30/01/17 - 06:58:17

Canil da PM participa do seminário Dog Show K9 em Maceió/AL (Foto ascom)

A Polícia Militar de Sergipe, por meio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), junto ao Canil do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (BOPE/PMAL), participou do seminário Dog Show K9 de detecção, realizado entre os dias 20 e 22 deste mês. O evento foi realizado no estado de Alagoas.

Durante os três dias de programação, os militares tiveram orientações sobre: tipos de drive e fases do cão de busca, plano de busca e técnicas de varreduras, seleção do cão de faro, caixa de faro, tipos de indicações e premiações, tipos de equipamentos, tipos de condução, organização e treinamento para residual, socialização e treinamento em diversos ambientes.

O seminário teve como objetivo explorar a temática: “O cão como uma ferramenta de trabalho voltada para a segurança pública”. O evento abordou temas que perpassam desde o faro de narcóticos ao faro de material explosivo. As palestras foram ministradas pelo primeiro sargento fuzileiro naval R. César, da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.

Além de enriquecer o conhecimento dos militares sobre o tema, o seminário também foi uma oportunidade de integração e parceria entre as polícias de Sergipe e Alagoas, que utilizam cães farejadores de alto nível no combate ao crime.

Para os cabos Menezes e Silfarney do canil da PMSE, a conferência é uma oportunidade de demonstrar a eficiência do cão como ferramenta para auxílio nas buscas de entorpecentes, materiais explosivos e até armas, já que o faro aguçado deste animal possui cerca de cinquenta milhões de células olfativas.

Fonte e foto: PM/SE