Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Bancada federal precisa separar o importante do fundamental!

Qualquer discussão política é salutar e importante para a democracia desde que prevaleça sempre o respeito ao contraditório. Pessoas se comportam de maneira diferente e possuem pensamentos divergentes. Hoje em dia, por exemplo, há quem enxergue a seriedade ou honestidade neste ou naquele partido. Como também existe quem apenas aponte problemas e defeitos, esquecendo as virtudes. Mas num contexto geral, o debate político deve ficar sempre em segundo plano, quando estão em jogo os interesses da coletividade. Sergipe não atravessa um bom momento, do ponto de vista das gestões administrativas, e partido deste princípio são necessárias mais ações efetivas.

Em conversa com o ex-deputado José Carlos Machado (PSDB), sobre o momento político que vivemos, ele demonstra equilíbrio e espírito público para tirar o Estado deste “marasmo” e alerta: nossa bancada federal precisa separar o importante do fundamental! Ou seja, o tucano explica que faz parte do jogo político os debates e a disputa entre governo e oposição, mas existem demandas da população que não podem ser esquecidas e que precisam ser priorizadas, sobretudo pensando no futuro de Sergipe. Machado destacou o prestígio dos parlamentares sergipanos junto ao governo federal e entende que este é o momento de assegurar investimentos imprescindíveis para o nosso desenvolvimento.

E, de fato, o tucano está com a razão em sua linha de raciocínio: de um lado temos o governador Jackson Barreto (PMDB), amigo e correligionário do presidente Michel Temer (PMDB); além dos deputados federais Fábio Mitidieri (PSD) e Laércio Oliveira (SDD) que têm prestígio junto às Executivas de seus partidos para pleitearem recursos junto ao governo federal; do outro lado temos os senadores Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB), além dos deputados André Moura (PSC) e Valadares Filho (PSB) que já demonstraram força política junto ao presidente Temer. André, diga-se de passagem, é o líder do governo na Câmara dos Deputados.

Acabam de serem anunciadas obras relevantes e necessárias como a retomada da duplicação da BR-101 do trecho que corta o Estado e a reforma e ampliação do Aeroporto de Aracaju. No entendimento de José Carlos Machado, passou da hora de dar andamento a estas obras, como também ao Canal de Xingó, que cortará Sergipe e a Bahia, levando água para as populações, animais e a agricultura do alto Sertão. Machado também alertou nossa bancada para a necessidade da duplicação da BR-235, que liga Aracaju até Carira, no trecho sergipano, além da continuidade das obras de construção do Hospital do Câncer.

Em síntese, a disputa sobre a coordenação da bancada federal do Estado é válida, do ponto de vista político, mas todos estes líderes ajudam mais os sergipanos unindo forças e lutando junto ao governo de Michel Temer para que sejam viabilizados os recursos para estas obras que são fundamentais para o desenvolvimento de Sergipe. É evidente que Machado é um político e que tem lá suas pretensões para 2018, mas ele faz com altivez, serenidade e, sobretudo, com o respaldo e isenção de quem já coordenou a bancada em BSB por anos, com João Alves Filho (DEM) e Marcelo Déda (in memoriam) como governadores. Ele clama por espírito público. Este colunista clama por bom senso…

Veja essa!

Em entrevista, o governador Jackson Barreto polemizou quando sinalizou que os problemas da falta de água se devem também aos servidores da Deso, sobretudo aqueles que, segundo JB, recebem sem trabalhar. Disse que falta um maior esforço da diretoria da empresa e do seu corpo de funcionários.

E essa!

Como perguntar não ofende ao senhor governador, quando ele responsabiliza os servidores da Deso, ele está se referindo aos efetivos ou aos terceirizados que prestam serviços à Companhia? E se ele tem conhecimento que existem servidores que recebem sem trabalhar, por que a maior autoridade do Estado não toma as devidas providências?

Alô MPE!

Para este colunista as declarações do governador são de uma gravidade absurda e merecem sim uma atenção especial do Ministério Público Estadual. Antes que se promova a privatização da Deso, é necessário que os órgãos fiscalizadores atuem para corrigirem distorções e injustiças. Quem recebeu sem nunca ter trabalhado, tem que devolver o dinheiro ganho indevidamente, ou não?

Saúde

Agora a Saúde pública de Sergipe há anos que amarga uma profunda crise, independente de quem seja o governador de plantão. Foi com Albano Franco, João Alves Filho, Marcelo Déda e agora com Jackson Barreto. Será que a culpa do caos na Saúde é dos médicos e enfermeiros? O governo vai também privatizar a Saúde?

Educação

E o que dizer da nossa qualidade de ensino, das condições físicas de muitas escolas da rede estadual espalhadas pelo Estado? Será que o problema para a nossa Educação apresentar índices baixíssimos em levantamentos nacionais está relacionado aos professores, sobretudo ao Sintese, governador?

SSP

Para Sergipe chegar ao posto de Estado mais violento do País, a culpa é da Polícia Militar? Da Polícia Civil? Será que por isso já justifica uma política de privatização da Secretaria de Segurança Pública? Será que os delegados de polícia estão recebendo muito e produzindo pouco? É esta a linha de raciocínio do governo?

Entrega os cargos

Depois das declarações do governador, responsabilizando a atual diretoria da Deso e seu corpo de servidores, o bom senso induz que os diretores da Companhia deveriam entregar os cargos, porque já receberam, publicamente, o “atestado de incompetência” no gerir, ou não?

Bomba!

