Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

JB “compra” o DEM, silencia Edvaldo na PMA e isola o PT!

Quem em acompanhou rivalidade política dos últimos anos em Sergipe está estranhando alguns acordos que estão sendo “costurados” nos bastidores e ventilados por setores da imprensa. É do conhecimento de todos, por exemplo, que antes da eleição de 2014, por vezes, o governador Jackson Barreto (PMDB) recebeu em sua residência no bairro Atalaia a senadora Maria do Carmo (DEM). Até o então prefeito João Alves Filho (DEM) chegou a visita-lo uma vez, quando o peemedebista, através do deputado estadual Róbson Viana (PEN) articulava a indicação da senadora democrata para a vaga de vice-governadora na chapa governista contra o senador Eduardo Amorim (PSC), candidato da oposição.

Como o acordo não prosperou e como João Alves Filho, pressionado pela família, desistiu de tentar o governo do Estado mais uma vez, Jackson findou optando por Belivaldo Chagas (ainda no PSB e hoje PMDB) para completar a chapa vitoriosa naquela eleição.  O democrata, inclusive, descumpriu um acordo firmado com o vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB), que só aceitou disputar a eleição de 2012 com o compromisso de assumir a PMA, mas familiares de João Alves se posicionaram contra a sua renúncia para disputar o governo naquele ano.

Reeleito, JB ampliou sua inimizade com os irmãos Amorim e ganhou um novo desafeto: o senador Antônio Carlos Valadares (PSB). Fragilizado em 2016, o governador não conseguiu emplacar o nome (Zezinho Sobral) do seu agrado para a PMA e findou tendo que apostar em Edvaldo Nogueira (PCdoB), mesmo a contragosto, num primeiro momento. Com a liderança do comunista em todas as pesquisas e derrotando Valadares Filho (PSB) e João Alves, o governador entendeu que estava no caminho certo e apostou todas as fichas para a vitória do ex-prefeito da capital. Foi decisivo no 2º turno do pleito, usando maciçamente a imagem da senadora no evento do PSB para desgastar Valadares.

Passada a eleição municipal, certamente ainda durante o processo da transição das gestões, os ânimos foram se acalmando e, agora, três meses depois, desafetos recentes parecem ter “selado a paz” nos últimos dias. O deputado Róbson Viana voltou a conviver em harmonia com o governador e o prefeito eleito, e parece ter trazido consigo Maria do Carmo e quase todo o DEM de João Alves Filho. Adversários em várias eleições, os comunistas estão em silêncio quanto à aproximação dos democratas do governo. Este colunista, inclusive, defendeu que Edvaldo Nogueira focasse o início da gestão no trabalho e não ficasse olhando para trás. Mas, para quem conhece a rivalidade entre os grupos, pelo visto, o silêncio prevaleceu…

Mesmo herdando uma suposta dívida da ordem de R$ 530 milhões, conforme fora divulgado, ainda assim Edvaldo Nogueira silenciou diante de um DEM combalido, fragmentado e esvaziado em Sergipe, mas agora aliado. Sem muitas opções, e cotada até para ser vice-governadora em uma chapa governista na eleição do próximo ano, para muitos Maria do Carmo “vendeu” o partido para o governador que já tinha conquistado uma gama de filiados. É a velha conveniência política tão criticada nos bastidores. Justiça seja feita, ainda não se tem informações sobre a chagada do ex-prefeito João Alves ao governo de JB que, a cada dia, vai ficando mais inchado.

Em meio a esta mudança no cenário, também é visível o desprezo com que Jackson Barreto trata boa parte do Partido dos Trabalhadores. Logo o PT que por anos ditou o ritmo da política de Sergipe com Marcelo Déda (in memoriam) e José Eduardo Dutra (in memoriam), hoje é uma legenda sem força, sem garra e sem reação. Conformada com poucos espaços na administração. Para quem acompanhou os embates políticos nas duas últimas décadas, por exemplo, hoje se espanta vendo o partido acuado, sem vez e sem voz, desacreditado e assistindo a tudo, em cima do muro, a chegada do “velho DEM” no governo de JB, do PMDB. E as “nuvens” seguem se movendo…

Veja essa!

Numa conversa entre políticos, no final de semana, veio a tona uma informação quente: dentro do governo de Jackson Barreto há quem trabalhe, à surdina, para que Belivaldo Chagas seja contemplado com uma cadeira no Tribunal de Contas, mais cedo do que se espera, e não participe da sucessão estadual em 18.

E essa!

Dentro do agrupamento, o sentimento é que para suceder Jackson Barreto, o governo não trabalharia com uma chapa apenas competitiva. Estudam dois nomes fortes e com certa densidade eleitoral para garantir o comando do Estado por mais quatro anos.

Fica ou sai?

A mesma roda política também chegou a um entendimento que dificilmente o senador Eduardo Amorim deixará o PSC para se filiar ao PSDB. A leitura já é conhecida e real: no Partido Cristão o sergipano é a “grande estrela nacional” e entre os tucanos poderia perder espaços importantes dentro do Congresso.

Zé Franco

Entre os tucanos, há quem defenda a continuidade do ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco na presidência do partido. Acham que seu estilo é agregador e que ele pode costurar uma importante aliança para 2018. São fortes os rumores também de uma intervenção da nacional na Executiva Estadual do partido em Sergipe.

Machado

Apesar de ter iniciado as conversações que podem mantê-lo no PSDB, o ex-deputado José Carlos Machado segue sendo muito assediado por vários partidos políticos. PRB, PDT, PEN, PROS, PPS, PMDB, PTN, PP e outras legendas já teriam manifestado o interesse em sua filiação.

Olho em 18!

