Aracaju, 29 de março de 2024

Novos velhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quem não conhece Sergipe e assistiu o governador Jackson Barreto (PMDB) anunciando as mudanças no secretariado acreditou que a máquina estadual estava sendo oxigenada com novos nomes. Ledo engano! Tirando um ou outro, os auxiliares empossados ontem são figurinhas carimbadas deste governo. Apenas trocaram de postos para atender interesses políticos. Portando, não deverá ter muita serventia o apelo feito por JB para que os nomeados não se acomodem, sejam criativos. Ora, todos vão se comportar como sempre, pois sabem que neste governo de amigos ninguém perde o “emprego”. No máximo, é remanejado, como aconteceu agora com os “novos” Almeida Lima (Saúde), Zezinho Sobral (Assistência Social), Antônio Hora (Esporte), Chico Dantas (Adema) e Rosman Pereira (Fundação Hospitalar).

Chapa quente

E segue fritando em fogo alto a batata do deputado André Moura (PSC), líder deste governo temerário na Câmara Federal. Segundo a jornalista Andréia Sadi, da Globo News, o PP deve apoiar a eleição de Rodrigo Maia (DEM) para a presidência das Câmara de olho no cargo ocupado pelo parlamentar sergipano. Andréia diz, inclusive, que a reivindicação dos pepistas tem o apoio de muitos aliados de Maia. Viche!

Cara pálida

Muitos congressistas que defendem prender adolescentes infratores nas penitenciárias estão sendo processados por crimes diversos. Fosse mais célere, a Justiça já teria condenado-os por meterem a mão grande na verba pública. Há daqueles que roubaram o dinheiro do povo para comprar votos, pagar festas particulares, alugar carros de luxo e adquirir imóveis em áreas nobres. Estes sim, deveriam ser trancafiados nas insalubres penitenciárias por muito tempo.

Boca de siri

O governador Jackson Barreto atribuiu a “fogo amigo” os comentários de que setores do governo eram contra a mudança na Secretaria da Saúde. JB, inclusive, jura de pés juntos que jamais tratou com o secretário de governo e seu amigo Benedito Figueiredo sobre a ida de Almeida Lima para a Secretaria da Saúde. Então tá!

Banco dos réus

A Justiça vai começar a ouvir os deputados estaduais acusados de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção da Assembleia. Os primeiros depoimentos devem ser de Augusto Bezerra (PEN) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB), que foram afastados dos mandatos e estão impedidos de colocarem os pés no Legislativo. Esta informação é do jornalista Diógenes Brayner, articulista político do Correio de Sergipe.

Braços cruzados

Depois da greve dos médicos da Prefeitura de Aracaju, agora foi a vez dos enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, etcetera e tal também cruzarem os braços. Os grevistas querem receber o salário de dezembro de uma só vez e não em 12 módicas parcelas como pretende o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Enquanto as partes não se entendem, o povo sofre sem atendimento nas unidades de saúde da Prefeitura. Um horror!

Nova eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe marcou para 2 de abril deste ano a eleição suplementar visando escolher os futuros prefeito e vice de Carmópolis. O novo pleito vai ocorrer porque a chapa vitoriosa em outubro passado (Volney Leite Alves (DEM) e Theotônio Neto), teve o registro negado pela Justiça Eleitoral. Como o impugnado foi o postulante a vice, Volney encabeçará a chapa ao lado do compositor Beto Caju (SD), que vem a ser filho de Theotônio.

Pé atrás

A queda nas intenções de adquirir produtos ou serviços por sites de compras coletivas reflete a maior consciência do consumidor. O perfil deixou de ser a compra por impulso. Agora, esses consumidores observam melhor as condições de uso oferecidas. Segundo pesquisa do SPC Brasil, 47% dos consumidores de compras coletivas diminuíram a frequência de consumo pelos sites, 42% adquiriram produtos e serviços e 61% fizeram ao menos uma compra a cada seis meses.

Bem-sucedido

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje a seguinte nota: “Francisco Dantas é o político sem mandato mais bem-sucedido na história política sergipana. É polivalente. Neste governo, já assumiu as mais diversas secretarias e uma empresa. Há quem diga que ele é ‘funcionário de partido’. Outros afirmam que seu sucesso político tem a ver com a falta de quadros na agremiação que é filiado, o PRB. Na rearrumação de auxiliares que o governador Jackson Barreto acaba de fazer, Chico Dantas foi deslocado para a Adema. Isso é que é competência política”. Misericórdia!

Vulto histórico

Getúlio foi home bom,

Fazia carnificina.

Gostava de comer fava

Misturada com resina

Sofreu, mas ainda foi

Delegado de Campina

Os versos acima são do repentista Zé Limeira, o poeta do absurdo.

 Presídios armados

É grande a produção de facas e facões no interior das penitenciárias de Sergipe. Fotografias e vídeos feitos pelos próprios detentos mostram a “fabricação” das armas brancas com ferros retirados das paredes dos presídios. Outros produtos que não podem faltar nas cadeias sergipanas são celulares, maconha e cachaça, muita cachaça. Crendeuspai!

Nem morta!

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, desistiu de vir a Aracaju anunciar medidas contra a seca porque o governador Jackson Barreto discordou que a solenidade ocorresse na sede da Codevasf. Pelo menos é isso que garante o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). O parlamentar pessebista diz, inclusive, que esse negócio de disputar quem tem mais prestígio em Brasília, se ele o Jackson, não passa de frescura política. Aff Maria!

Recorte de jornal

_________________________________________________________________________________________________1922

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 28 de julho de 1922.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também