Depois do bom trabalho que fez a frente da Secretaria de Estado da Saúde, o nome da enfermeira Maria da Conceição Mendonça está cotado para ela voltar à Superintendência do Serviço Móvel de Urgência de Sergipe (Samu). Sua saída da secretaria foi muito questionada do ponto de vista técnico, e, pelo visto, até Almeida Lima não terá o poder que ele imaginava na Saúde.

 

Exclusiva!

O médico Gilberto Santos negou que esteja negociando sua ida para a presidência do IPES em breve, sobretudo que estaria indo sob indicação do presidente estadual do PT, Rogério Carvalho. Fontes do governo não apenas reafirmam, como asseguram: “ele vai para o IPES e o Christian Oliveira (atual gestor) vai para uma diretoria do Hospital Cirurgia”, assegura a fonte.

Invasão de privacidade I

A imprensa, que tanto gosta de cobrar e impor limites à classe política, precisa também se policiar. Para este colunista foi absurda, descabida e invasiva a exposição feita por um repórter fotográfico sobre uma conversa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) com seu filho e também deputado Eduardo Bolsonaro (PSC/SP).

Invasão de privacidade II

É preciso limitar entre o que é informação e o que é invasão de privacidade. Para este colunista, apesar de membro da imprensa, a exposição desta conversa nas redes sociais e na mídia de uma forma geral, através de um registro fotográfico invasivo, é uma postura antiética e reprovável, que não representa o jornalismo brasileiro. Uma lástima…

Tucanada

O senador Eduardo Amorim esteve em São Paulo visitando o gabinete do governador Geraldo Alckmin. Ao lado do prefeito da cidade de Itabaiana, Valmir de Francisquinho; de Talysson Costa (filho do prefeito); e do tesoureiro do PSDB/SE, Walter Soares Filho, o parlamentar foi também recepcionado pelo secretário chefe da casa civil de São Paulo, o deputado federal Samuel Moreira.

Convite

“Vim fazer o convite pessoalmente ao Alckmin para que ele nos dê a honra de participar da inauguração da nova sede em Sergipe do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)”, disse Eduardo relembrando ele ter sido um dos fundadores da conjunção da sigla partidária.

Laércio Oliveira I

O deputado federal Laércio Oliveira, participou, em Brasília, da reunião com o presidente do Incra, Leonardo Góes de Silva e o superintendente Estadual do Incra em Sergipe, Haroldo Araújo Filho. Na pauta foram tratados assuntos como a seca, titulação de terras, assistência técnica e infraestrutura para o auxílio dos produtores rurais dos assentamentos.

Laércio Oliveira II

“A reunião foi bastante proveitosa e conseguimos recursos para infraestrutura nos assentamentos para abrir ou melhorar estradas, construção de passagens molhadas, limpezas de açudes, perfuração de poços, sistemas de abastecimento d´água e muito mais”, explicou Laércio.

Edvaldo Nogueira

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado, para discutir a paralisação da coleta do lixo em Aracaju, provocada por descumprimento do contrato por parte da Cavo, empresa responsável pela prestação do serviço. No encontro, que ocorreu na sede da Emsurb, também foi apresentado ao prefeito, pela equipe diretiva do órgão, o planejamento estratégico para o primeiro ano da gestão.

Culpa da Cavo

“A Cavo tem que resolver os problemas com os seus empregados e retornar a prestar o serviço. A dívida existente foi àquela deixada pela gestão passada, sobre a qual já editamos um decreto renegociando o passivo. O que diz respeito ao nosso governo, nós antecipamos o pagamento da primeira parcela para que Aracaju não voltasse a enfrentar estes problemas. Esta greve não foi gerada pela Prefeitura. Ela diz respeito à empresa Cavo com os seus funcionários. A população não pode ser prejudicada desta maneira”, afirmou Edvaldo.

Deso

O Vereador Iran Barbosa (PT) participou de uma reunião, a convite do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado de Sergipe (SINDISAN), com a direção da entidade e que contou com as participações do ex-vereador de Aracaju, Antônio Góis, o Goisinho, e do economista Luís Moura, coordenador do Dieese em Sergipe. Na pauta, estratégias para barrar a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), como vem sinalizando o Governo do Estado.

Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) destacou a iniciativa do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que expediu Medida Cautelar determinando à Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) que, no prazo máximo de 45 dias, dê início ao funcionamento da Cadeia Pública de Areia Branca. “É uma medida que muito nos anima e atende a expectativa de todos os sergipanos que há tempos vivem sob forte insegurança”, afirmou Maria.

Fábio Mitidieri I

O deputado federal Fábio Mitidieri apresentou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados o Projeto de Resolução Nº 202/17, que altera o Regimento Interno da Câmara dos Deputados para modificar o horário do funcionamento das Sessões do Plenário, com limitação até as 21h.

Fábio Mitidieri II

O que se observa, na prática legislativa, é que apesar das regulamentações do Regimento Interno da Câmara dos Deputados quanto aos prazos de duração das Sessões Plenárias, se tornou cada vez mais usual a realização de sessões que ultrapassam o limite do razoável quanto ao número de horas e horário de votações, por meio da convocação sistemática de sucessivas sessões extraordinárias.

Transparência

O objetivo do projeto é, assim, garantir à população maiores condições de acompanhamento e controle das votações ocorridas no Congresso Nacional, de modo a se evitar sessões que durem toda a madrugada – e, com isso, que projetos de interesse nacional sejam votados sem a possibilidade do amplo acompanhamento pelo eleitorado.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também