07/02/17 - 07:13:38

Samu registra cerca de 5 mil ligações em fevereiro e 794 trotes (Foto ascom)

Destas, 1.790 resultaram em algum tipo de assistência pré-hospitalar, sendo 22 feitas através das motolâncias, 196 por Unidades de Suporte Avançado e 778 por Unidades de Suporte Básico

O mês de fevereiro começou com o registro de 4.834 ligações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Destas, 1.790 resultaram em algum tipo de assistência pré-hospitalar, sendo 22 feitas através das motolâncias, 196 por Unidades de Suporte Avançado (USA) e 778 por Unidades de Suporte Básico (USB), segundo aponta o balanço da última semana.

Além dos atendimentos in loco, o Samu 192 Sergipe também realiza orientações médicas por telefone, nos casos em que não é necessária a presença de uma equipe. “Quando o médico regulador identifica uma situação com este perfil, passa as orientações necessárias e acompanha a resolução do problema. É um serviço de muita importância para a população”, ressalta a superintendente Maria Lúcia Santos.

Os trotes, um dos gargalos do Samu, somaram 794 ligações no período. “Iniciamos o ano com uma intensa movimentação no que se refere à campanha educativa contra as falsas chamadas. Contamos com a colaboração e a consciência da sociedade para erradicar esse problema”, declara a gestora.

Tipos de atendimento

No demonstrativo do balanço semanal, as quedas de moto continuam liderando o ranking dos atendimentos: foram 57 pacientes somente na última semana. A lista segue com 53 vítimas de outros tipos de queda, 38 de colisões entre carro e moto, 22 com ferimentos por arma de fogo, 19 por queda da própria altura, 16 por colisões entre motos e 12 por agressão física.

Foram realizados, ainda, nove atendimentos às vítimas de atropelamento, oito pacientes com ferimentos provocados por arma branca (facas, canivetes, punhais, entre outros), oito vítimas de capotamentos e três por colisões entre carros.

“Especialmente no final de semana, tivemos muitos registros de acidentes com vítimas. Por isso, pedimos prudência e responsabilidade aos que trafegam pelo trânsito do Estado”, considera Maria Lúcia

Sriha

No Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha), foram 553 transportes registrados entre a segunda-feira, 30, e o domingo, dia 05 de fevereiro. As remoções assistenciais somaram 440 atendimentos, além de 350 de pacientes conduzidos para realização de exames ou procedimentos médicos e 113 transportes de logística.

O balanço da semana também registrou 58 transferências hospitalares, 15 avaliações de especialistas e sete altas sociais. Através da otimização dos leitos da Rede Estadual, o Sriha vem contribuindo com o fortalecimento da Saúde Pública em Sergipe. O serviço atende as unidades assistenciais vinculadas à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Fonte e foto SES