07/02/17 - 10:04:40

Seed e UFS realizam o II Seminário Estadual do PNAIC/SE 2017 (Foto Maria Odilia)

Por Lívia Lessa

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), responsáveis em Sergipe pela coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/SE), deram início nesta segunda-feira, 4, ao II Seminário Estadual do PNAIC/SE 2017. As atividades ocorrem no auditório da UFS de Itabaiana e seguem até a próxima quarta-feira, 8.

Os trabalhos foram oficialmente abertos pela vice-reitora da UFS, Iara Maria Campelo Lima, pela diretora do Departamento de Educação da Seed, Gabriela Zelice, que no ato representou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e pelo coordenador da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), seccional Sergipe, Mário Jorge de Oliveira. Participam do evento professores orientadores das Redes Estadual e municipais, coordenadores locais e regionais.

A diretora do DED explica que esse encontro marca a culminância de todas as atividades de formação que começaram no mês de setembro de 2016. “Tendo em vista que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) prevê essa formação para os professores alfabetizadores, a Seed, em parceria com a UFS, proporciona esta formação para que os professores ofertem uma melhor qualidade da educação para nossos alunos das séries iniciais”, salienta Gabriela Zelice.

Formação

De acordo com a coordenadora pedagógica do Departamento de Educação (DED) e coordenadora estadual do PNAIC, Svetlana Ribeiro, o programa oferece subsídios para que os docentes dos anos iniciais estejam preparados com novas metodologias e estratégias de trabalho e consigam orientar os professores alfabetizadores a utilizarem essas práticas em sala de aula.

Segundo a técnica e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Divina Pastora,  Maria Pastora, o encontro é uma iniciativa de suma importância. “O PNAIC já permitiu normatizar algumas metodologias dos professores das redes municipais e estadual. Trata-se de um programa que vem atingindo os objetivos propostos”, analisa.

Já para Márcia Rejane Oliveira Santos, professora da Escola Estadual Maria do Carmo Santos, em Ribeirópolis, é necessário repensar as práxis e adotar ações que permitam a melhoria da qualidade do ensino. “Este encontro permite o aprendizado e troca de experiências, o que é fundamental para identificar quais as demandas e principais dificuldades desses professores alfabetizadores”, reconhece.

Melhoria da qualidade do ensino dos anos iniciais

O evento contou com uma conferência intitulada “Avaliação do PNAIC e as diretrizes para 2017”, apresentada pela analista de políticas sociais do MEC, Ericka Fernandes. Para ela, o encontro permite dirimir as dúvidas e apresentar as exigências do ministério.

“O evento permite a integração de saberes. Além disso, demostra que os Governos Federal e Estadual estão repensando as ações para permitir a melhoria da qualidade do ensino. O PNAIC preza este compromisso, por esta razão o pacto é estabelecido entre os governos estaduais e municipais juntamente com o MEC e os gestores representados pela universidade”, salienta.

Articulação

Conforme destaca Mario Jorge de Oliveira, o PNAIC permite repensar as políticas públicas, e a articulação entre os setores envolvidos é necessária para promover melhorias na educação básica.  “O pacto é um programa essencialmente pautado na formação continuada, que é uma das grandes demandas das redes estaduais e municipais. Todos os envolvidos no PNAIC são responsáveis pelo sucesso do programa”, avalia.

Para a vice-reitora da UFS, Iara Maria Campelo Lima, a universidade tem todo o interesse de se aproximar das secretarias para que se estabeleça uma teia em função da alfabetização em Sergipe.