09/02/17 - 14:41:21

Força tarefa de combate à seca se reúne em Monte Alegre (Foto assessoria)

Durante a manhã e parte da tarde da última quarta-feira (8), membros da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, Defesa Civil, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, estiveram reunidos no município de Monte Alegre, Alto Sertão sergipano, para debater o combate à seca na região.

Segundo o diretor-presidente da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, as ações força tarefa, que se reúne semanalmente, visam minimizar o sofrimento dos sertanejos. “Fomos a Monte Alegre, em comum acordo com o Movimento dos Pequenos Agricultores, o Movimento dos Sem-Terra e toda a comunidade local, para discutirmos e verificarmos, em loco, onde existe necessidade de reforço no abastecimento de água. Quero ressaltar que, apesar da grave crise hídrica, a grande maioria das comunidades está sendo abastecida”, disse.

Ainda de acordo com Carlos Melo, existem seis localidades que necessitam de reforço urgente no abastecimento. “Vamos até esses locais, que também estão em Porto da Folha e outros municípios do Alto Sertão, para combater os furtos de água, que vem prejudicando bastante o abastecimento e averiguar as ações que podem ser tomadas para aliviar a situação dos moradores”, explicou.

Overland Amaral, representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, destacou a importância da economia de água. “Precisamos de chuvas e elas estão vindo, mas ainda não em volume suficiente. Então vamos ser mais conscientes e economizarmos para que a crise não seja agravada”, afirmou.

Casos de furtos de água, os populares “gatos”, devem ser denunciados através do call center da Deso 0800 079 0195 ou através do disk denúncia da Polícia Civil 181.

Por Camila Ramos

Foto assessoria