez pode lhe custar um mandato. Uma coisa é fato: Eduardo não conseguiu aglutinar e reunir as lideranças da oposição em torno de seu nome, como aconteceu em há pouco mais de dois anos. Naquela oportunidade, a liderança e articulação de seu irmão e empresário, Edivan Amorim, viabilizou um projeto de governo. Como ainda tem muito “cartucho” para “queimar” na vida pública, o senador pode abrir mão no próximo ano, pensando em construir um projeto futuro.

E se Eduardo Amorim não disputar o governo, este colunista entende que a oposição tem a grande chance de alinhar o discurso de renovação e reconstrução adotado em 2016, na eleição para prefeito de Aracaju: o deputado federal Valadares Filho (PSB) segue sendo o melhor nome do agrupamento, agora para disputar o governo. É um nome leve, que saiu fortalecido na capital e que, se unificar a oposição, poderá conquistar densidade eleitoral. Não é um nome novo na política, mas seria a “novidade” no cenário. Levando em consideração que o governo também virá ou com Belivaldo Chagas (PMDB), Gama (PMDB) ou Ricardo Franco (sem partido). Se der certo, o jovem deputado será governador; caso contrário, terá ainda mais experiência para vencer a eleição para prefeito de Aracaju em 2020. Façam suas apostas…

Veja essa!

Segue dando o que falar nos bastidores da política a aproximação da senadora Maria do Carmo (DEM) do governo de Jackson Barreto. A informação é que o acordo feito com a família da democrata não trata de apoio ou participação dela na administração.

E essa!

Pelo entendimento firmado, busca-se um melhor relacionamento com o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e, em contrapartida, Maria do Carmo garantirá todo o apoio necessário para o governador na capital federal, junto ao presidente Temer.

Machado

Um nome que tem circulado com bastante habilidade nos bastidores da política é o empresário José Carlos Machado (PSDB). Assediado por vários partidos, Machado avalia a melhor condição para sair candidato a deputado federal em 2018. Tem conversado muito com aliados do governador Jackson Barreto.

Sintonia

Machado tem demonstrado boa afinidade com o ex-governador Albano Franco (PSDB) e o deputado federal Laércio Oliveira (SDD). Eles têm aparecido sempre juntos.

Jantar

Na companhia do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), de Miriam Ribeiro e do cardiologista Antônio Sousa, Machado e Laércio prestigiaram o jantar oferecido por Albano, em seu apartamento, para a jornalista da Folha de São Paulo e da rádio Band News FM, Mônica Bergamo, que está em Sergipe acompanhada da filha.

Netônio Machado

Este colunista acertou quando apontou que o desembargador aposentado, Netônio Machado, estava cotado para assumir a Procuradoria do Município de Aracaju. Será anunciado e empossado em solenidade prevista para esta quarta-feira (25), às 8 horas, no Centro Administrativo.

Bomba!

O nome a ser indicado pelo deputado federal Laércio Oliveira para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) tende a ser um técnico bastante competente no setor e que vem de fora do Estado.

Exclusiva!

Este colunista conseguiu apurar que a ideia de buscar um nome experiente de outro Estado é basicamente para fortalecer a política de captação de investimentos para Sergipe, sobretudo para atrair empreendimentos, gerando emprego e renda para o nosso povo. Em tempos de crise financeira, este nome tem que ser alguém já experimentado…

Alô Sindimed!

A possível indicação de Almeida Lima para a Secretaria de Estado da Saúde teria dois objetivos: o primeiro, evidentemente seria político, já pensando em 2018; o segundo é uma estratégia do governo que precisa de alguém com “coragem” para enfrentar os médicos. JB teria perdido a paciência com a categoria…

Enfrentamento

O entendimento, que vale tanto para o Estado quanto para a PMA, é que os gestores da Saúde devem buscar uma relação harmônica com os sindicatos, mas com autonomia e rigor. Almeida Lima seria o nome ideal e “bom de briga” para enfrentar as tensões futuras.

