Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Com BR-101, Temer já será melhor que muitos para Sergipe!

Iniciada ainda em meados dos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a obra de duplicação da BR-101, no trecho que corta o Estado de Sergipe mais precisamente, sempre vem à tona no noticiário, mas não pela sua importância, e sim pelo profundo abandono, desprezo e descaso do governo federal, sendo, inclusive, responsável por diversos acidentes registrados em sua extensão. FHC iniciou e não terminou, depois veio Lula (PT) que cansou de prometer e não cumpriu e, por fim, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) até deu andamento, mas nunca tratou o menor Estado da Federação (em dimensões territoriais) como prioridade.

Eis que a oportunidade “caiu no colo” do atual presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com a liderança do deputado André Moura (PSC), na Câmara Federal, acaba de anunciar, através do ministro dos Transportes, Maurício Quintela, a retomada dos serviços já nesta terça-feira (7), em solenidade no Palácio do Planalto, que deverá contar com as presenças dos membros da bancada federal sergipana e do governador Jackson Barreto (PMDB). Que desta vez os verdadeiros interesses de nós, sergipanos, sejam respeitados, e que tanto governo quanto oposição se unam para que enfim as obras sejam retomadas e concluídas dentro da maior brevidade possível.

Talvez quem não tem o hábito de viajar para outros Estados ou para diversos municípios sergipanos não conhece os prejuízos acumulados por conta da não duplicação do trecho que corta Sergipe. Perde-se um tempo desnecessário em alguns pontos, sem contar que o risco de acidentes nas viagens é altíssimo. E o que é mais triste é que, quase da divisa de Pernambuco com Alagoas até Natal (RN) a pista é completamente duplicada, muito bem sinalizada e bastante segura para quem nela trafega. Com extensões maiores que Sergipe, os alagoanos também estão devendo, mas proporcionalmente demonstram mais avanços e unidade política que nós.

No nosso Estado, apenas o trecho de Aracaju a Estância que está duplicado. De Propriá a Maruim as obras estão praticamente abandonadas. A duplicação da BR-101 é uma obra que movimentou os ex-governadores Albano Franco (PSDB), João Alves Filho (DEM) e Marcelo Déda (in memoriam), O governador Jackson Barreto, diga-se de passagem, é outro que também se movimentou neste sentido. Fazendo justiça, coube ao deputado federal André Moura, agora mais próximo do presidente da República, construir este diálogo para que as obras fossem retomadas. Como também do Aeroporto de Aracaju.

Neste caso é descabida a “queda de braço” que estamos acompanhando, entre o governo e a oposição sobre quem tem mais prestígio na capital federal. A duplicação da BR-101 é um sonho de muitos sergipanos e há espaço para todos “colherem os louros” da obra. Como também a reforma e ampliação do Aeroporto de Aracaju. Vai representar não apenas uma conquista de André Moura ou da oposição, mas que seja de toda a bancada federal, de todo o nosso povo. Sobretudo do presidente da República, Michel Temer. A teoria do “golpista” perdeu força no Estado e, com realizações deste porte, logo estará no “coração do povo”…

Mesmo que não conclua, mas se conseguir dar um ritmo eficiente às obras da BR-101, por exemplo, Temer já terá feito bem mais por Sergipe do que muitos outros e poderá sim, pelo menos por aqui, reverter parte do desgaste de sua administração.  Entra governo e sai governo, entra campanha e termina campanha e estas duas obras até saíram do papel, mas não são priorizadas, se arrastam e prejudicam, inclusive o desenvolvimento do Estado. Estamos vivendo uma profunda crise financeira, e o momento é de “pensar Sergipe”, pois não estamos em um ano eleitoral. As divergências políticas devem ficar de lado, mesmo porque elas sempre serão menores do que as demandas do nosso povo.

Veja essa!

As divergências internas dentro do governo de Jackson Barreto, sobretudo entre aliados, ainda estão controladas, mas já deixam marcas. Depois que assumiu a Saúde Estadual e interinamente a Fundação Hospitalar, o grupo liderado pela Família Reis de Lagarto teria desistido da FHS. Prefere a “independência” da Codise.

E essa!

O problema é que Jackson Barreto já havia tratado da Codise com Bosco Costa (PROS). Seria uma forma de acomodá-lo. O que este colunista não entendeu é a resistência de alguns setores do governo em serem comandados por Almeida Lima, já que ele é avaliado como bom gestor…

Laércio Oliveira

Outro problema para JB resolver: o deputado federal Laércio Oliveira chegou com a promessa de “porteira fechada” na Sedetec e existem resistências na Codise, como já citado, e no ITPS que é comandado pelo PRB de Jony Marcos.