O assédio de vários partidos a Machado tem explicação: ele é pré-candidato a deputado federal em 2018 e é um nome bastante competitivo. Sem contar que todos os partidos estarão brigando para eleger, pelo menos, um deputado federal no próximo ano.

Falando nele!

Machado tem chamado a atenção dos setores da política por ter circulado com frequência com o ex-governador Albano Franco. Os dois desconversam, mas é certo que estão estudando um projeto político para o próximo ano. Albano ainda transita muito bem na capital federal e junto a setores importantes da economia do País.

Laércio Oliveira

A ida de Laércio Oliveira para o agrupamento de Jackson Barreto deu uma “esfriada” em muitos aliados do governador que estudavam se lançar ao Senado em 18. A leitura é a mesma feita por este colunista, recentemente: Laércio é a alternativa do governo para tirar votos da oposição.

João Daniel

O deputado federal não está tendo muito prestígio com o governo federal para fazer a política que desenvolvia no Sertão anteriormente. Está se movimentando muito e correndo atrás do prejuízo. Deve ter o voto de boa parte do Sintese, do Sem Terra e dos Movimentos Sociais da região. Mas, até onde se sabe, já foi melhor por lá…

Outros

Também não estão bem avaliados os deputados federais Jony Marcos (PRB) e Adelson Barreto (PTB). O primeiro conta com a força da Igreja e a desistência do Pastor Heleno para tentar a reeleição; o segundo já se fala que é candidatíssimo a deputado estadual. BSB não lhe garante a exposição que tinha por toda a sua trajetória na política.

Fábio Reis

Apesar de ter mantido muitas bases eleitorais, quem também corre atrás do prejuízo é Fábio Reis (PMDB). A derrota do grupo em Lagarto pode não ter sido tão decisiva, mas é fato que a pré-candidatura de Gustinho Ribeiro (PRP) para federal vai atrapalhar e muito a reeleição do deputado.

Seguem bem

Quem está bem no cenário político ainda são Fábio Mitidieri (PSD), André Moura (PSC) e Valadares Filho (PSB). O entendimento é que os três, se disputarem a reeleição, tendem a conseguir. O quarto nome com boas chances seria Laércio Oliveira se não disputar o Senado em 2018. A bancada da Câmara deve se renovar em 50%, pelo menos.

Exclusiva!

Mais uma do Estado mais violento do Brasil: mais dois veículos que fazem a linha Aracaju/Laranjeiras da Coopertalse foram assaltados nessa segunda-feira (30), quando os bandidos promoveram arrastões e levaram todos os pertences dos passageiros. Ninguém ficou ferido, mas a ação terá consequências para a população.

Bomba!

Os condutores de veículos da empresa que fazem a linha vão se mobilizar para, a partir das 18 horas, encerrarem o trabalho por falta de segurança. Ou seja, quem mora em Laranjeiras e se desloca para vir estudar ou trabalhar em Aracaju poderá ficar sem transporte para voltar para casa a noite.

Mobilização

Os motoristas estão conversando com populares no sentido que eles formem uma comissão e cobrem uma posição da Secretaria de Segurança Pública. Cobram iluminação nos trevos de acesso aos municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, onde os assaltos estão ocorrendo com frequência.

Laranjeiras

O prefeito Paulão das Varzinhas (DEM), acompanhado da primeira-dama, Martha Hagenbeck, participou da tradicional Procissão de Bom Jesus dos Navegantes, no Rio Cotinguiba. Pescadores, fiéis e amigos acompanharam o gestor que, dentre outras promessas, assumiu o compromisso de retomar a valorização das tradições culturais do município. “Há muitos anos o povão não lotava a praça e as ruas de Laranjeiras nessa procissão. Isso só aumenta minha responsabilidade”, disse o prefeito.

Goretti Reis

A deputada estadual, Goretti Reis (PMDB), se reuniu na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com o diretor-presidente, Carlos Fernandes de Melo Neto, e com o diretor de Meio Ambiente e Engenharia, Gabriel de Campos. O objetivo do encontro foi o andamento da duplicação da adutora do Piautinga, que abastece Lagarto, Riachão do Dantas, Simão Dias e povoados.

IPTU

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou o decreto que cria a comissão de trabalho responsável pela reavaliação da lei que estabeleceu o reajuste anual de 30% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até 2022. A constituição do grupo é um compromisso firmado pelo atual gestor municipal para viabilizar a revogação do aumento do tributo.

Comissão
A comissão, formada por cinco servidores, funcionará no âmbito da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tendo a coordenação do secretário Jefferson Passos. O prazo para apresentação da conclusão dos estudos é de 90 dias. Integram o grupo os servidores Ignez Melo Souto Maior, João Freire Prado, Heverton Alves de Souza, Wallace Souza Barbosa e Marcos Trindade de Jesus. Além do prefeito, os secretários Carlos Cauê (Governo) e Jefferson Passos assinaram o decreto.

Georgeo Passos

Um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (PTC) pretende regulamentar a presença de bombeiros civis em áreas de risco ou eventos de grande concentração. “Verificamos que a profissão de bombeiro civil é a única em todas do Brasil que possui uma Norma Brasileira Reguladora específica. Por isso, vinculamos o projeto à critérios objetivos e parâmetros técnicos elaborados especificamente para essa atividade”, explicou Georgeo.

Estado

O governo do Estado inicia o pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de janeiro nesta terça-feira (31) de todos os servidores da Secretaria de Educação, Ipesaúde, Segrase e aposentados do Funprev. Na terça (7), recebem celetistas das Fundações de Saúde e do Samu e funcionários da Emdagro, Cohidro, Emgetis, Emsetur, Codise, Cehop e Pronese. O calendário será finalizado dia 11, com o pagamento dos aposentados e pensionistas do Finanprev, servidores da Secretaria de Saúde e Fundações e demais secretarias de Estado.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também