Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

TEM GENTE CHATEADA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Na Assembleia Legislativa nem todos os aliados do governador Jackson Barreto (PMDB) ficaram satisfeitos com a reforma feita no secretariado. As conversas são de pé de ouvido, resmungam-se não pela ‘mexida’, mas pelo tempero posto por baixo do angu. Pelo menos dois deputados ficaram visivelmente chateados porque sequer foram ouvidos: “no período eleitoral, tudo depende de nós”, lamentou um deles.

Durante uma conversa longa, dois parlamentares confidenciaram que não têm um único cargo importante no Governo, e ‘quando Jackson promove uma reforma entre seus auxiliares, com objetivo de dar mais visibilidade à Administração, lembra-se de aliados como Heleno Silva (PRB), Fábio Mitidieri (PSD) – que também abocanhou vantagem na Prefeitura –  e do deputado Laércio Oliveira (SD), que integra a base a partir das eleições municipais.

Esses parlamentares sugerem que o governador Jackson Barreto promova uma reunião entre os deputados que sempre estiveram “fechados” com ele sempre, mesmo que não esqueça alguns membros da oposição que estão desembarcando no Governo de forma ainda discreta, para que todos exponham queixas ou satisfações com o formato em que foi posta uma nova equipe à mesa.

Ninguém nega que o governador tenha o direito e dever de realizar a mudança que entender na administração. É ele que comanda. Mas entendem que as reformas devem ser feitas com a participação de todos e não para beneficiar aliados recentes, que “não mexeram a feijoada, mas levaram os melhores pedaços”. Insistiram que as próximas eleições não estão tão longe e que “a votação de projetos deve ser necessária a qualquer momento, e não serão os que transitam bem nos cargos oferecidos, que terão condições de ajudar em sua aprovação”.

ABAIXO DE ZERO

A chance de Belivaldo Chagas (PMDB) deixar a vice para tentar vaga no Tribunal de Contas é abaixo de zero. “Não me interessa em hipótese alguma”, disse

– A quem interessa essa fofoca para me tirar do Governo?

NÃO HÁ SAÍDA

Além disso, até 2018 não haverá saída de algum conselheiro para que haja vaga a assumir por alguém. Belivaldo diz que está trabalhando e cumprirá seu mandato.

Não diz, mas lógico que tem interesse em disputar o Governo em 2018.

A FOFOCAGEM É TRISTE

Há também uma fofoca eterna, surgida neste final de ano, de que Clovis Barbosa sairia do TCE para disputar vaga no Senado. Seria uma espécie do ‘Moro sergipano’.

Clóvis não tem força política para ser senador.

NOVAS PRISÕES DE GESTORES

Clovis Barbosa avisou ontem que ainda haverá prisões de gestores, por conta do uso indevido de verbas no final do mandato.

– A sociedade pode aguardar que muita coisa será revelada até março, sugere.

SAQUES DE CHEQUES À VONTADE

O conselheiro Clovis Barbosa denuncia que há exatos 1.056 cheques que foram sacados por gestores públicos no último dia de mandato.

– Mais 800 cheques devem levar a ex-prefeitos e ex-secretários…

PREPARADO À DISPUTA

Senador Eduardo Amorim fala das eleições ao Governo 2018: diz que seu nome está à disposição no ‘nosso bloco político, mas a decisão não é só minha’.

– Estou preparado, mas não vai ser fácil.

COMO NÃO SERÁ FÁCIL

A pergunta que se faz nos bastidores políticos: “Por que não será fácil Eduardo disputar o Governo do Estado”? Existem outros nomes, mas só ele quer.

As demais lideranças da oposição não pensam em Governo.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS

Valadares Filho se apressa em divulgar que através de pleito dele foi confirmado evento com os prefeitos de Sergipe na terça-feira (7) aqui em Brasília.

O ministro Helder Barbalho vai formalizar liberação de recursos  de emergência.

JÁ ESTÁ TUDO CERTO

Hoje será definitivo: o senador Eduardo Amorim almoça com o presidente do PSDB, Aécio Neves, e se filia ao partido na presença de outros colegas

Ontem ele conversou com o Pastor Everaldo, (do PSC) e ficou tudo acertado.

AINDA NÃO TOMARAM POSSE

Três novos secretários do governador Jackson Barreto ainda não tomaram posse: Fábio Henrique, no Turismo, e Josué Modesto, na Fazenda.

O engenheiro José Augusto ainda não assumiu a Sedetec.

COM TOTAL AUTONOMIA

Uma fonte do PMDB disse ontem que o grupo dos Reis vai “assumir” a Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), dentro de mais alguns dias.

Detalhe: “com total autonomia”.

EQUAÇÃO NÃO BATE

Na opinião de aliados do governador Jackson Barreto essa equação que fora montada com a formação do novo secretariado, não dará certo “de jeito nenhum”.

– É que os interesses são conflitantes, disse um deles.

