Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

O QUADRO SERÁ OUTRO EM SETEMBRO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O senador Eduardo Amorim filia-se amanhã ao PSDB. Já retorna a Aracaju na próxima sexta-feira bem “aplumado”. Agora, enfim, Tucano com vontade exposta e imutável de disputar o Governo do Estado: “sou candidatíssimo – disse – e não há razão para recuar”. Nesse caso fica bem definido que o senador Antônio Carlos Valadares vai à reeleição e o filho também.

O líder do Governo, André Moura (PSC), pode tentar mandato majoritário, mas não descarta a possibilidade de se manter deputado. Tudo vai depender do que pode ocorrer até setembro deste ano, para definições. Os quadros são poucos, porque há um vazio de lideranças e muita dificuldade de que se crie uma em pouco espaço de tempo.

Apesar de demonstrar uma melhor movimentação, a oposição não transmite mais a garra que chegou a fazer Marcelo Déda, muito doente, vir de São Paulo e propor um acordo para aprovação do Proinvest. Aquela foi uma época em que a oposição expunha força e unidade, mas hoje ela se movimenta com parcimônia em alguns municípios e com dificuldades em outros. Além disso, não consegue se unir em pontos estratégicos como a Assembleia Legislativa e até em Brasília.

O governador Jackson Barreto ainda não está absolutamente certo de que será candidato ao Senado. Mas passa por sua cabeça a ideia de preparar dois nomes fortes para os eleger senadores por seu bloco, enfraquecendo a oposição. Isso é o que mais deseja. Quanto a governador do Estado, tem o nome do vice Belivaldo Chagas (PMDB), que a partir de julho iniciará visitas a cidades do interior, para consolidação de sua provável disputa pela sucessão.

Lógico que muita coisa ainda vai rolar, mas pelo que se vê neste momento são membros de oposição insatisfeitos, principalmente porque não estão no topo do grupo e perderam posições importantes como as que tinham antes de 2014 e agora viram acabar tudo com a derrota para a Prefeitura de Aracaju.

A ATUAÇÃO DE JOSUÉ

Apenas para lembrar, Josué Modesto, que assume Fazenda, não é um teórico. Ele esteve à frente da Universidade que tem orçamento maior que muitas Prefeituras.

E mais: foi ele que expandiu a UFS com aumento de campus e cursos.

TRABALHAR COM INOVAÇÃO

Engenheiro José Augusto Pereira assume a Sedetec com a experiência de quem trabalha na área há anos, e busca a implantação de projetos inovadores, dentro da modernidade.

É um engenheiro que sempre atuou em trabalho de ponta na área tecnológica.

AINDA FALTA REUNIÃO

O governador Jackson Barreto (PMDB) ainda não marcou reunião com o secretariado, agora com novos integrantes, para trata de como será a nova administração.

O objetivo do Governo é impor maior celeridade e reduzir o peso do Estado.

PRIVATIZAÇÕES BATEM À PORTA

O Sindicato dos servidores do Deso começa a trabalhar para evitar sua privatização. Quer manter o status da ineficiência e gasto do dinheiro publico.

A privatização do Deso já bate à porta.

SENADOR DIZ QUE É A FAVOR

O Sindicato foi buscar apoio do senador Eduardo Amorim, prestes a entrar no PSDB. Em Sergipe o senador é contra por sua posição de oposição.

A privatização do Deso não depende mais de Sergipe.

CAUSA GRANDE SILÊNCIO

O pagamento do salário de janeiro a servidores do município contraria a oposição, que torce para que o município pague os salários em atraso.

Valerá sempre a lei do quanto pior melhor – de todos os lados.

COMISSÃO SOBRE IPTU

O prefeito Edvaldo Nogueira assina decreto criando a comissão que revoga o aumento de 30% para o IPTU, cumprindo assim mais uma promessa de campanha.

O grupo é comandado por Jefferson Passos e terá 190 dias para concluir os estados.

MUDANÇAS NO ESTADO

É provável que para as eleições de 2018 haja um reenfrentamento de esquerda e direita pela disputa da Presidência da República, com o PSDB fazendo coligação com PMDB.

Hoje, não há líderes no País fora desse circulo vicioso.

COMO FICA SERGIPE

Nesse caso, o governador Jackson Barreto (PMDB) precisa fazer uma opção política definitiva, buscando uma estrutura forte fora desse eixo vicioso.

Nesse caso, Jackson deve manter-se no cargo e apoiar um nome fora do ciclo.

AMORIM DISPUTA GOVERNO

Há um detalhe bem claro: o senador Eduardo Amorim já disse e confirmou que será candidato a governador do Estado.

E, lógico, vai tentar que a aliança para presidente prossiga nos Estados.

ISSO NÃO É TÃO FÁCIL

Como as coligações nos Estados necessariamente não precisam cumprir o que fora fechado por Diretórios Nacionais, o fechamento de questão pode não dar certo.

Afinal, o PMDB e PSDB não querem perder nos Estados que podem ganhar.

