Aracaju, 8 de maio de 2024
Search

O POVO É QUE SAI PERDENDO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Já foi dito por vários políticos que “os homens públicos quando brigam, quem perde feio é o povo”. Isso vai mal em Sergipe. Lideranças políticas de oposição e situação estão disputando quem trás ministros para assinar projetos de melhorias para o povo. A interferência política provoca o recuo desses senhores ministros, embora o benefício não deixe de vir através de ato em Brasília. Isso não é egoísmo é egocentrismo…

Oposição e situação em Sergipe já estiveram juntas. Todos esses que no momento fazem birra e apostam no quanto pior melhor. A população vê isso com certo desprezo, porque quer receber benefícios e, não, se tornar refém da exposição de poder daqueles que se elegeram para trabalhar pelo Estado e sua gente. É preciso que os políticos entendam que os benefícios – trazidos pela oposição ou situação – quando não cumpridos prejudicam eleitores dos dois lados.

Com isso, claro, todos que provocam recuos pagam mais à frente. Além disso, não funciona mais colar-se literalmente nesses ministros quando chegam ao Estado, porque a “agarração” não vai fazer o povo achar que o ‘babão’ foi quem trouxe o beneficio à população.

Um detalhe que a oposição pode não gostar: quando adversários e Governo estão defendendo a mesma estrutura de Poder em Brasília, não dá para separar o joio do trigo. Os ministros convidados, sejam pelo lado que for, mantêm a mesma posição de Brasília e geralmente vão para o Palácio dos Despachos participar da solenidade.

O ministro não pode ir para um órgão e deixar pra lá o Governo, assim como a oposição não deve marcar outro espaço para evitar a presença do governador. Isso parece um desatino que se deve rever, para que as divergências políticas e pessoais impeçam o que se traga de positivo para Estado.

ENFIM A NOVA EQUIPE

Jackson Barreto anunciou e nomeou ontem novos auxiliares para o Governo. Algumas surpresas previamente divulgadas pela imprensa, principalmente na Saúde e Fazenda.

Almeida Lima para a secretaria da Saúde provocou comentários.

QUESTÃO DA SAÚDE

Muitos comentários sobre a ida de Almeida Lima para a Saúde, mas esse era o desejo do governador Jackson Barreto desde quando assumiu o Governo.

Não o executou pela unidade política.

MAS SERÁ O BENEDITO?

O governador Jackson Barreto disse que nunca conversou com Benedito Figueiredo sobre a nomeação de Almeida, “mas havia buxixo sobre isso de todos os lados”.

– Daí eu me perguntei: mas será o Benedito!?

SERIA O FOGO AMIGO

Jackson Barreto, durante a solenidade de ontem, criticou o chamado fogo amigo e identificou de onde todos vieram e para onde foram.

Isso através de conversas e visitas no decorrer da semana.

FÁBIO E O TURISMO

Quando foi anunciado o nome de Fábio Henrique para o Turismo e de que ele era de Simão Dias, Jackson Barreto falou: “também vai ser governador”.

Em seguida, voltou-se para Belivaldo e cochichou: “depois de você…”

FALTAM NOMEAÇÃO

Dois dos novos secretários não foram nomeados: Fábio Henrique, do Turismo, e o professor Josué Modesto, da Fazenda e ficará para a próxima semana.

Ainda não foram liberados pela PRF e nem pelo MEC.

AÇÕES INTERSETORIAIS

A vice-prefeita Eliane Aquino participou, ontem, em Brasília, de reunião com o ministro Osmar Terra, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Em pauta, ações intersetoriais de enfrentamento à violência nos municípios.

MODO ARTICULADO

Segundo Eliane o setor Social, de Saúde e Educação trabalham de modo articulado com a Segurança Pública para fomentar a prevenção.

– As propostas beneficiarem a população terão meu total apoio.

O TEMPO NÃO MENTE

Foto histórica postada nas redes mostra Lula pedindo votos para Sergio Cabral, sob aplausos do Michel Temer e Dilma Rousseff.

Ao lado direito, o geólogo José Eduardo Dutra.

TOME-LHES ABRAÇOS

Luiz Inácio Lula da Silva diz que “votar no Sérgio Cabral é quase que uma obrigação moral, ética, política. É um compromisso de honra”.

E tome-lhes abraços e palmas de todos, inclusive os que romperam.

VOAM E DESAPARECEM

Freqentador assíduo do Twitter, o senador Valadares (PSB) filosofou: “Mágoas? Não vale a pena guardá-las. Enterre-as em areias rasas”.

– Porque assim voam e desaparecem pela força dos ventos.

DEFINIÇÃO PARTIDÁRIA

O senador Eduardo Amorim viaja a Brasília na próxima semana e terá conversa com o presidente do PSDB. Aécio Neves, e do PSC, pastor Everaldo.