Rifados

Três nomes estão deixando o governo com baixo prestígio e, até onde se sabe, João Gama já não dá mais as “cartas” como antes. Chico Dantas sai por causa da pouca efetividade; sem contar que existem fortes denúncias contra as gestões de Hans Lobo, na FHS, e Marta Leão, na Inclusão Social…

Ricardo Franco

Em encontro informal com este colunista, o empresário Ricardo Franco preferiu não falar de política. Por enquanto segue sem definição sobre o partido em que se filiará. Sobre 2018 ele segue sem falar, apesar de ter seu nome sempre especulado.

Taxistas

Uma representação do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax/SE) foi recebida pelo superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Aristóteles Fernandes, e pelo diretor de Transportes da SMTT, Augusto Júnior. O deputado João Daniel (PT) acompanhou o grupo.

Reivindicação

A categoria reivindica uma ampla fiscalização contra o transporte clandestino de passageiros. Outras duas audiências intermediadas pelo deputado petista já haviam sido realizadas para tratar sobre o mesmo assunto, com o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo.

Edvaldo Nogueira

O prefeito Edvaldo Nogueira fez um apelo aos parlamentares federais de Sergipe, sobretudo ao líder da bancada, o senador Antônio Carlos Valadares, para que trabalhem pela liberação da emenda coletiva de R$ 124 milhões do Orçamento Geral da União destinada para Aracaju. Ele disse que em fevereiro irá a Brasília buscar o apoio dos senadores e deputados federais do Estado.

Emenda

“Esta emenda de R$ 124 milhões nos ajudará muito a governar a cidade. Quando começar os trabalhos na Câmara e no Senado, vou a Brasília visitar todos os deputados federais e senador. Espero que o senador Valadares, líder da bancada, me receba e me ajude na liberação dos recursos. Irei buscar também o apoio da senadora Maria do Carmo e do senador Eduardo Amorim – com este, inclusive, eu já me encontrei e disse que irei procurá-lo com o objetivo de pedir o apoio para Aracaju”, disse.

Sem palanque

Edvaldo ressaltou que “já desceu do palanque” e que, neste momento, está focado em governar a cidade. “Por Aracaju, faço qualquer esforço. A cidade não é minha, não é de nenhum político, é do povo. Sou prefeito de todos e vou trabalhar para todos. Farei o que puder para recuperar o progresso e o desenvolvimento da nossa cidade”, avisou.

Valadares

Em audiência com o Ministro Helder Barbalho da Integração Nacional, na presença da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, cel Renato Newton Ramlow, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) fez um relato da situação de calamidade por que estão passando dezenas de municípios sergipanos com a mais grave crise hídrica dos últimos 49 anos.

Secas

O senador registrou que as secas estão provocando desabastecimento d’água, com as fontes do precioso líquido secando e levando ao desespero produtores rurais e populações urbanas.  Grande prejuízo para todos, causando a morte de animais,  criando a desesperança entre os produtores e um horizonte de comoção e pessimismo diante de previsões climáticas adversas, que apontam o recrudescimento das secas em nosso Estado, sem perspectivas para a produção agropecuária.

Convite

Valadares disse ao Ministro que o melhor seria que fosse a Sergipe nesta hora difícil para pessoalmente demonstrar o compromisso do governo do governo do presidente Temer no combate às secas e a adoção de medidas urgentes para amenizar o sofrimento da população flagelada e dos produtores rurais.

Ministro

O ministro Hélder comunicou ao senador que decidiu ir a Sergipe para anunciar as medidas emergenciais que serão tomadas pelo Ministério da Integração junto com a Codevasf em benefício do Estado e dos Municípios sergipanos. Do evento também participará a presidente da Codevasf Kênia Marcelino. A reunião para autorização de transferências de recursos para o combate às secas em todo o Estado de Sergipe será realizada na sede da Codevasf em Aracaju.

Jackson Barreto

O governador Jackson Barreto foi recebido na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, pelo presidente da empresa, Pedro Parente. Eles trataram de assuntos de interesse do estado de Sergipe, dentre eles o prejuízo que os cofres do Governo do Estado vêm tomando pelo não pagamento de ICMS na venda do gás e de uma causa que tramita na Justiça há cerca de 10 anos, que beneficia o Governo do Estado.

