07/02/17 - 10:15:58

Horto dispõe de 40 mil mudas para arborização de Aracaju (Foto: Marco Vieira)

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza atualmente de um estoque de aproximadamente 40 mil mudas a serem manejadas para os próximos anos. Mas, para 2017 está previsto o plantio de cerca de seis mil delas, que já estão aptas para serem levadas às avenidas, praças e escolas da cidade. O plantio será iniciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) junto com o período chuvoso da região, geralmente entre os meses de abril e maio.

O secretário municipal de Meio Ambiente, César Viana, fez visita ao Horto localizado no Parque da Sementeira e dará início a definição técnica de execução do Plano de Arborização na cidade. O propósito, além da instalação de espécies em áreas públicas, é levar espécies frutíferas para os quintais das residências das famílias que se habilitarem ao cultivo. As mudas são provindas de processo licitatório e de compensações ambientais, além da aquisição com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Além de melhoria no clima, ajudando a diminuir o calor e aumentando a umidade do ar, de tornar a cidade mais verde e bonita, a arborização também cumpre a função de preservação de espécies de plantas ou animais ameaçadas pela intensa urbanização. Porém o processo não é algo imediatista, leva tempo para mostrar resultados efetivos, mas enquanto crescem as árvores absorvem gás carbônico (CO2) da atmosfera, principal causador do efeito estufa e responsável pelo aquecimento global.

Áreas verdes

Os índices de arborização na capital sergipana estão abaixo do recomendado, apresentando muitas áreas com grande déficit. “Como o município ainda não possui inventário completo da sua arborização não é possível precisar quantitativamente quais são esses índices. Ainda trabalhamos sob uma avaliação visual e uma análise de imagens de satélites que demonstram onde estão localizadas as manchas verdes da cidade e dessa forma faz-se uma inferência de como a arborização da cidade está distribuída”, esclarece a engenheira florestal da Sema, Carla Zoaid.

Outra forma de avaliar a qualidade da arborização da cidade é com a verificação do índice de áreas verdes que, de acordo com a engenheira, consiste na avaliação de metros quadrados por habitante. Estas áreas são avaliadas pela quantidade de parques, praças e outros espaços verdes que a cidade possui.

“Em 2013 a Universidade Federal de Sergipe publicou uma dissertação de mestrado que apontava que Aracaju possui apenas quatro metros quadrados de área verde por habitante. A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana recomenda que as cidades brasileiras possuam pelo menos 15 metros quadrados de áreas verdes associadas ao lazer por habitante”, aponta Carla Zoaid.

Onde plantar

Em Aracaju os bairros menos arborizados localizam-se na zona norte e na zona de expansão da cidade. Os mais arborizados correspondem aqueles onde estão os parques públicos, como Sementeira, Cajueiros e Parque da Cidade. O hábito de plantar árvore é saudável e mantido por muitas pessoas. Em algumas cidades existe a tradição de plantar uma árvore cada vez que nasce um bebê.

Existe ainda uma máxima bem popular que diz que todo homem/mulher antes de morrer deve “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Mas para realizar a primeiro destas premissas é preciso alguns conhecimentos para que ela seja eficaz. A engenheira florestal da Sema repassou algumas orientações:

Evite plantar em esquinas, pois atrapalham a visibilidade dos veículos que estão circulando pela cidade. Evite também plantar em entradas de garagens e acessos a residências, devido ao crescimento dos galhos, assim, irá demandar podas constantes. Não plante árvores embaixo de postes de iluminação ou sinalização, pois assim evita conflitos com a rede elétrica, quedas de energia e diminui também a necessidade de podas drásticas, isto é, que reduzem excessivamente o tamanho natural da árvore.

Outra dica importante é não plantar em calçadas estreitas, com presença de redes elétricas e telefônicas, para facilitar a passagem dos cidadãos. Muito menos plantar próximo a bueiros e encanamentos, pois as raízes podem entupir e romper. Plantar somente espécies em tamanhos restritos, com porte médio abaixo de sete metros, exceto em locais espaçosos como parques e praças, onde devem ser plantadas somente árvores acima desse porte.

Como plantar

Abrir uma cova (60x60x60cm) e tirar a muda do saco plástico antes de plantá-la, com cuidado para não danificar a raiz. Colocar a muda dentro da cova, deixando o colo (zona de transição entre a raiz e o caule) nivelado com a superfície do solo. Em seguida, preencha com terra de qualidade, livre de pedras, entulhos e lixo. Amarrar a muda numa estaca para servir de sustentação. O cordão deve forma um ‘oito’. Tome cuidado para não ferir o tronco.

E siga alguns cuidados para a manutenção: regue a muda três vezes por semana nos horários mais frios do dia (antes das 10h e depois das 18h). Observe sempre se a estaca está bem posicionada; coloque adubo uma vez por ano.

Serviço

Procure a Sema para saber também qual tipo de muda é adequada para o solo. O órgão está localizado na antiga Escola Parque, na av. Pedro Paes de Azevedo, 853, bairro Salgado Filho.

PMA