09/02/17 - 17:55:07

A jovem Lorena Santos, de 23 anos, que sofre de uma doença degenerativa, desembarcou no Brasil no último fim de semana após viagem para a Tailândia

A jovem Lorena Santos, de 23 anos, que sofre de uma doença degenerativa, desembarcou no Brasil no último fim de semana após viagem para a Tailândia, onde começou a fazer um tratamento com células-tronco. Com o apoio da família, ela realizou campanha nas redes sociais, fez vaquinha online e promoveu um bazar beneficente para juntar dinheiro para a viagem. A síndrome de Machado Joseph, como é conhecida a doença que a atinge, causa perda nos movimentos e afeta a visão e a fala.

Apesar de todo o esforço com as campanhas, Lorena, que perdeu parte dos movimentos do corpo devido à doença, só conseguiu embarcar para Bangkok depois de a Justiça determinar que o estado custeasse o tratamento, orçado em R$ 175 mil.

Ela passou quase um mês no país durante essa primeira fase do tratamento. Lorena viajou acompanhada de um amigo no dia 8 de janeiro.

Segundo Gabriela dos Santos, irmã de Lorena, o tratamento é elaborado de acordo com a necessidade de cada paciente. “No caso dela foram seis aplicações de células-tronco, além de um rígido acompanhamento nutricional. Ela também tinha sessões de acupuntura, aquaterapia e fisioterapia”, explicou.

Em Cuiabá, Lorena continuará seguindo as recomendações médicas. Deve receber acompanhamento de uma fonoaudióloga, passar por sessões em câmera hiperbárica e precisa praticar exercícios físicos. Ela também deve continuar seguindo a dieta de restrição à lactose, carboidrato e açúcar.

Com expectiva de ter mais qualidade de vida e com planos futuros, Lorena pretende retornar os estudos. “Fiz um semestre de faculdade de estética, mas foi se tornando difícil. Devido à doença ser progressiva, eu sabia que não conseguiria exercer a profissão e acabei trancando, mas quero muito voltar a estudar”, disse.

Fonte/Foto: globo.com