Aracaju, 29 de março de 2024

UM NOME FORA DA PRÁTICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER plenario@faxaju.com.br

A reforma promovida pelo governador Jackson Barreto (PMDB) no secretariado obteve alguns reparos dos seus aliados e de políticos que estão na periferia do Poder. Houve uma quase unanimidade: o nome do ex-deputado federal Almeida Lima (PMDB) para a Saúde. Carimbado como bom gestor, acredita-se que dará mais força e atuação em uma das pastas essenciais do Governo.

O nome do engenheiro José Augusto Pereira para a Sedetec, indicado pelo deputado Laércio Oliveira (SD), ainda é uma ‘bela incógnita’. Não é conhecido da maioria dos já secretários, mas, pela indicação do parlamentar, imagina-se que ele realize um trabalho dentro das necessidade de Sergipe, principalmente na atração de novas empresas.

Falou-se também de Fábio Henrique. De prefeito da cidade com maior arrecadação depois de Aracaju, para secretário de Turismo é um retrocesso político. Mas talvez seja melhor do que reiniciar expediente burocrático na sede da PRF, da qual é servidor. Fábio Henrique é candidato a deputado federal em 2018, até seus aliados têm dúvida do êxito. Fábio, entretanto, é um nome que não se pode dispensar.

O nome mais falado, entretanto, é o do economista Josué Modesto para a Secretaria da Fazenda. Um bem ilustrado empresário acha que ele tem a teoria dos mestres, mas se perde na prática dos técnicos que estão com a mão na massa. Ontem, minutos antes de fechar a coluna, surgiu o comentário de que ele havia desistido. Nada confirmado

A maioria torce para que tudo dê certo, principalmente pela complexidade da Secretaria da Fazenda, que seria o chamado ponto “G” para que se chegue ao prazer de sentir a recuperação da arrecadação e de se encontrar o gozo da vitória em momento difícil da crise econômico que os Estados enfrentam, sem o mimimi teórico.

CANDIDATO SE FOR DO GRUPO

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) disse ontem que só será candidato do grupo, se esse for o desejo de todos que se uniram por Sergipe.

Também se não for, “continuarei seguindo orientação do líder Jackson Barreto”.

ADMITE QUE É MUITO CEDO

Belivaldo Chagas acha, ainda, que é muito cedo para discutir sobre isso. Admite que o assunto deve começar a ser levado à tona no segundo semestre deste ano.

– Até lá a gente fica só olhando o que acontece no momento.

CONCEIÇÃO ESTÁ CHATEADA

A ex-secretária da Saúde, Conceição, saiu chateada da solenidade de troca de auxiliares, com o discurso de Almeida Lima em relação à gestão na Secretaria.

Almeida esqueceu que ela era a gestora.

SOBRAL A DEPUTADO FEDERAL

A nomeação de Zezinho Sobral (PMDB) para a Ação Social, provocou comentários de que ele seria o candidato de Jackson Barreto a deputado federal.

Ficou o impasse com os que acham que ele disputará a Assembléia.

A QUESTÃO DO PT

Também na sombra das especulações dizia-se que o PT ficou meio cabreiro com a ida de Laércio Oliveira para o grupo, até a semana passada ainda não confirmada.

Seria a forma de alijar o PT da chapa majoritária…

POSSE FESTEJADA

A posse do ex-prefeito Heleno Silva (PRB), na próxima semana, no Escritório de Sergipe em Brasília, será bem movimentada e festejada.

O ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira (PRB) participa.

MUDANÇAS DRÁSTICAS

Um aliado do Governo não concorda com esse tipo de mudança drástica que, porque sempre provocam mal estar e um clima tenso desde que se anuncia a reforma.

Mudanças deveriam ser feitas a qualquer momento, desde que houvesse necessidade.

CAUTELA NA FAZENDA

É voz geral: todos terão cautela com a presença do professor Josué Modesto à frente de uma Secretaria complexa com a da Fazenda: “tomara que dê certo”, disse um deles.

Todos torcem que o nome empolgue.

RICARDO PREFERIU MERGULHAR

O empresário Ricardo Franco preferiu mergulhar neste momento e evitar falar sobre política. Está analisando com mais tranqüilidade mas voltará à tona decidido.

Mantém a disputa pelo Governo, mas não abandona a ideia do Senado.

SEM OPOSIÇÃO A NINGUÉM

Capitão Samuel diz que o senador Valadares (PSB) nunca fez oposição a ninguém, mas agora está fazendo “com excelência”.

E conclui: “vida que segue”

EM RESPOSTA AO SENADOR

Samuel respondeu ao senador Valadares, que o acusou de que “no período, o Capitão está fazendo uma oposição meio devagar”.

A cobrança de Valadares foi feita a Evenilson Santana.

ANDRÉ FICA NA DELE

O líder do Governo Temer, deputado federal André Moura (PSC), disse quinta-feira que não fará qualquer tipo de movimento para permanecer na liderança.

