30/01/17 - 11:34:12

André Sotero e Jeferson Passos discutem orçamento da Saúde (Foto divulgação)

O secretário municipal de Saúde, André Sotero, reuniu-se com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, na tarde desta sexta-feira, 27, para discutir o orçamento da Saúde nestes próximos meses. O objetivo desta reunião foi traçar estratégias para honrar as dívidas da SMS e as perspectivas de ação.

Segundo o secretário da Saúde a transparência é fundamental. “Foi feito um levantamento pelo nosso setor financeiro e identificamos que temos um déficit em torno de R$ 45 milhões só com os fornecedores, a cada mês fica um déficit de R$ 6 milhões. Precisamos buscar alternativas para pagar os credores”, informou o secretário André Sotero.

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, disse que o momento é muito difícil para equilibrar as finanças porque a Prefeitura de Aracaju já disponibiliza 17,23% do orçamento para a Saúde, embora a lei obrigue apenas 15%. Mas, segundo ele, existem meios para se adquirir mais recursos, como por exemplo, as emendas parlamentares. “Metade destas emendas são destinadas à saúde. No entanto, é preciso que haja projetos para as áreas e que os deputados federais e senadores tenham o entendimento das necessidades destes projetos para que eles enviem as verbas ao estado e aos municípios específicos”, pontuou.

Planejamento

André Sotero explicou que existem vários problemas financeiros na Saúde. “Mas eu e minha equipe estamos buscando alternativas para quitar as nossas dívidas. O nosso planejamento está fazendo um estudo para ver a necessidade da quantidade de funcionários, já reduzimos bastante os cargos em comissão”, esclareceu.

Outro estudo é como deve ser feito para aumentar os recursos para a média e alta complexidade “Estamos vendo se vamos implantar o prontuário eletrônico, como devemos proceder em relação ao Cartão SUS, quem vai pagar a conta. Enfim, estamos trabalhando a todo vapor, em várias frentes, para organizar a casa e prestar um serviço de qualidade à população, que é o nosso maior compromisso”, relatou o secretário da Saúde de Aracaju.

A reunião aconteceu no gabinete do secretário da Fazenda e contou com a participação dos gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mônica Passos, diretora do Departamento Administrativo Financeiro (DAF) e de João Vítor Mota, assessor jurídico e ainda, de Antônio Rocha, coordenador financeiro da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

PMA