Aracaju, 29 de março de 2024

De olho em 2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Governadores e prefeitos vão aproveitar este ano para arrumar as casas com vistas às eleições de 2018. Os gestores estaduais e municipais se ocuparão dos investimentos a serem feitos para melhorar os serviços públicos visando angariar a simpatia da população. Precisarão trabalhar muito, principalmente na captação dos recursos federais necessários à execução de obras projetadas ou já em execução. Não será tarefa fácil, pois o temerário inquilino do Palácio do Planalto anuncia ter fechado as torneiras para retomar o controle da economia. Na espreita, a oposição vai torcer pelo fracasso dos governadores e prefeitos, na tentativa de aumentar sua chance de sucesso no pleito de 2018. Portanto, mesmo este sendo um ano sem disputa eleitoral, a classe política não moverá uma palha sem pensar nas futuras eleições. E assim caminha a humanidade.

Na Mesa

Os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) foram prestigiados na eleição da nova Mesa Diretora do Senado para o biênio 2017-2018. O primeiro foi eleito para a terceira Secretaria, enquanto o novo tucano se elegeu primeiro suplente de secretário. E o cearense Eunício Oliveira (PMDB) é o novo presidente do Senado.

De peixe a pássaro

Durante almoço em Brasília, prestigiada por toda a bancada tucana no Senado, o ex-PSC Eduardo Amorim se filiou ao PSDB. A ficha de filiação do parlamentar sergipano foi endossada pelo presidente da legenda, senador Aécio Neves. A festa para marcar a troca de partido deverá ocorrer em Aracaju, em data ainda a ser agendada. Aqui pra nós, só em política um peixe vira pássaro!

Área de risco

Recuperados em 1999, os mercados centrais de Aracaju estão literalmente entregues às baratas e ratazanas. Abandonados desde a administração passada, aqueles centros de comercialização estão sujos, cheios de usuários de drogas e tomados por marginais prontos para avançar nas bolsas dos menos precavidos. A estrutura dos antigos prédios carece de melhorias urgentes para que o local recupere a beleza que tanto encheu de orgulho os aracajuanos quando foi reformado.

Desigualdade

O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos o índice é apenas 8%. Os dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade reforçam a tese de que as desigualdades entre negros e brancos se repetem no ambiente escolar. Coisas do Brasil!

Sem reajuste

Pelo menos até julho deste ano a tarifa dos ônibus da Grande Aracaju não será reajustada. Quem garante é o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Segundo ele, as empresas conseguiram um ótimo aumento no ano passado, enquanto a classe trabalhadora só teve direito à correção da inflação. Não é isso que pensam os empresários do setor, que já enviaram à Prefeitura uma proposta de reajuste da tarifa. Vão esperar um pouquinho mais. Melhor assim!

Greve branca

Com os salários de dezembro atrasados, os médicos da Prefeitura de Aracaju seguem em greve até terem a grana depositada em suas contas. Portanto, quem estiver doente não deve procurar os postos de saúde do município. O melhor é recorrer a um pai de santo ou a uma simpática rezadeira. Uma cigana também pode adivinhar quando a Prefeitura vai pagar os salários da turma do jaleco branco. Aff Maria!

Vê se pode!

Derrotado em Aracaju pela força política do governador Jackson Barreto (PMDB) o ex-prefeiturável e deputado federal Valadares Filho (PSB) disse entender a preocupação de JB em conquistar novos aliados. Segundo o parlamentar, “este desespero do peemedebista é por causa da impopularidade de seu governo na Grande Aracaju”. Conclui-se que se Jackson estivesse bem na fita, a derrota de Vavazinho teria sido bem mais fragorosa. Marminino!

Dia e posse

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) empossa hoje o advogado Alexandre Figueiredo (PMDB) como secretário do Controle Interno de Aracaju. A solenidade de posse está marcada para às 15h, na sede da Prefeitura. Filho do secretário estadual de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB), Alexandre sonha em se eleger deputado federal em 2018. Então, tá!

Qualquer banco

A Federação Brasileira de Bancos informou que a implantação da nova plataforma de cobrança dos boletos bancários, prevista inicialmente para valer a partir de março, foi prorrogada e terá início em julho. Pelo novo modelo, boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco.

Rainha do Mar

Neste 2 de fevereiro se comemora o Dia de Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar”. Orixá muito respeitada e cultuada, ela é tida como mãe de quase todos os Orixás Iorubanos. É protetora dos pescadores e jangadeiros. Para homenageá-la, as pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outros objetos. Odôiyá, Odô Fiaba!

Recorte de jornal

__________________________________________________________________________________________________1896

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 5 de dezembro de 1896.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também