Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

EDUARDO AMORIM APROVA LIBERAÇÃO DE MILHO AOS PRODUTORES

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) integrou na manhã desta quarta-feira, 15, Cerimônia de Anúncio da liberação de milho dos estoques governamentais para venda a criadores e agroindústrias de pequeno porte do Nordeste. Com a presença do presidente da República, Michel Temer, foi anunciado a liberação de 200 mil toneladas de milho, que deverão beneficiar 140 mil pequenos produtores rurais nordestinos, afetados pela seca.

Segundo o senador Eduardo Amorim, essa viabilização vai ocorrer por meio do programa “Vendas em Balcão” que permitirá o acesso de pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, que utilizam o milho como ração animal, a preços de venda direta e a preço de atacado. “Nossa atuação com os pequenos produtores sergipanos, principalmente, os da cultura do milho foi intensa, devido à estiagem”, disse o senador ao comunicar que por diversas vezes esteve em audiências com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Inicialmente, a destinação era de 140 mil toneladas. No entanto, o presidente Temer aumentou a quantidade para impulsionar a região. “Nós estamos provando que não são apenas palavras, mas são atos concretos para impulsionar tudo aquilo que diz respeito ao Nordeste”, disse Temer.

Segundo, Blairo Maggi, a intenção das medidas é contribuir com os agricultores que mais precisam de apoio. “O governo tem que trabalhar não apenas para resolver os problemas de agora, mas olhar para o futuro. Vai atender milhares de pessoas. Vai levar um alento para aqueles que tanto sofrem no interior do Nordeste brasileiro”.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que foram vendidas 91,2 mil toneladas para 15,5 mil pequenos criadores e agroindústrias da Região. Aproximadamente 14 mil pequenos agricultores sergipanos receberão 740 toneladas de milho.  A saca do grão com 50 quilos sairá ao preço de R$ 30.

Para comprar milho pelo Programa de Vendas em Balcão, é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (SICAN), disponível no site da Conab pelo link: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1580&t=2. A seguir, o produtor deve comparecer a uma unidade da Conab levando cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação, de endereço, de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo.

Nas vendas mensais são observadas as demandas registradas nos respectivos cadastros, limitadas aos quantitativos máximos previamente fixados pela Conab por comprador. A cada mês, o cliente pode efetuar diversas operações de compra até o limite de sua conta mensal. A Conab explica que as ofertas de produto para venda estão vinculadas aos indicativos de mercado e à sua disponibilidade nas unidades de venda.

Audiências

Por diversas vezes o senador relatou ao ministro Blairo as dificuldades enfrentadas pelos produtores devido à seca e consequentemente com as dívidas. “O encaminhamento foi dado no Ministério da Agricultura para que se renegocie as dívidas dos produtores que tiveram suas lavouras com quebra em até 80% em função da seca”, disse Eduardo ao comemorar a liberação de milho dos estoques governamentais.

Assessoria de Imprensa

 

 

 

Leia também