Tudo dele!

Por sua vez, uma fonte bem avisada e que tem acompanhado tudo de muito perto assegurou: “Laércio chega com prestígio e é porteira fechada! A secretaria toda, inclusive Codise e ITPS”. Chegou chegando o deputado…

Zé Franco

Se reestruturando politicamente após as eleições municipais, o ex-prefeito e ex-deputado Zé Franco (PSDB) abriu as portas de sua chácara, em Nossa Senhora do Socorro, nesse sábado (4), para celebrar o aniversário do deputado estadual e amigo Capitão Samuel (PSL).

Apoio

Na oportunidade, Zé Franco sacramentou seu apoio ao projeto de reeleição do deputado estadual Capitão Samuel. O ex-deputado será uma liderança expressiva e importante na Grande Aracaju, sobretudo em Nossa Senhora do Socorro.

Machado

O ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB) ainda não definiu seu futuro político. Tem conversado muito, ouvido algumas propostas de filiação e se reunido com lideranças expressivas do Estado. Especula-se sua ida para o PPS ainda esta semana. Já é esperado por setores do governo. Há quem diga que será candidato pela oposição. Só resta aguardar…

Cultura

Sobre a possível ida do vereador Manuel Marcos (PSDB) para a Secretaria de Estado da Cultura, conforme informação do jornalista Diógenes Brayner, sabe-se que há um interesse do tucano, mas o governador ainda não “bateu o martelo”.

Branca de Neve

Com a ida de Manuel Marcos para a secretaria e com o impedimento judicial dos três primeiros suplentes para assumir o mandato, a vaga beneficia o quarto na lista, Branca de Neve (DEM). O fato novo é que uma definição neste sentido pode acontecer nesta segunda-feira (6)…

João Alves Filho I

É com tristeza que este colunista tomou conhecimento da publicação do Jornal O Globo, onde o ex-governador João Alves Filho (DEM) se confunde num diálogo em BSB com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB). Na oportunidade, o sergipano tenta agendar um encontro com o pai do senador, Ronaldo Cunha Lima, ex-governador da Paraíba, falecido desde 2012.

João Alves Filho II

Por mais que pareça engraçada a situação, este colunista lamenta a condição em que se encontra o ex-governador. João Alves, que saiu a pouco da PMA, bem desgastado, sobretudo fisicamente, mas que tem uma vida pública marcada por serviços prestados a Sergipe e aos nordestinos. Requer respeito e uma atenção maior dos mais próximos. É ainda hoje uma das maiores lideranças políticas de Sergipe.

Bomba!

O Ministério Público Estadual e até o Tribunal de Contas já estão de olho em algumas prefeituras e em seus respectivos processos licitatórios. Existe a suspeita que elas costumam desclassificar todos os concorrentes em benefício de alguns. E normalmente quem ganha é justo quem apresenta o maior preço. Uma cidade, que faz divisa com a Bahia, já estaria sob forte investigação…

 Exclusiva!

Em Sergipe tem de tudo! Aqui existe muito a teoria do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Prefeitos, vereadores e secretários vivem sufocados por órgãos fiscalizadores, mas quem fiscaliza essas pessoas? Circula o boato de uma conta do telefone institucional da ordem dos R$ 8 mil. É mole?

Friagem

Este colunista já flagrou por mais de uma vez veículos de uma secretaria de Estado, estacionados na porta do órgão, por um bom tempo e ligado com o motorista lá dentro, no ar condicionado, “esfriando” o ambiente para o chefe. E haja gasolina…

Valadares

O senador soltou o “verbo” no twitter e assegurou: “a oposição em Sergipe vai viver sempre! Quem viver, verá”. Em seguida, ele emendou: “JB, para mudar o foco de sua baixíssima impopularidade e passar a imagem de forte, com a máquina do Estado, atrai fisiológicos e corporativistas”.

Polêmica

“Sergipe arrasado, mas oferta de CCs para apoio político no Estado e na PMA é usada como arma pra fragilizar oposição. O povo foi consultado? Quem paga essa conta? A sociedade, com saúde precária, com educação fragilizada, e com insegurança e mortes de inocentes. Até qdo Sergipe?

