Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PMA e Governo firmam parceria para enfrentar problemas da Saúde (Foto ascom)

_______________________________________________________________________________________________________669

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o governador Jackson Barreto, acompanhados dos secretários de Saúde Almeida Lima (Estado) e André Sotero (Município), se reuniram, nesta terça-feira (14), no Palácio dos Despachos, para iniciar a construção de uma parceria com o objetivo de melhorar o atendimento na rede pública de Saúde. Entre as pautas discutidas estão a média e alta complexidade, a melhoria dos serviços oncológicos e a redução das filas de exames e cirurgias.

“Foi uma reunião importante entre prefeitura de Aracaju e governo do Estado, com a presença dos nossos secretários de Saúde. É fundamental a união para enfrentar os grandes problemas e desafios da Saúde num momento de poucos recursos e muitas questões a serem resolvidas. Sendo assim, as gestões estadual e municipal passarão a trabalhar conjuntamente para enfrentar temas como a média e alta complexidade, a Oncologia, a realização de exames e as cirurgias. Toda esta fila existente hoje exige de nós muito trabalho”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Para o governador Jackson Barreto, o início da parceria entre Estado e prefeitura de Aracaju representa um avanço. “Fizemos uma avaliação da área da Saúde naquilo que podemos trabalhar em parceria. Fiquei extremamente feliz com esta parceria, porque vi uma luz no fim do túnel. As dificuldades do município e do estado serão enfrentadas com a busca de soluções conjuntas. O governo vê com alegria esta iniciativa na área da Saúde”, ressaltou.

O secretário estadual da Saúde, Almeida Lima, ponderou que será necessária uma “somação de esforços para que a população tenha acesso a serviços de mais qualidade e de rápida resolutividade”. “Aplicaremos o diálogo permanente exigido pelo Sistema Único de Estado. Tendo em vista que na capital está localizada toda a média e alta complexidade, a participação do governo, pelos seus organismos devidos como a Secretaria de Saúde e a Fundação Hospitalar, junto à prefeitura somarão esforços para melhorar a resolutividade da assistência à população”, destacou ele, reforçando a importância de uma ação conjunta no que diz respeito às questões da Oncologia. “Estado e Município darão sua contribuição para enfrentar esta crise”, frisou.

O secretário de Saúde de Aracaju, André Sotero, definiu a reunião de hoje como um “momento histórico”. “Há muito tempo não se via uma parceria entre governo e prefeitura. Existe uma semelhança em relação à sensibilidade e preocupação com o paciente da parte do prefeito e do governador. Hoje já traçamos algumas metas para que as secretarias atuem em conjunto para acabar com o sofrimento do paciente oncológico e melhorar o acesso a exames. A população pode ficar otimista, pois bons frutos virão”, disse.

Na reunião ficou estabelecido que os técnicos das secretarias passarão a discutir os pontos em comum para que, no início de março, um novo encontro seja realizado para que as primeiras medidas sobre a gestão compartilhada da Saúde já sejam anunciadas à sociedade e colocadas em prática.

Por Valter Lima

Leia também