Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Edvaldo empossa Alexandre Figueiredo na Controladoria (Foto Janaina Santos)

___________________________________________________________________________________________________1

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, empossou, nesta quinta-feira (2), o advogado Alexandre Brito de Figueiredo como secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município. A solenidade de posse, realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, reuniu autoridades, como o vice-governador Belivaldo Chagas e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Garibalde Mendonça, além de vereadores, secretários estaduais e municipais e servidores.

Alexandre Figueiredo é graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Integradas Tiradentes. É especializado em Direito Eleitoral. Atua como advogado desde 1999, em diversas áreas do Direito Público e Privado. Foi assessor jurídico do PMDB estadual, presidente do PMDB de Poço Verde e vice-presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães. Já atuou também em diversas prefeituras.

“É uma honra imensa ser empossado secretário-chefe da Controladoria Geral do Município. Tenho experiência profissional de quase 20 anos de carreira jurídica, de modo que assumo com satisfação o meu primeiro cargo publico. Agradeço a confiança do prefeito Edvaldo Nogueira, gestor do qual não é preciso muito esforço para enumerar suas tantas obras, é um gestor que respira equilíbrio e honestidade. Sei da responsabilidade de ser secretário e aceito o desafio entendendo a atual conjuntura política, que exige dos gestores uma postura de transparência e capacidade de gerir”, afirmou o controlador na cerimônia de posse.

Ele colocou ainda à disposição da administração municipal sua “garra, jovialidade e prestatividade”. “Pretendo trabalhar em torno de uma equipe em que a parceria seja a palavra de ordem. Produziremos resultados que preencham os anseios do povo aracajuano. Quero dar a minha contribuição para esta gestão que é instrumento de reconstrução da nossa cidade. Trago todo meu entusiasmo e boa vontade de realizar bastante. Agirei com serenidade, não faltará empenho da minha parte. Exercerei a fiscalização, a boa execução do Orçamento e o controle externo do desempenho da missão institucional com habilidade diuturna. Executaremos nossa função dentro da legitimidade, economicidade e legalidade, honrando nossos compromissos”, destacou.

“Juventude, competência e ética”

O prefeito Edvaldo Nogueira se disse muito feliz por estar empossando um jovem competente para o cargo de controlador. “As pessoas defendem que a juventude deve ter espaço e não abrem espaço para ela. De modo que estou muito feliz de ter secretários jovens na minha equipe. A presença da juventude traz o oxigênio, o ímpeto, o desejo de realizar e a perspectiva do futuro. Mas, além disso, Alexandre Figueiredo tem currículo, tem trabalho e está talhado para a função. Ele foi escolhido de maneira efetiva pelos seus méritos para ser o controlador-geral do município”, ponderou.

Para o prefeito, Alexandre Figueiredo herdou características marcantes de seus pais – o secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo, e a procuradora aposentada Creuza Figueiredo, presentes à cerimônia. “Conheço Benedito Figueiredo há muito anos. Sei do seu trabalho, competência talento e compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a construção de um mundo melhor com ética e progresso. Benedito é amigo leal. Creuza Figueiredo é uma mulher por quem tenho grande admiração. Nunca a vi que não fosse com um sorriso no rosto r uma palavra de estímulo para qualquer situação. Seu trabalho como procuradora também foi exemplar. Alexandre carrega a maioria das qualidades de seus pais, e, claro, construiu a sua própria trajetória e chegou aqui por seus méritos e suas próprias ideias”, ressaltou.

Ao novo auxiliar, Edvaldo orientou que faça da Controladoria uma instituição cada vez mais forte, para que toda a administração atue sob a égide da ética. “Não deixar que haja desvio, e o que tiver errado que regularize. Este é o trabalho que ele vai desenvolver. Nosso objetivo é construir uma administração ética, democrática, inovação e que devolva a qualidade de vida para os aracajuanos. A presença dele vai dar uma grande contribuição à prefeitura de Aracaju. Vivemos tempos difíceis, mas sou muito otimista de que iremos superar este momento”, disse.

Prestigiaram a posse de Alexandre Figueiredo o presidente da Câmara, vereador Josenito Vitale, e os vereadores Bigode do Santa Maria, Evando Franca, Antonio Bittencourt, Pastor Alves, Soneca, Anderson de Tuca, Zezinho do Bugio, Thiago Batalha, Jason Neto e Isac Silveira, além do secretário estadual da Educação, Jorge Carvalho; do presidente do Banese, Fernando Mota; dos secretários municipais Carlos Cauê (Governo), Jefferson Passos (Fazenda), Luiz Roberto (Fundat), Luciano Correia (Comunicação), Sérgio Ferrari (Emurb), Cecília Leite (Educação), do ex-secretário estadual Wellington Mangueira e de gestores municipais e parlamentares do interior do Estado.

Por Valter Lima

Leia também