07/02/17 - 09:28:57

Filarmônica de Santa Luzia realiza ensaio em praça pública (Foto ascom)

A implantação de uma filarmônica  dar outra vida a cidade. Santa Luzia do Itanhi vem resgatando o que estava perdido no tempo, e com felicidade, está vivendo essa maravilha musical que é a sonoridade da banda de música.

Na manhã deste sábado, 04, a Filarmônica que recebe o nome do Maestro João Bonifácio de Araújo (o primeiro maestro de Santa Luzia do Itanhi), realizou o seu primeiro ensaio em praça pública, sendo a Praça Cantidiano Vieira, o local para os meninos e meninas ensaiarem.

O maestro Gilmar Correia, responsável pelas aulas práticas e teóricas da Filarmônica vem trabalhando desde fevereiro do ano passado para essa realidade. Ele disse que a garota começou a se entrosar e se adaptar ao instrumento que ora pratica.

As aulas teóricas começaram ano passado, os instrumentos, o prefeito Edson Cruz autorizou  a prefeitura a comprar no final de maio de 2016 e a aula prática começou em julho do ano passado.

Mesmo com pouco tempo de criada, a Filarmônica tem participado das procissões religiosas, tanto dos povoados quanto da cidade. No dia 1º de janeiro deste ano, abrilhantou a posse do prefeito Edson Cruz; e este mês ainda, abrilhantou as festas dos padroeiros do Crasto e do povoado Cajazeiras.

A Filarmônica João Bonifácio só tem sete meses de implantada, mas em setembro do ano passado, participou do Desfile Cívico de 7 de Setembro no município e do 9º Encontro de Filarmônicas de Estância.

De acordo com o maestro Gilmar, toda semana, a banda estará realizando seus ensaios em praça pública para chamar a atenção de todos para grande importância dela na cidade.

Nos últimos dias, o prefeito Edson Cruz  autorizou a Secretaria de Obras construir um Coreto na Praça Cantidiano, para que possa servir à filarmônica e consequentemente à cidade.

O maestro Gilmar pede aos pais e mães de Santa Luzia do Itanhi, que incentivem seus filhos para a música, e que procurem a sede da Banda, para matricularem seus filhos na Escolinha de Música, não paga nada, mas aprende a tocar um instrumento musical.

Fonte e foto Ascom