Jackson Barreto

Este colunista, que tanto cobra e questiona o governador do ponto de vista administrativo, tem que reconhecer sua importância, atuação e liderança política dentro do agrupamento que lidera, sobretudo, na Grande Aracaju. Segue dando as cartas, “mandando prender e mandando soltar”. Só que não foi eleito para isso…

 Valadares Filho

Em audiência com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, o deputado federal tratou sobre o crescimento da política energética na sua gestão e aproveitou para definir uma vista do auxiliar da Presidência da República, em Sergipe, para o mês de Março.

Lagarto

O prefeito Valmir Monteiro inaugurou duas quadras de esportes: uma no povoado Colônia Treze e outra no Conjunto Matinha, na sede do município, ambas iniciadas na sua gestão passada. Durante sua fala Valmir disse que “todos os sábados os lagartenses vão acompanhar inaugurações de diversas obras, inclusive, aquelas que iniciaram na sua última gestão 2009/2012”, ressaltou.

Salários

Valmir também garantiu que irá antecipar a folha de fevereiro para antes do carnaval. “Garanto a todos os servidores do município que no dia 24 de fevereiro o dinheiro estará na conta de todos. Assim, teremos um avanço gigantesco dentro do nosso comércio. O dinheiro vai girar e todos poderão se divertir sem aperto”, disse Valmir.

Decisão

A Juíza da 1ª Vara da Justiça Federal (JF/SE), Telma Maria Santos Machado, ao julgar Ação Civil Pública ajuizada pelos Ministérios Público Federal e Estadual, estabeleceu o prazo máximo de 120 dias para conclusão e elaboração do relatório de auditoria pelo DENASUS, a contar da intimação da sentença, cuja finalidade é a de verificar se o Estado de Sergipe cumpriu todas as recomendações feitas pelo referido Departamento nas 22 auditorias já realizadas entre os anos de 2011 e 2013, no Hospital Governador João Alves Filho (HUSE), no Serviço Móvel de Urgência – SAMU, na Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Fiscalização

A Magistrada destacou a necessidade de fiscalização da gestão dos recursos públicos tanto pelos órgãos de controle interno e externo, como também pelos cidadãos, seja por meio de consulta do quantitativo de verba federal repassada ao Fundo Estadual da Saúde, seja pelos resultados das auditorias realizadas na área da saúde no Estado de Sergipe pelo DENASUS, disponibilizando, para tanto, os endereços eletrônicos para a realização destas consultas.

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, nesse domingo (5), o lançamento da pedra fundamental da construção da Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, em Aracaju. O evento, que ocorreu no local onde será erguido o templo, nas proximidades do Distrito Industrial, reuniu milhares de pessoas. Na oportunidade, Edvaldo, que foi muito bem recepcionado pelos fiéis, recebeu uma oração especial, realizada pelo bispo Luiz Cláudio, pastor responsável pela Igreja Universal em Sergipe.

Edvaldo Nogueira II

“Fico muito feliz de ter participado deste ato, porque quando eu fui prefeito antes, conseguimos a liberação para que a igreja fosse construída. Agora, quando retorno à administração municipal, compareço aqui para o lançamento da pedra fundamental. Esta é uma obra importante sob vários aspectos: vai ser um novo cartão postal de Aracaju, uma vez que as catedrais da Universal no Brasil inteiro são prédios lindos; outro ponto é que é um lugar onde as pessoas virão para orar e estar na presença de Deus”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Logomarca

Logo mais às 8 horas desta segunda-feira (6), no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, o secretário de Comunicação Social, Luciano Correia, apresenta ao lado de Edvaldo Nogueira a nova identidade visual da PMA.

Caju Bike

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) se reuniu com o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Aristóteles Fernandes, para tratar sobre diversos assuntos, entre eles a ampliação do Caju Bike para a Zona Norte e Zona de Expansão. A proposta é ampliar as estações para outras regiões possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao meio de transporte.

Bombeiros

A Assessoria Jurídica da Amese (Associação dos Militares do Estado de Sergipe) já oficiou o Ministério Público solicitando providências face o baixíssimo efetivo do Corpo de Bombeiros Militar, além da necessidade da aquisição de novas viaturas.

Carro Quebrado

O leitor Júnior Pinheiro informa que, apesar de toda a dificuldade financeira, se viu obrigado a reduzir um dia o tamanho dos tradicionais festejos do Carro Quebrado, mas confirmou a realização da 12ª Edição do bloco, no bairro São José, em Aracaju, prevista para o próximo dia 17, a partir das 19 horas.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também