Desdobramento

Jackson Barreto estava acompanhado do secretário de Estado de Governo, Benedito Figueiredo, e Pedro Parente estava assessorado pela gerente executiva do Jurídico, Taísa Oliveira Maciel, e do diretor financeiro, Ivan de Souza. “Essa reunião é um desdobramento da audiência que o presidente Michel Temer nos concedeu no Palácio do Planalto, no dia 11 de janeiro”, lembrou JB.

Sem futuro

O senador Valadares e o governador Jackson Barreto deveriam repensar esta disputa acirrada, de ordem pessoal, sobre quem tem mais prestígio em BSB. Ao menos, que consigam sim converter o embate em investimentos para Sergipe. A disputa política pode existir, mas se for saudável. Caso contrário, não leva a nada…

Paz Social

Para garantir a paz, o presidente da OAB Sergipe, Henri Clay Andrade, irá à arquidiocese de Aracaju, nesta quarta-feira (25), às 9 horas, para uma reunião com Dom João e representantes do segmento evangélico. A ideia é unir forças.

Falando nisso

No meio político sergipano circula o boato que um determinado espaço no setor público seria o mais religioso, com larga vantagem. Por lá, segundo se comenta, quando não se reza o “terço”, se paga o “dízimo”. Pega fogo…

Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), garantiu que o projeto “Realizadores” será continuado em 2017 e, possivelmente, ampliado. O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, o visitou quando foi reafirmada a parceria para a realização de homenagens a figuras históricas que se destacaram em Sergipe. A proposta é manter viva a memória de homens e mulheres que deixaram um legado de realizações pelo Estado.

Anderson Nascimento

O imortal Anderson Nascimento destacou a importância da parceria com a Assembleia. “Estamos fazendo uma cortesia, uma medida de reafirmarmos esta parceria que tem dado muito certo entre a Academia e a Assembleia. E não apenas de ex-deputados, mas homenageando figuras públicas que prestaram relevantes serviços para o nosso Estado. Ficamos felizes pela determinação do presidente Luciano Bispo que decidiu dar continuidade a este projeto e já estamos fazendo alguns levantamentos”.

 Luciano Bispo

Luciano Bispo disse que é uma questão de “Justiça” reconhecer e valorizar aquelas pessoas que fizeram algo transformador para o povo. “No dia 6 de fevereiro a Academia Sergipana de Letras vai se debruçar sobre o centenário de algumas personalidades. A partir nós vamos desenvolver juntos os projetos para prestar as homenagens. Nós estamos pensando no futuro sem esquecer-se do passado. Queremos que as próximas gerações tenham conhecimento sobre a história dessas figuras públicas”.

Capitão Samuel

O deputado estadual Capitão Samuel participou de uma reunião com o Comandante Geral da PMSE, Coronel Marcony Cabral, e com uma comissão de Praças. A reunião teve o objetivo de buscar uma solução para os profissionais que estão sendo prejudicados por conta do comportamento pós-condenação (presunção de inocência).

Educação

Os professores, coordenadores, diretores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) participaram da reunião no Setor de Serviço Fundamental (SEF), localizado no Departamento de Educação (DED), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed).  O objetivo do encontro foi conhecer as principais mudanças no Programa Novo Mais Educação.

Matemática

Para o ano de 2017, a iniciativa tem como foco principal a aprendizagem, leitura e ensino de matemática. Para atender a essa demanda, contará com a orientação pedagógica do SEF. De acordo com a diretora do DED, Gabriela Zelice, esse acompanhamento é de extrema importância.

Banese

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) recebeu uma placa de agradecimento durante o evento promovido esta semana pelo Instituto de Previdência dos Servidores de Sergipe (Sergipe Previdência), em homenagem aos servidores aposentados do Estado.

Dia dos Aposentados

A homenagem se deu por conta do Dia Nacional dos Aposentados, na sede do Sergipe Previdência, em Aracaju. A placa de agradecimento pela “parceria na valorização e bom atendimento aos segurados do Sergipe Previdência” foi entregue ao diretor Financeiro e de Tecnologia do Banese, Renato Dantas, pelo presidente do Instituto, José Roberto Andrade.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também