04/02/17 - 00:01:08

FAVORECE A GOVERNISTAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O ano pré-eleitoral começa mostrando que o pleito de 2018 já está em movimentação. E cada um procura o que for de melhor para sinalizar que pretende disputar as eleições. As conversas são temperadas à cervejinhas e doses de uísque. E estão acontecendo nos bares e gabinetes, todas com um tom de mistério. Talvez não precisasse tanto, porque já tem muita gente de cara pintada com as cores das siglas e grupos que defende.

Um fato interessante pode acontecer em 2018: tudo indica que não haverá qualquer tipo de disputa ideológica. Talvez pela primeira vez – pelo menos em Sergipe – oposição e situação não vão às ruas com projetos diferentes, mas “com sentimentos pessoais conflitantes e sensação de frustração pelo que aconteceu quando estavam juntos”. Pelo menos os que aparecem como prováveis nomes ao Governo e Senado já estiveram muito bem aliados e hoje se distanciaram por interesses contrariados.

Não há um grito contra. Existem posições ‘direitamente’ divergentes.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), hoje na oposição e com mais jogo de cintura para liderá-la, respondeu a uma pergunta da coluna e confirmou que é ‘candidato natural ao Senado. Trabalho com esse objetivo’. Acrescenta que ‘pelas últimas pesquisas, parece que o povo ainda não quer minha aposentadoria’. Será, lógico, um nome forte para se manter no Congresso e isso é reconhecido por adversários, mesmo com a queda que a oposição registra neste momento no Estado.

Na oposição os nomes para disputas majoritárias são menores que os da situação, principalmente com uma candidatura de Jackson Barreto, do deputado Laércio Oliveira, além de Heleno Silva e Luiz Mitidieri. Com isso, pode-se prevê que se as melhores opções do bloco oposicionista optarem para uma disputa majoritária, podem desfazer o que eles têm de melhor para candidaturas proporcionais.

O momento especulativo favorece aos governistas, ainda…

ANALISA CHANCE DE SAÍDA.

O comentário de lideranças política da oposição e situação, feito em Brasília: “O PT já discute a possibilidade de não continuar na base aliada em 2018”.

O motivo seria o PMDB nacional não deixar.

CANDIDATURA MAJORITÁRIA

Além disso, avaliou que a esquerda terá candidato a presidente da República em 2018 e vai exigir apoio dos partidos que formam o bloco em todo País.

Inclusive com lançamento a governador nos Estados.

AS MUDANÇAS ACIRRAM

As mudanças promovidas pelo governador Jackson Barreto provocou dissabores entre alguns dos seus aliados, porque não foram contemplados.

Na próxima semana haverá reunião sobre isso.

HOMENAGEM A MARISA

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, promoveu ato ecumênico em homenagem a ex-primeira dama D. Marisa Letícia.

Aconteceu ontem na sede do Partidos.

EDUARDO INICIA CONVERSAS

O senador Eduardo Amorim, já filiado ao PSDB, teve várias conversas contem. Uma delas com José Carlos Machado, candidato a deputado federal.

Amorim o convidou a disputar pelo partido.

TERÃO NOVAS REUNIÕES

José Carlos Machado não confirmou se se manteria ou não no PSDB e ficaram de ter novas conversas. No momento, seriam infrutíferas…

Machado só se filia na legenda que lhe dê forças na disputa a deputado federal.

TUDO PELA PORTA DA FRENTE

Eduardo Amorim conversa desde segunda-feira para assumir o PSDB e ontem disse que entrou em saiu pela frente do PSC, partido que comandou por anos.

O deputado André Barros é quem vai presidir o PSC.

GORETTI AO LADO DE HERALDO

A postagem de foto nas redes da deputada Goretti Reis e o repórter Heraldo Pereira, da Globo, participando do curso Mídia-3 em Brasília gerou uma imensa confusão.

A discussão foi com Josimar, que trabalha na liderança do PSB no Senado.

QUER SABER QUE PAGA

O Josimar, que é de Lagarto, quis saber se o curso estava sendo pago pela Alese ou se era particular e ainda dez que investigaria quem pagou passagens e diárias.

Goretti também respondeu que tudo era por sua conta.

ALESE CONFIRMA

Ontem à tarde o setor de pagamento da Alese desconhecia que a deputada estava fazendo algum curso em Brasília por estes dias.

E confirmou que não houve pagamento de passagens e diárias para Goretti.

QUEM TEM PROJETO?

Um parlamentar que está fora de atividade, acha que não há novos nomes para disputar o Governo: “Anteriormente já se tinha nomes para ser candidato a governador”.

– Hoje, mostre algum político com projetos para disputar o Governo?

ALMEIDA CHATEADO

Personalidade fria, o secretário da Saúde, Almeida Lima (PMDB) estaria chateado com a ex-secretária Conceição Mendonça e com Zezinho Sobral, que assume a área social.