O presidente Temer sabe de sua dedicação e trabalho e deve avaliar se ele fica ou não.

VIAJA A BRASÍLIA NO DOMINGO

O deputado André Moura disse que já neste domingo terá reunião com Temer e ministros da área, para traçar ação política do Governo para o primeiro semestre.

– Estaremos lá trabalhando normalmente.

QUESTÕES DE OPOSIÇÃO

Deputado da oposição disse que na Assembleia Legislativa o bloco está se esvaziando, porque a maioria dos parlamentares do grupo se sente bem tratada por Jackson Barreto.

Ressentem-se de maior apoio da oposição.

MACHADO FAZ ANÁLISE

José Carlos Machado é candidato a deputado federal mais ainda analisa o partido que deve filiar-se para a disputa. Tem convites de vários delas.

Ontem, Robson Viana convidou Machado para filiar-se no PEN.

RAZÃO DA CORRIDA

É comum essa corrida por candidatos pelos partidos a cada quatro anos, porque exigem dos diretórios regionais que as legendas elejam deputados federais a cada pleito.

É que os federais contam  para melhorar o Fundo Partidário.

ELEIÇÃO EM CARMÓPOLIS

Estão definidas novas eleições para Carmópolis, já marcada para 02 de abril. Wolney Leite mantém a candidatura e as pesquisas feitas até agora mostram ele muito bem.

O vice-prefeito tem o nome forte de Beto Caju.

CONVERSAS NO DESO

Servidores do Deso já se preparam para a privatização e a maioria que ganha salários inferiores lamenta porque acha que sós os pequenos sairão perdendo.

– Quem tem altos salários vai se aposentar numa boa… Disse um deles.

Notas

Sobra para um apresentador – A atriz Luana Piovani, supostamente, tem feito algumas incursões pelo twitter e trata sobre política, batendo firme na corrupção. Ontem ela postou: “primeiro Cabral e agora Eike! Se Eike Batista faz opção por delação premiada, adeus Lula, adeus Dilma! Sobra até pra um certo apresentador!

0x0

Muro contra marginais – Em Aracaju, nem os veículos de comunicação estão em paz e não ficam ilesos à ação de bandidos. Uma emissora de rádio e outra de TV tiveram que construir muros altos nos fundos para tentar evitar a ação de marginais que entravam antes, no período da noite, para roubar pneus de carros e outras peças.

0x0

Novas delações da Odebrecht – O Antagonista diz que em 1º de fevereiro, Marcelo Odebrecht será interrogado por Sergio Moro, informa a Época. O interrogatório faz parte do processo contra Antonio Palocci, o operador de Lula na empreiteira. Na semana que vem, portanto, o PT pode ser mais uma vez detonado.

0x0

Bandeira verde em fevereiro – Com a melhoria das condições dos reservatórios do país devido às chuvas que vem ocorrendo desde o inicio de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou quinta-feira que em fevereiro será mantida a bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança extra dos consumidores.

0x0

PEC proíbe parcelar salário – Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda à Constituição que obriga a União, os estados e os municípios a garantir o pagamento integral dos salários dos servidores públicos, proibido o seu parcelamento. A medida está prevista na PEC 230/16, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ).

0x0

Eleição para presidir Senado – Por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta dos senadores (41), o Senado elege na próxima quarta-feira seu novo presidente. A eleição ocorre em reunião preparatória marcada para as 16 horas, no Plenário da Casa e será comandada pelo atual presidente, Renan Calheiros.

Conversando

Bandidos perigosos – Sargento Edgard acha que excluindo homicidas, bandidos da corrupção seriam mais perigosos dos que estão nos presídios.

Grandes debates – Deputado João Daniel (PT) espera que 6º Congresso do PT faça grande debate para construir novo projeto de nação mais inclusivo.

Volta como tucano – Eduardo Amorim se mostra cauteloso em relação à filiação ao PSDB, mas na próxima semana retorna a Sergipe já com as características tucanos.

Tudo no ponto – A fama de ser um gestor implacável e de pouco sorriso, faz com os servidores da Saúde estejam esperando Almeida com tudo no ponto.

Sai o de Sergipe – Concurso para Corpo de Bombeiros de PE tem 300 vagas e inscreve a partir de segunda-feira. Segundo o Capitão Samuel, logo sai o de Sergipe.

Agradece presença – O governador Jackson Barreto agradeceu ao deputado Laércio Oliveira por “você estar ao nosso lado. Muito obrigado”.

Sem reajuste – Edvaldo Nogueira diz que não pensará em reajuste da tarifa de ônibus por um bom tempo e salienta esforços da PMA para colocar salários em dia.

Começam a acertar – Capitão Samuel diz que começaram a acertar. Agentes Prisionais tem a experiência para resolver problemas interno em Presídios.

Não se dar o Poder – Segundo Clovis Silveira, “Já dizia uma velha raposa da política: O poder não se dar a ninguém e quando acontece é pra pessoa de extrema confiança”.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também