Deve entrar de vez no tucanato…

ANDRÉ É NOME FORTE

Já André Moura vai permanecer no PSC e disputar mandato majoritário pela sigla em 2018, ao lado do aliado Eduardo Amorim pelo PSDB.

A estratégia é que os dois disputem mandatos majoritários em partidos diferentes

TEM OUTROS NOMES

Mas o bloco de oposição terá outros nomes para disputar mandatos majoritários, como o senador Valadares (PSB) e o deputado Valadares Filho (PSB).

Tem também os prefeitos Valmir de Francisquinho (PR) e Valmir Monteiro (PSC).

JÁ NA PRÉ-CAMPANHA

O senador Eduardo Amorim está circulando em vários municípios e conversando com prefeitos e secretários, para ver problemas e tentar solução.

– A pré-campanha já começou para valer, disse.

PONTE COM BRASÍLIA

O líder do Governo Temer, André Moura (PSC) esteve em Itabaiana na quarta-feira. Já ontem amanheceu em Brasília para despachos com o presidente e ministros.

André já está em Aracaju para reuniões políticas.

AUSÊNCIA DE SAMUEL

Durante a solenidade de anuncio dos novos secretários, foi percebida a ausência do deputado estadual Capitão Samuel. Talvez uma gafe do cerimonial.

É que o deputado não recebeu convite.

AGRADECE LEMBRANÇA

O empresário Luciano Barreto telefonou ontem para o Capitão Samuel e agradeceu a lembrança do seu nome para disputar o Governo do Estado em 2018.

Mas não disse aceitaria ser candidato ou não.

Notas

Presos no Lava Jato – Prestes a completar três anos, a Operação Lava Jato tem 8% dos 260 réus na primeira instância presos preventivamente por ordem do juiz Sérgio Moro. Os investigados são acusados de envolvimento corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, fraude ao sistema financeiro e organização criminosa.

0x0

Redução de prepôs – Petrobras anuncia redução no preço do diesel nas refinarias e da gasolina em 1,4%, em média.Valores começam a valer a partir dessa sexta-feira. Essas reduções de preços, a terceira deste ano, não animam os consumidores, porque ele não chegam às bombas e frustram que usa o combustível.

0x0

Operação subvenções – A partir de segunda-feira os deputados envolvidos na operação das Subvenções na Alese começam a ser ouvidos pela Justiça, a começar de Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas. Até quarta-feira outros deputados envolvidos também serão interrogados pelo juiz do caso.

0x0

Saldo devedor do cliente – A partir de abril, as administradoras de cartão de crédito não poderão mais financiar o saldo devedor dos clientes por meio do crédito rotativo por mais de um mês. O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou hoje (26) o prazo máximo para o consumidor ficar no sistema rotativo.

0x0

Moro para ministro – A Ajufe abriu consulta entre seus associados, ontem, por intermédio da internet, para a formação de lista tríplice de magistrados federais para o cargo de ministro do STF na vaga de Teori Savascki. Entre os relacionados está o juiz Sérgio Moro, que vem obtendo destaque no comando da Operação Lava Jato.

0x0

O gatinho de Rodrigo – Apesar do SUS amargar sucessivas crises com milhares de pessoas aguardando vagas para procedimentos médicos, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara e candidato à reeleição na Casa, pretende criar também Sistema Único de Saúde para animais (SUS Animal).

Conversando

Muita dedicação – Jackson Barreto (PMDB) pediu aos novos auxiliares que encarem esse grande desafio de trabalhar em tempo de crise com muita e dedicação.

Pondo as ruas a limpo – Edvaldo Nogueira cumpre compromisso ao realizar a limpeza de Aracaju. O povo não merece viver com o lixo nas ruas dos últimos meses.

Custas da miséria – Do sargento Edgard: Assim é bom, viver no luxo à custa da miséria de brasileiros. Lula, Dilma, Eike, Cabral e todos os envolvidos. Vocês são lixo!

Fracassa o diálogo – André Trigueiro diz: Muro de Berlim. Muro da Cisjordânia. Muro do México. Quando fracassa o diálogo, levanta-se um muro. E soterra-se o bom senso.

De olho na liderança – Andréia Sadi conta que PP vai com Rodrigo Maia oficialmente também. Eles estão de olho na liderança do governo na Câmara, hoje com o PSC.

Apresenta projetos – Eduardo Amorim diz que prefeito Eraldo, de Boquim, apresenta projetos de construção de ciclovia, reforma de praças e da entrada de cidade.

Mantém especulação – Setores da comunicação em Aracaju divulgam especulações mentirosas e as mantém mesmo depois de se registrar fatos em contrário.

Buscando unidade – A oposição em Sergipe está tentando segurar uma unidade que havia sido desfeita desde as eleições de 2014.

Temer procura Renan – Quando Temer, com processos, procura o processado Renan Calheiros para escolher o novo ministro do TSE, não pode vir coisa boa.

Leia também