Seria por questões internos da própria Pasta da Saúde.

MOVIMENTO DE GREVE

Segundo informações de assessores da Saúde, ainda não trocados, há um movimento silencioso para eclosão de uma greve na Secretaria.

Seria para desgastar Almeida e colocar Conceição em evidência.

REUNIÃO E DEMISSÃO

Sábado passado o então presidente da FHS, Hans Lobo, teve reunião com Almeida Lima, em sua residência. Não foi das mais cordiais.

Hans teria se irritado e pediu para se afastar da Fundação.

CLIMA DE ESPERA E TENSÃO

Segundo ainda um servidor antigo da Saúde, o clima na Secretaria é de esperança para que Almeida Lima atue sobre os que são privilegiados.

E de tensão para quem pode perder mordomias.

TRABALHO DE CANDIDATO

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), já está com o filho percorrendo municípios à cata de votos para disputar as eleições a deputado federal em 2018.

Esteve conversando com lideranças de Lagarto esta semana.

MAIS UM CANDIDATO

Já o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), também tem nome para disputar vaga na Assembleia Legislativa. O seu filho atua para isso…

Quanto a federal, Valmir tem compromissos com Gustinho Ribeiro.

FÁBIO E O TURISMO

O ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique, vai se apegar na Secretaria de Turismo para um mandato em 2018. No mínimo o de deputado federal.

Mesmo alguns dos seus aliados acham a pretensão difícil.

Notas

Respeita divergências – A nova líder do PSB, deputada Tereza Cristina (MS), disse que vai respeitar as divergências dentro do próprio partido, mas espera que o PSB, como um partido socialista que é, atue de maneira responsável para que seja feita uma modernização das leis brasileiras que não penalize as pessoas.

0x0

Sem taxa administrativa – Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5802/16, do deputado Rafael Motta (PSB-RN), que isenta os estudantes universitários participantes dos programas Universidade para Todos (ProUni) e de Financiamento Estudantil (Fies) do pagamento de taxas administrativas das universidades.

0x0

Bloco do Fora Temer! – Um movimento lançado no Facebook e intitulado “Grande Bloco Popular Fora Temer” já conta com adesão de quase duas mil pessoas desfile dia 24, véspera de Carnaval. De acordo com a rede social, o objetivo é reunir 100 mil pessoas para fazer a abertura do Carnaval e protestar contra Michel Temer.

0x0

Nomeação de Moreira – Márlon Reis protocolou Mandado de Segurança no Supremo, em nome da Rede Sustentabilidade, pedindo a suspensão da indicação do peemedebista Moreira Franco, para a Secretaria-Geral da Presidência e também acesso às delações da Odebrecht que citam aliado de Michel Temer.

0x0

Nomeação sem intenção – O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, afirmou ontem que sua nomeação para a pasta não teve outra intenção que não a de “fortalecer” a Presidência da República. Assim como o ex-presidente Lula foi nomeado por Dilma para a Casa Civil e o Supremo vetou.

0x0

Honorários dativos – A Defensoria Pública de São Paulo e a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil pediram para entrar como amici curiae [“Amigo da Corte”] em ação contra norma estadual que reserva 40% da verba do Fundo de Assistência Judiciária para honorários de advogados dativos.

Conversando

Homenagem a Marisa – A deputada Ana Lúcia disse que a homenagem a Marisa Letícia reuniu militância petista e simpatizantes na tarde de sexta-feira.

Aracaju sem água – A grande Aracaju vai ficar sem água neste sábado e pode se prolongar ao domingo, com problemas no setor de abastecimento.

Vida dos animais – Vereadora Kitty Lima falado para a TV Alese sobre a sua missão de conscientizar as pessoas sobre a vida dos animais!

Famigerada reforma – E na reunião ampliada da ABRAT assumiu-se compromisso da combativa advocacia em resistir à famigerada Reforma Trabalhista.

Referência no esporte – Faço minhas as palavras de Jorge Araújo: Com a morte do comentarista José Eugênio de Jesus, Sergipe perde uma referência na crônica esportiva.

Será tão difícil – Clovis Silveira: O mundo seria melhor se cada um cuidasse da própria vida e não desejasse o mal alheio e se preocupasse em ser feliz. Será que é tão difícil!

Só Lula não pode? – Gleisi Hoffmann pergunta: Lula é impedido de assumir ministério pra ajudar Dilma. Temer criar ministério para dar foro privilegiado pra amigo pode?!

Vampiros de alma – Clóvis Barbosa diz: Quem não demonstra respeito pela morte alheia, nunca irá respeitar quem permanece vivo. Cuidado com esses vampiros de alma!

Peças roubadas – Polícia Rodoviária Federal de Sergipe, BR 101, apreende em Umbaúba caminhão transportando peças de veículos roubados.