Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

AS MUDANÇAS CRIAM PERSPECTIVAS?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A partir de hoje haverá uma mudança na administração estadual, com novos [e alguns mesmos] nomes que terão a responsabilidade de dar um maior ritmo à gestão. Tudo bem. É preciso. Os governantes sempre fazem isso no primeiro biênio. Até março espera-se as novas pedras se reencontrem em um projeto dinâmico, criativo e avançado para que mostrem a que vieram.

É a primeira reforma ampla. Mas não deve ser a última. Certamente Jackson fará uma reunião extensa com os novos auxiliares, para orientação de como Sergipe deve andar a partir de agora. Espera-se muito mais da Secretaria da Fazenda, para tentar equilibrar as finanças com ideias ousadas de arrecadação e controle de gastos.

Outra pasta que se espera muito dela é a Sedetec, que ficará responsável por atrair mais empresas para Sergipe e ampliar a capacidade de produção e trabalho, através de novos e bons investimentos que reduzam o desemprego e colaborem para um equilíbrio no setor, com o objetivo de tirar Sergipe das proximidades do epicentro, que mexe com a estrutura econômica e social dos demais Estados do Nordeste.

Desde o início do Governo que se falava na possibilidade do ex-senador Almeida Lima assumir a Secretaria da Saúde de Sergipe. O tom percorreu desafinado politicamente logo no começo. Agora Almeida consegue subir os degraus da Pasta e assume com a responsabilidade de impor uma gestão severa, para tirar a Saúde da UTI, na questão administrativa, embora a secretaria que sai, Maria da Conceição Mendonça, tenha produzido um bom trabalho operacional. Deixa sua marca de trabalho sério.

As mudanças provocam dúvidas e incertezas, mas é preciso confiar. Tudo dará certo, mesmo que, nas entrelinhas, seja perceptível a ação ágil de um dedo político, com a cabeça em 2018.

SAMUEL LANÇA LUCIANO

O deputado estadual Capitão Samuel lançou ontem o nome do empresário Luciano Barreto, como candidato ao Governo do Estado em 2018.

– Ele é o João Dória de Sergipe, disse um vibrante coronel.

TEM BOM TRÂNSITO

Segundo o Capitão Samuel, o empresário Luciano Barreto transita bem em todos os grupos políticos e tem acesso a tudo que ocorre nos bastidores políticos.

– Se for candidato, ganha por W.O, exaltou.

É O FOGO AMIGO

O secretário do Planejamento e Gestão, João Augusto Gama, diz que um “fogo amigo” tenta criar problemas com ele e o governador Jackson Barreto.

– Não vai conseguir, nos entenderemos sempre bem, disse.

SOBRE ALMEIDA LIMA

João Augusto Gama disse que jamais falou que não aceitaria Almeida Lima na Saúde e nem que deixaria a Seplag: “não há qualquer conversa sobre isso”.

Diz que as decisões são do governador e ele não pode intervir.

ALMOÇO E CONVERSA

Gama almoçou ontem com o governador Jackson Barreto e trataram apenas sobre todo o planejamento para a questão financeira em relação ao Estado.

Algumas medidas serão tomadas para fortalecer a estrutura de Governo.

NOME NO SEDETEC

O novo secretário  da Sedetec, já definido, é o engenheiro José Augusto Pereira de Carvalho, que teve indicação do deputado federal Laércio Oliveira (SD).

Laércio esteve ontem com Jackson Barreto e fechou tudo.

CODISE ESTÁ CERTA

A notícia de que Bosco Costa (Pros) vai para a Codise não é verdadeira. Pura barrigada. Bosco é do Pros e faz oposição ao Governo.

Já Chico Dantas (PRB) está confirmado na Adema.

VAI PARA A FHS

Rosmman Pereira, que estava na Codise, vai assumir a Fundação Hospitalar de Sergipe, a convite do próprio governador Jackson Barreto.

A nomeação já criou certo frisson em segmentos médicos.

ANUNCIA E NOMEIA

Jackson Barreto vai anunciar todos os nomes que se tornam auxiliares do Governo hoje, às 09 horas, no Palácio dos Despachos.

Imediatamente após assinará a nomeação de todos eles.

VALADARES E O MINISTRO

O senador Valadares (PSB) publica no twitter de que fora informado de que o ministro da Integração, Helder Barbalho (PMDB) cancelou sua visita a Sergipe.

Segundo o senador, “por intransigência do governador Jackson Barreto”.

VEDOU A VINDA A SERGIPE

Segundo ainda o senador Valadares, “o governador Jackson Barreto vetou a vinda do ministro Helder Barbalho a Sergipe. O ministro anunciaria apoio ao sertanejo”.

– Além disso liberaria recursos emergenciais contra as secas.

NÃO TEM TEMPO

Em resposta a Valadares, Jackson diz que é muito ocupado. Diferente do senador, “não tenho tempo para ficar nas redes sociais fazendo críticas políticas vazias”.

