Aracaju, 29 de março de 2024

Sem espaços no Estado, JB agora “acomoda” na PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que está faltando no governo de Jackson Barreto (PMDB) está sobrando na gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB): espaços para filiações de aliados políticos que estão sem mandato eletivo ou que têm predisposição por um projeto político futuro. Em síntese, a tão contestada e criticada administração do ex-prefeito João Alves Filho (DEM) foi continuada com o comunista. O “modus operandi” é praticamente o mesmo: lideranças políticas, sobretudo do interior do Estado, e sem espaço ao lado do governador, estão chegando para compor na Prefeitura Municipal. Todo mundo projetando as eleições de 2018 e 2020.

Se houve uma Pasta que funcionou efetivamente na gestão de João Alves foi a Secretaria de Planejamento, com diversas conquistas, sobretudo para o funcionalismo público. Até onde se tinha conhecimento, o diálogo com as categorias era contínuo e aberto, apesar das diversas crises e dificuldades de ordem financeira que a gestão anterior viveu. Por sua vez, até agora nem isso Edvaldo Nogueira conseguiu repetir: estamos já em fevereiro, segundo mês da sua administração, e o prefeito de Aracaju segue sem um nome para planejar os passos da Prefeitura. É isso mesmo: a cidade continua sem um técnico em planejamento, orçamento e gestão!

E ficam no ar as perguntas que não querem calar: no que está pensando Edvaldo Nogueira? Quem são os nomes? Será que ele tem um objetivo ou será que até agora não conseguiu encontrar alguém com capacidade para gerenciar esta Pasta tão fundamental? Talvez o prefeito de Aracaju esteja, também, esperando uma definição do governador Jackson Barreto a esse respeito. Com a máquina estadual “inchada”, e com os gastos com pessoal já acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não resta a JB subdividir os apelos; é preciso acomodar os aliados na PMA.

Em síntese, a gestão é de Edvaldo, mas pelo secretariado montado fica a impressão que você está vivenciando uma extensão do governo de Jackson Barreto. Com um detalhe: a “equipe” já teria “entrado em campo” com o chefe do Executivo Estadual, e agora, no “banco de reservas”, com o excesso de “competições”, estão sendo reaproveitados na PMA. Jeferson Passos, Carlos Cauê, Mendonça Prado, Eliane Aquino, Jorginho Araújo, Luciano Correia…nomes que, direta ou indiretamente, até certo tempo, atuavam no Estado, deram suas contribuições e agora estão à disposição do município.

É bom frisar que a indicação para a PMA não é nenhum demérito para os ilustres secretários. É até compreensível. Isso é física! A “Lei de Newton” explica: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, ou seja, no governo de JB, já superlotado e inflado, não há mais espaço para indicações políticas. A Prefeitura de Aracaju é o “braço” para acomodações. A mais recente “contratação” da PMA, por exemplo, é o Controlador-Geral do Município, Alexandre Figueiredo. Sua aptidão para a função não se questiona, do ponto de vista do conhecimento jurídico. Mas novo reforço é filho do secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo.

Nenhum problema nisso, mas dentro da linha de raciocínio deste colunista, como não havia espaço no Estado, é outro que chega para somar na PMA. É bom frisar que Alexandre, por exemplo, já foi presidente do PMDB de Poço Verde e já tem seu nome com potencial entre os pré-candidatos a deputado federal em 2018. Fica a dúvida sobre quem responderá pelo Planejamento. Com os rumores da saída de Gama do governo, seria a peça que se encaixaria na função ou não? Se vai dar certo ou errado, é muito cedo para se falar, mas por enquanto a avaliação que se faz é que a gestão de Edvaldo é a continuação do modelo de João Alves Filho com as “peças” indicadas por JB. Já o povo de Aracaju esperava por renovação…

Veja essa!

Com a saída de Gualberto da liderança do governo na AL, por conta da privatização da Deso em andamento, sabe-se que o governador se apressa na indicação do substituto. Por enquanto não existem definições, mas uma corrente dentro do Estado defende o nome de Venâncio Fonseca (PP).

E essa!

Venâncio já liderou as bancadas de governo e oposição na Casa, está vivendo uma nova fase em sua vida pessoal. Seria um grande reforço para o governo. Alguém que conhece a administração como ninguém. Sem contar que possui uma liderança natural na AL. Representaria uma grande perda para a oposição…

Exclusiva!

Tem muita gente dentro do governo incomodado com a reaproximação do deputado estadual Róbson Viana (PEN) e da senadora Maria do Carmo (DEM) de JB. Sobre a turma que foi para a rua em 2016 defender a candidatura de Edvaldo na PMA. A chegada de Bosco Costa (PROS) também chateia. Todos estavam na campanha de Valadares Filho (PSB)…

Bomba!

