31/01/17 - 09:49:03

Samu atende 62 vitimas de acidentes com moto em uma semana (Foto assessoria)

Foram 215 atendimentos por Unidades de Suporte Avançado (USA), 840 pelas de Suporte Básico (USB) e 25 por motolâncias

De 23 a 29 de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) atendeu a 5.440 ligações. Dessas, foram 74 orientações por telefone. Além disso, foram 215 atendimentos por Unidades de Suporte Avançado (USA), 840 pelas de Suporte Básico (USB) e 25 por motolâncias.

O Samu 192 Sergipe atendeu, também, a 13 vítimas de queda da própria altura e 23 vítimas por agressão física. Já em relação aos ferimentos por arma branca, foram 14 atendimentos. O serviço também assistiu a 23 vítimas por arma de fogo.

Ainda na semana passada, o Samu também foi acionado para atender vítimas de acidentes de trânsito. Foram 13 por atropelamentos, 62 por quedas de moto, dois por capotamento, 44 por colisões entre carro e moto, sete colisões entre carros e 10 entre motos, além de 41 vítimas de quedas de bicicleta ou moto. O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), Ronei Barbosa, explica como a população pode proceder ao presenciar esses tipos de ocorrência.

“Se o acidente causou muitas vítimas, orientamos que populares não removam as pessoas do veículo e aguardem a chegada do Samu. De imediato, recomendamos ligar imediatamente ao Serviço de Atendimento Móvel e sinalizar o local com o triângulo de segurança posicionado de modo a não comprometer as vias”, orienta.

Ainda segundo o coordenador, é preciso verificar a condição das vítimas. “Ao ligar para o Samu, é fundamental detalhar ao máximo a situação dessas pessoas. Isso ajudará a preparação dos socorristas”.

Além dos registros de atendimentos realizados, também foram notificadas ligações falsas, que têm gerado transtorno na prestação do serviço à população. Na semana passada, foram 1.041 trotes. Só no domingo, dia 29, foram 229.

Sriha

Também na última semana, o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha) realizou 590 transportes. Foram duas altas sociais, 483 remoções assistenciais e 452 para realização de exames e procedimentos, além de 12 transferências hospitalares, 12 para avaliação de especialistas e a remoção de cinco gestantes de baixo risco assistidas.

O Sriha otimiza o fluxo de pacientes entre as unidades da Rede Hospitalar do Estado e proporciona suporte de logísticas, somando 107 transportes para esse fim.

SES