Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Períodos de matrícula das escolas estaduais já estão disponíveis (Foto ascom)

__________________________________________________________________________________________________999

A partir da implantação do Portal da Matrícula Online, em 2016, o governo estadual criou condições iguais de acesso à rede estadual e permitiu aos pais e responsáveis legais efetuarem a matrícula de forma virtual, bastando apenas estar conectados à internet, em casa ou em qualquer outro local

Com um cronograma específico, estabelecido de acordo com o término do ano letivo 2016 em cada uma das 357 unidades de ensino da Rede Pública Estadual, os prazos para a realização de matrículas de estudantes, egressos e candidatos à rede, já podem ser consultados no Portal da Matrícula Online, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Moderna e inovadora, essa ferramenta foi implantada com sucesso pelo Governo de Sergipe em 2016 e permitiu acabar com as longas filas que se formavam em frente aos principais colégios estaduais no período de matrícula escolar. A partir de então, todas as matrículas da Rede Estadual são feitas exclusivamente via internet, por meio de computadores, tablets ou celulares.

E para as pessoas que não têm acesso a esses recursos, a Seed disponibiliza a estrutura física de todas as unidades de ensino da rede, colocando à disposição computadores e servidores para orientar e auxiliar o processo de matrícula.

Como forma de facilitar os procedimentos necessários à realização desse processo, a Coordenadoria de Informática (Codin/Seed) realizou este ano algumas alterações no Portal da Matrícula Online que o deixaram ainda mais funcional.

Procedimentos

Simples e fácil, para efetuar a matrícula de um estudante na Rede Estadual é necessário apenas que os pais ou responsáveis legais acessem o Portal da Matrícula (http://matriculaonline.seed.se.gov.br/EspacoDoAluno) e em seguida busquem o nome da unidade de ensino pretendida e confiram o período de matrículas para o nível/modalidade de ensino e a disponibilidade de vagas ofertadas.

Para os estudantes que desejam continuar na mesma escola onde estudaram em 2016, o Portal da Matricula Online realiza automaticamente o procedimento, evitando que seja necessário efetuar repetidamente o mesmo procedimento.

Os alunos egressos e os candidatos à rede, após concluírem o processo de matrícula, têm até o primeiro dia de aula do Ano Letivo 2017 para entregar na secretaria da escola a documentação requerida.

Inclusão social

O Portal da Matrícula Online é responsável pela eliminação da reserva de vagas nas escolas que apresentavam as maiores demandas. Mesmo sendo uma prática proibida por lei e vedada pela Seed, era possível, com o antigo processo de matrícula, constatar que pessoas agiam para favorecer e facilitar a inclusão de uns estudantes em detrimento de outros no cadastramento das turmas.

“Com esse novo mecanismo de matrícula tratamos de forma igualitária todos os estudantes que desejam se matricular na rede estadual, pois o Portal da Matrícula Online foi planejado para que todos tenham as mesmas condições de acesso às escolas públicas estaduais”, ressalta Jorge Carvalho.

A Secretaria de Educação garantirá a matrícula dos estudantes no Ensino Fundamental e Médio, o mais próximo possível da sua residência. Caso as unidades de ensino mais próximas da residência do aluno não disponha mais de vagas, ofertará a matrícula em outras escolas da Rede Estadual, garantindo o transporte escolar ao estudante.

Aumento da matrícula

A Rede Pública Estadual de Ensino registrou mais de 178 mil matrículas em 2016, ano de implantação do sistema de matrículas online. Esse número representou um aumento de quase 12% em relação ao do ano anterior, contrastando com os dados apresentados nos últimos 15 anos, e reverteu a trajetória de queda iniciada a partir do ano 2000, quando o ingresso de alunos da rede começou a ser reduzido.

De acordo com o secretário Jorge Carvalho, a qualidade da melhoria do ensino ofertado pelo Governo de Sergipe nos últimos anos nas escolas da Rede Estadual tem criado credibilidade nessas unidades escolares e já é notada pela sociedade, que tem voltado a matricular seus filhos na escola pública estadual.

Auxílio

Para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao processo de realização de matrícula de estudante na Rede Estadual, a Seed disponibiliza um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissional capacitado), e ainda o telefone 0800 2855321, os quais estão acessíveis no horário das 10h às 22h30.

Foto assessoria

Leia também