Ainda dentro desse assunto, caso se confirme, após o Carnaval, que Robson Viana e Maria do Carmo vão indicar o novo Secretário de Estado da Cultura. Um nome já começa a ser ventilado. Este colunista já super recomenda…

Adelson Barreto

Depois de Laércio Oliveira (SDD), Róbson Viana, Capitão Samuel (PSL), Maria do Carmo e o DEM, quem agora se aproxima do governo de Jackson Barreto é o deputado federal Adelson Barreto (PTB). Não existe precisão, mas as informações dão conta que já existem conversas neste sentido…

Zezinho Guimarães

A avaliação do “inchaço” do governo JB pelo deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) para este colunista continua dando o que falar. Nos bastidores teve gente que vibrou bastante e elogiou o parlamentar. Existem focos de insatisfação se debelando no Estado…

Segurança I

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete nessa quinta-feira (2) o diretor-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, e solicitou a elaboração de um plano de segurança para as escolas municipais e unidades de saúde.

Segurança II

“Estamos preocupados com os constantes episódios envolvendo assaltos e arrombamentos de postos de saúde, por isso já solicitamos ao comandante da Guarda Municipal a elaboração de um plano para combater esta situação”, explicou Edvaldo Nogueira.

 

Casa de ferreiro…

O Tribunal de Contas do Estado, segundo consta no Diário Oficial do Estado de 9 de novembro de 2016, publicou decreto onde justifica a dispensa de licitação para contratar a empresa G.L.BOSSO PINHEIRO INFORMÁTICA –ME, por R$ 600 mil. Já pensou se fosse uma prefeitura?

E a competição?

Para justificar a contratação, a Comissão explica que o preço aplicado está dentro da realidade de mercado e que há inviabilidade de competição para contratação de empresa especializada em Gestão Eletrônica de Processos e Documentos. Como assim, TCE?

Mitidieri I

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE) esteve reunido com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, nessa quinta-feira (2), e o mesmo se comprometeu em vir a Sergipe para atender os prefeitos sergipanos.

Mitidieri II

“O presidente Silvio Pinheiro foi muito atencioso conosco e atendeu ao nosso convite para vir à Sergipe com toda a sua equipe para ajudar os nossos municípios. Uma excelente notícia para nosso Estado. O colega e deputado Fábio Reis (PMDB) também se somou nesse nosso pedido. Agora é marcarmos uma data que ele possa atender a maioria de prefeitos possível”, destacou Fábio. Ainda na reunião, Mitidieri levou demandas do município de Capela e tratou de suas emendas parlamentares.

Com Occhi

Mitidieri também esteve em audiência com o Presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, tratando diversos assuntos. Mitidieri foi acompanhado do Secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, Jorge Araújo Filho. Os dois reforçaram o pedido de patrocínio para Corrida Cidade de Aracaju, que será realizada no dia 17 de março. Occhi deu uma boa sinalização ao pleito, ficando de dar uma resposta concreta até a próxima semana.

Clubes

Mitidieri ainda tratou sobre o patrocínio para os clubes de Futebol de Sergipe e ficou de levar o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) à BSB no sentido que sejam feitos os ajustes necessários para a inclusão dos mesmos. Foi solicitado também por Mitidieri, a atualização do ranking dos times brasileiros que participam da “TIMEMANIA”, pois existem alguns times participantes que já não têm atividade profissional.

Líder André

Em contrato telefônico com este colunista, o líder do governo de Michel Temer (PMDB), deputado André Moura (PSC), explicou que seu projeto político inicial para 2018 é buscar a reeleição. “Eu não posso pensar em outra coisa agora. Estou focado em minha reeleição. Meu foco é continuar ajudando os municípios aqui em BSB. O futuro a Deus pertence”, desconversou.

Estância

André Moura festejou o inicio das atividades da Clínica de Hemodiálise, em Estância, que havia sido inaugurada em janeiro de 2016, mas que por conta da burocracia, nem governo do Estado e nem o município tinham viabilizado a liberação dos serviços e o convênio com o SUS. “Fui procurado pelo prefeito Gilson Andrade (PTC) e, em 20 dias, conseguimos colocar para funcionar este serviço tão essencial para o povo da região Sul, que precisa do tratamento renal”. Enquanto deputado estadual, o prefeito cobrava ao Estado a implantação de um Centro de Nefrologia na cidade.

Recursos

Ainda na entrevista, André Moura destacou que, em uma semana, conseguiu liberar recursos da ordem de R$ 50 milhões, aproximadamente, para diversos municípios sergipanos. Ele deu ênfase o benefício, viabilizado junto ao Ministério da Integração Nacional, para beneficiar 28 cidades no combate aos efeitos da seca.

