03/02/17 - 07:18:38

Eliane Aquino articula parcerias entre Semasc e Guarda Municipal (Foto: Danillo França)

Na manhã desta quinta-feira, 02, o novo diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, realizou uma visita de cortesia à vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, para dar continuidade ao diálogo iniciado com a Diretoria de Direitos Humanos da Semasc. O encontro teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas atualmente pela GMA e apresentar estratégias para o desenvolvimento de ações conjuntas entre os órgãos, especialmente aquelas voltadas à oferta de um serviço cada vez mais humanizado para a população.

Durante a reunião foram apontadas as demandas de cursos de formação para a corporação. A idéia é capacitar os guardas municipais em relação às formas de conduta a serem adotadas em situações que demandem um gerenciamento de crise e uma postura que respeite o que está previsto pelos Direitos Humanos e pela legislação vigente. “Trago uma visão de que o profissional da GMA não é para dar medo às pessoas, mas para trazer confiança e qualidade de vida”, afirmou Mendonça.

Ainda de acordo com o novo diretor, também é preciso potencializar mais ações preventivas.

De acordo com Eliane Aquino, é preciso que a comunidade ajude a Guarda Municipal a proteger os espaços públicos, mas isso só irá acontecer quando houver um trabalho mais humanizado por parte da própria Guarda. “Precisamos parar, analisar e entender quais serão as nossas prioridades. Podemos elencar três delas inicialmente e vamos concentrar forças com outras secretarias”. Eliane ainda pontuou que é preciso criar programas de integração e atuação direta junto à população. “Precisamos desenvolver projetos que sejam sustentáveis, que levem as comunidades a se apoderarem das ações de tal modo que a presença do poder público passe a ser dispensável naquele local e realocado em outros territórios”, explicou.

“A visita nos deixou felizes porque já demonstra uma postura muito mais afinada com uma concepção que prioriza a dignidade de todas as pessoas. Há uma preocupação em construir conjuntamente com a equipe da Semasc uma nova perspectiva sobre a população aracajuana e sobre o serviço da Guarda Municipal”, explicou Lídia Anjos, diretora de Direitos Humanos da Semasc, que manteve o primeiro contato com o diretor geral da GMA.

Segundo Paulo Victor, coordenador de Promoção da Equidade da secretaria, este é um momento muito importante para que a sociedade aracajuana possa rever a imagem da Guarda Municipal, que nos últimos anos foi vista com uma atuação prioritariamente. “A população precisa ver a Guarda como uma aliada, não como inimiga. Se em quatro anos conseguirmos construir uma Guarda Municipal que tenha a concepção de Direitos Humanos como seu método de atuação, este modelo pode virar referência para outros serviços prestados à comunidade”, avaliou.

PMA