JOSÉ FRANCO FICA

O presidente regional do PSD, José Franco, vai se manter no PSDB e se Eduardo Amorim for o presidente diz que “ficarei muito feliz”.

Zé afirma que sempre incentivou Eduardo a pousar no ninho tucano.

SE FICAR INCOMODADO

José Franco diz que a única possibilidade de não permanecer no PSDB é em caso de se sentir incomodado dentro da legenda: “mas tenho certeza que isso não vai acontecer”.

– Mas, levando em consideração que política é a arte do impossível…

NÃO SERÁ POUCO…

Em 2018, cada coligação vai precisar entre 125 mil a 130 mil votos para eleger o primeiro candidato a deputado federal, o que não será fácil.

Deputados que tentam a reeleição já começam a se preocupar.

EM CASO DE ABSTENÇÃO

A expectativa de alguns pré-candidatos é que a abstenção em 2018 seja dentro do nível da que ocorreu em 2016 (quase 50%), para que reduza a proporcionalidade.

Mas, mesmo assim, a expectativa não é de moleza.

PENSOU EM TER CONVERSA

O senador Eduardo Amorim pensou em ter uma conversa com o senador Ricardo Franco, para tratar sobre política, mas foi aconselhado a evitar o encontro.

Ricardo não quer conversa com a oposição.

EMBORA ESTEJA MERGULHADO

Mesmo que tenha mergulhado para conversas políticas, Ricardo Franco se mantém bem flexível nas conversas sobre o projeto que tem para disputar mandato majoritário.

Ele tem reunido um grupo para ouvir sobre as condições política.

Notas

Milhões para Sergio – Segundo informa Lauro Jardim, de O Globo, Eike Batista confessou no depoimento que prestou ontem na Polícia Federal que repassou US$ 16,5 milhões para Sérgio Cabral por meio dos irmãos-doleiros Marcelo e Renato Chebar. Este é o dinheiro envolvido na falsa venda de uma mina de ouro.

0x0

Fachin na segunda turma – O ministro do STF Edson Fachin vai se colocar à disposição para integrar o colegiado que julga os processos da Operação Lava Jato. Nos bastidores, ministros defendem o nome da Fachin para ocupar a Segunda Turma, na cadeira que ficou vaga com a morte de Teori Zavascki, relator da Lava Jato.

0x0

Eleição esquenta na Câmara – A movimentação em torno da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados intensificou-se ontem. Os pré-candidatos à presidência da Casa participaram de reuniões de bancadas partidárias para pedirem o apoio e o voto na eleição que vai acontecer amanhã, a partir das 9 horas.

0x0

Não vê impedimento – Sobre os questionamentos em relação a um possível veto a sua candidatura, Rodrigo Maia disse que não vê impedimento, já que foi eleito para mandato suplementar. Maia assumiu a presidência em 14 de julho do ano passado para um mandato tampão, após a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

0x0

Eleição para Mesa do Senado – Senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT) disputarão hoje a presidência do Senado. Líder do PMDB, Eunício foi indicado pela sua bancada, que é a maior da Casa. Medeiros, que é vice-líder do governo, aposta no sigilo do voto para ganhar o apoio de dissidentes.

0x0

Proposta de parlamentarismo – Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição de autoria do deputado Beto Rosado (PP), que institui o sistema de governo parlamentarista no Brasil. A proposta também altera a eleição dos deputados, prevendo sistema distrital e majoritário, em lugar do atual sistema proporcional.

Conversando

Carnaval e a crise – O carnaval este ano está terá muita dificuldade em cidades como Salvador, São Paulo, Rio e Recife. Alguns blocos não vão sair em razão da crise.

Carnaval em Neópolis – Em Sergipe, até o momento, a cidade que afirmou que fará Carnaval foi Neópolis, que é tradicional nos quatro dias de folia.

Adrenalina na política – Presidente do PPS, Clóvis Silveira, considera que apesar da aparência de serenidade, está subindo a adrenalina do mundo político de Sergipe!

Sargento Edgard – Acho contraditória prisão especial para nível superior, afinal, quanto mais conhecimento, melhor entendimento do crime que está cometendo.

Suspende venda – A deputada Ana Lucia vibra com Justiça Federal de Sergipe, que acatou ação popular e suspende venda de Suape pela Petrobras.

Contra privatização – O senador Eduardo Amorim é contra a privatização do Deso e favorável a dezenas de altos salários que não trabalham.

Espera as sessões – O presidente da Câmara, Nitinho Vitale (PSD) espera o início das sessões plenárias, para colocar em prática o seu projeto de administração.

Seca se agrava – A seca no sertão sergipano se agrava e há dificuldade na distribuição de água potável por parte do Exército. Há privilégios nessa distribuição.

Reuniões nos Despachos – Jackson Barreto não foi a Brasília ontem e preferiu permanecer em Sergipe. Fez série de reuniões administrativa no Palácio dos Despachos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também