Avaliação

Para este colunista é fundamental para Sergipe que André Moura continue na liderança do governo de Michel Temer em BSB. Sua presença na função é, inclusive, benéfica para toda a bancada federal. Não é só prestígio: André ajuda a abrir portas e estreitar os caminhos de BSB. Infelizmente, por questões locais, tem muita gente que torce contra sua continuidade na liderança do governo. O que é lamentável…

Ministro da Justiça

Será apresentado nesta sexta (3), às 10h, o Plano Nacional de Segurança Pública, no Palácio dos Despachos pelo ministro da justiça, Alexandre de Moraes. Na oportunidade ele entregará oficialmente quatro veículos-cela para o sistema prisional de Sergipe.

Sejuc

Os veículos que foram doados pelo ministro da Justiça a Sergipe serão utilizados para condução de internos do sistema prisional para as audiências nos fóruns.  O secretário de Justiça, Cristiano Barreto, conseguiu estas viaturas após audiência com ministro, no dia 17 de janeiro deste ano.

Matos I

O deputado estadual Morito Matos (PROS) já está fazendo um levantamento amplo sobre o turismo sergipano no sentido de apresentar sugestões e alternativas para serem desenvolvidas pelo governo do Estado. Matos está aguardando o início dos trabalhos no parlamento para defender algumas ações. Dentre elas, ele já antecipa que vai sugerir a promoção do turismo religioso em Sergipe, na capital e no interior.

Matos II

Ao justificar sua ideia, Matos entende que as igrejas precisam ser exploradas. “Estamos falando de muita história reunida. Temos igrejas marcantes como da Colina do Santo Antônio, de São Judas Tadeu, a própria Catedral Metropolitana, em Aracaju, além de igrejas antigas e tradicionais em Laranjeiras e São Cristóvão, por exemplo”.

Parques

Morito Matos também defenderam mais investimentos, por parte do Governo do Estado, em espaços como os parques. “É preciso levar mais gente para o Parque da Cidade e para o Parque dos Cajueiros. O Estado deveria buscar parcerias com a Prefeitura de Aracaju no sentido de promover esses eventos. Tanto junto aos turistas quanto aos estudantes da rede pública”.

Com JB

Matos conversou com este colunista e explicou que vai ficar na bancada do governo na Assembleia Legislativa. “Na realidade o PROS atuou para a vitória de JB em 2014. Nós nunca deixamos o governo. Temos um bom relacionamento. Podemos divergir em algum ponto, mas isso é da democracia”.

Com Edvaldo

Apesar do PROS ter apoiado a candidatura de Valadares Filho em Aracaju, Morito Matos, que é presidente do diretório municipal do partido, explicou que também vai apoiar o prefeito eleito. “Não fizemos oposição. Apoiamos Valadares por um entendimento nosso, mas vamos ajudar Edvaldo Nogueira naquilo que estiver ao nosso alcance. O PROS não tem representação na CMA, mas terá vez e voz na AL”.

AMO

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada estadual Goretti Reis (PMDB), recebeu em seu gabinete a vice-presidente da Associação da Oncologia (AMO), Verônica Passos Barboza Moura, a 2ª secretária, Maria de Lourdes Nascimento e o assessor de Comunicação, Jeimy Remir. O objetivo da visita foi solicitar o apoio para a realização de uma audiência pública sobre a necessidade de novos tratamentos para câncer metastático, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A solicitação foi da AMO em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). A audiência deverá acontecer no dia 26 de abril, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, comemorado no dia 29 de abril.

Sincor

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe (Sincor), Erico Melo, parabenizou a ação da Polícia Civil que efetuou a prisão de um grupo composto por quatro criminosos que foram investigados e acusados de praticar fraudes contra o Seguro DPVAT, seguro que indeniza vítimas de acidentes com veículos automotores. Érico disse que as fraudes são nocivas contra o mercado de seguros e principalmente contra as verdadeiras vítimas de acidentes de trânsito.

Matrículas

A rede municipal da Educação de Aracaju está com o período de renovação de matrículas aberto até esta sexta-feira (3), para alunos que por algum motivo interromperam os seus estudos em 2016. A partir da próxima segunda- feira (6), até dia 15, estarão abertas as matrículas externas, para alunos que desejam ingressar na rede. As matrículas devem ser realizadas pelos pais ou pelos responsáveis legais.

Preparada

De acordo com a secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, cada unidade de ensino já recebeu o edital de matrícula e está fazendo a divulgação das vagas nos bairros onde as escolas estão localizadas. Segundo a Professora Cecília Leite, a rede municipal  está preparada para viabilizar a matrícula 2017 e, de forma célere, responder as necessidades educacionais da população de Aracaju.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também