ROGÉRIO ESTÁ ATUANDO

O ex-deputado federal Rogério Carvalho (PT) está visitando municípios e tratando de política dentro do partido. Acha viável disputar o Senado ao lado de Jackson Barreto.

Rogério acha que o PT tem que buscar a todo o custo a unidade.

MARCIO FALA O MESMO

Marcio Macedo (PT), tesoureiro nacional do partido, o nome citado para presidente, também defende a unidade do partido para assegurar posições políticas em 2018.

Marcio também defende a unidade.

DIFÍCIL NA OPOSIÇÃO

Filiados a um dos partidos que optaram pela oposição estão em má situação. Perderam os seus cargos no de Cargo em Comissão no Governo e estão sem ter para onde ir.

A direção da sigla anuncia que não tem o que fazer.

ASSINATURA NO NINHO

O senador Eduardo Amorim assina a ficha de filiação ao PSDB, amanha, no gabinete do presidente do Partido, senador Aécio Naves.

A solenidade de filiação será realizada em Aracaju.

JOVAIR TOMA FÔLEGO

Toma bom fôlego a candidatura do deputado federal Jovair Arantes (PTB) a presidente da Câmara Já são quase oito candidatos, todos de oposição a Rodrigo Maia (DEM).

Maia ainda enfrente problemas de poder ou não ser reeleito.

FORA DO PROCESSO

O presidente Temer pediu a seus auxiliares da área política, que ficassem fora do processo de escolha dos candidatos a presidente do Senado e da Câmara.

Não quer que o Governo se envolva.

ANDRÉ PERMANECE

O deputado federal André Moura (PSC), líder do Governo na Câmara, despachou ontem com o presidente sobre a agenda política para o primeiro semestre deste ano.

Tudo indica que André continuará na Liderança do Governo.

Notas

Medo de morrer na prisão – Pessoas próximas a Eike Batista relatam que o empresário está com medo de morrer na prisão. Isso porque ele doou 20 milhões de reais para o projeto das UPPs. Enquanto funcionou, a UPP retomou territórios antes controlados por traficantes, impondo prejuízos e prisões às facções criminosas.

0x0

STF julga reeleição – O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a julgar amanhã, na volta aos trabalhos após o recesso, o processo que pode impedir réus de ocuparem as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado, cargos que estão na linha sucessória da Presidência da República. O caso começou a ser julgado no ano passado.

0x0

OAB quer retirar segredo – A OAB comemorou a decisão da ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de homologar os depoimentos dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato. No entanto, a entidade defendeu que seja retirado o sigilo sobre os depoimentos.

0x0

Análise das delações – A decisão foi anunciada ontem. A presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, havia autorizado que os juízes auxiliares da equipe do ex-ministro Teori Zavascki continuassem a análise das delações e realizassem as audiências com os delatores. Os depoimentos permanecem sob sigilo.

0x0

Reduzir burocracia – O Congresso concentra vários esforços para reduzir a burocracia tendo em vista a crise econômica que impõe a remoção de barreiras ao crescimento do País. Uma comissão mista, de deputados e senadores, foi instalada em dezembro passado e será presidida pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ).

0x0

Processo redistribuído – O processo em que os ex-deputados federais Eduardo Cunha e Solange Almeida (ambos do PMDB-RJ) são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por propinas pagas na compra de navios-sonda pela Petrobras foi redistribuído para a 13ª Vara Federal de Curitiba.

Conversando

Turminha do contra – Usiel Rios diz que a Prefeitura de Aracaju antecipa pagamento dos salários de janeiro dos servidores. Para asco da turminha do contra.

Sargento Edgard – Quem compra votos, tem que recuperar o dinheiro e ainda lucrar, o resultado é esse que estamos vendo no país. Obs: quem vende o voto é cúmplice.

Contra privatização – Eduardo Amorim se declara contra a privatização da Deso e vamos somar esforços para que não ocorra tal feito.

Dois pesos da justiça – Antônio Samarone vê Dois pesos da Justiça na lava a jato: uns presos para averiguações, outros protegidos com o sigilo das provas.

Fim do carnaval – Aracaju não terá carnaval. Até os blocos estão diminuindo pela metade e muitos poucos sairão. Salvador e Rio também reduziram os desfiles de blocos.

Código do consumidor – Emilia Correa diz que o Código de Defesa do Consumidor existem penas para aquele fornecedor que não obedecer a suas regras.

Ao lado do bispo – Ao lado do Bispo de Própria, D. Mario Rino Sivieri, o senador Valadares participou da procissão de Bom Jesus dos Navegantes no rio São Francisco.

Grande novidade – Clóvis Silveira diz que delação revela como se dava financiamento eleitoral da elite política por caixa dois. Quem não sabia disso há muito tempo?

Raspar as cabeças – É regra no sistema prisional do Rio raspar cabeça dos presos para evitar infestação por piolhos. Eike Batista e Sergio Cabral não escaparam.

Leia também