– Esse é o choro dos derrotados, disse.

BENEFÍCIOS VIRÃO

Segundo Jackson, benefícios virão para Sergipe, pois essa garantia ele já teve do ministro, que vai atender todas as nossas reivindicações.

– Divergência criada por quem quer que seja, não prejudicará o povo sergipano.

JORGE ALBERTO ESCLARECE

O ex-deputado federal Jorge Alberto confirma que conversou com Clovis Silveira (PPS) sobre possíveis caminhos que a legenda poderá seguir nas eleições de 2018.

– Não é verdade que eu tenha me decidido assinar ficha de filiação ao PPS.

TERÁ OUTRAS CONVERSAS

Segundo Carlos Alberto, antes de tomar decisão de filiação a um partido, “terei que conversar com outras lideranças políticas que apoiei no pleito de 2014”.

– Após isso, irei me definir no momento oportuno.

EM TOM AMENO

José Carlos Machado confirmou conversas com o senador Eduardo Amorim, ainda em tom ameno, sobre o PSDB. Terão outras conversas na próxima semana.

Quer dizer: quando Eduardo estiver vestido de PSDB.

PARTIDOS FAZEM CONVITES

O ex-deputado José Carlos Machado tem convites de pelo menos sete partidos para se filiar e está fazendo estudos de viabilidade para todos eles.

Mas Machado está avaliando o caminho a seguir.

OS NOMES SÃO CERTOS

O anuncio dos novos secretários não deve trazer grandes surpresas. Todos os citados pela imprensa estão na relação e está tudo fechado.

Mas, nesses casos, sempre existe fato novo de última hora.

Notas

Fraqueza de caráter – Clovis Silveira diz que o PPS não é responsável pela fraqueza de caráter de seus membros, e afirma: “O que não destrói a gente, nos torna mais forte!. Não aceitamos que presidente de outra sigla queira meter a colher na administração do PPS Sergipe. Cada partido tem sua norma. Mais respeito!”

0x0

Fora do cadastro – Empresas poderão vir a ter prazo de dois dias úteis para tirar o nome de clientes em cadastros de inadimplência após o pagamento total do débito. A proposta consta no Projeto de Lei do Senado, apresentado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que modifica o Código de Defesa do Consumidor.

0x0

Menos passageiros – A Anac mostra que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas no país diminuiu 7,8% no ano passado na comparação com 2015. Ao todo, nos 12 meses do ano, as companhias aéreas transportaram 88,7 milhões de passageiros, frente aos 96,2 milhões registrados em igual período do ano anterior

0x0

De fixo a celulares – As ligações feitas de telefone fixo para celulares vão ficar mais caras a partir de próxima semana. Ontem a Anatel autorizou as aperadoras a elevar a tarifa em, em média, 1,33%. Para que os novos valores possam ser aplicados, as prestadoras devem dar ampla publicidade ao reajuste.

0x0

Renúncia coletiva – Sete integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), dentre eles o presidente do órgão, Altamiro Velludo, enviaram pedido de renúncia coletiva ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com críticas à atuação do governo federal em relação à crise prisional deflagrada no país

0x0

Rosso suspende campanha – O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), suspendeu ontem sua campanha para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. A eleição será disputada no dia 2 de fevereiro. As informações são da Agência Câmara. Rosso disse que iria aguardar a decisão do STF sobre Rodrigo Maia.

Conversando

Fica difícil – Rilton Morais pergunta: “estariam errados os judeus na Segunda Guerra Mundial que ficassem felizes com a morte dos generais alemães e seus familiares?”

Laércio aliado – O deputado federal Laércio Oliveira (SD) oficializa hoje a sua adesão ao governador Jackson Barreto, que passa a tê-lo como aliado.

Temer imita Lula – Temer vem ao Nordeste. Inaugura escola em Pernambuco e vê como andam obras de transposição do São Francisco. Coisas que Lula e Dilma fizeram.

A passos de cágado – Aliás, a transposição do São Francisco anda a passos de cágado e a cada seca severa o presidente de plantão faz a sua demagogia com os nordestinos.

Sugestão sobre blitz – Jorge Araújo acha que seria importante que nas blitz fosse realizada vistoria no veículo, inclusive abrindo o porta mala. Fica a sugestão!

Em Campo do Britto – Prefeito de Campo do Britto, Marcell Souza, mostra ao senador Eduardo Amorim como recebeu a Prefeitura do município.

Oposição em união – Eduardo Amorim, André Moura e Valadares Filho participam de inauguração de centro de saúde e escola em Itabaiana.

Rejeitam imposição – A deputada estadual Ana Lúcia (PT) informa que estudantes do Colégio Estadual José Rollemberg Leite rejeitam imposição da SEED.

Invasão de treino – Senado analisa projeto do deputado federal André Moura que suspende em cinco ano torcida que invadir treino.

.

Leia também