Aracaju, 28 de março de 2024

EM JANEIRO, VENDA DE VEÍCULOS AUMENTOU 0,9% EM SERGIPE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), indicou que as vendas de veículos novos no estado totalizaram 1.160 unidades, no primeiro mês do ano.

O número de veículos novos, aqui referido, diz respeito a soma dos montantes de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus licenciados, pela primeira vez, no período em análise. O primeiro emplacamento do veículo é considerado como venda, por causa do prazo estabelecido em lei para isto. Ou seja, o prazo é de 15 (quinze) dias consecutivo após a data de saída do veículo da loja, localizada no estado.

Em termos relativos, quando comparado com as vendas de janeiro de 2016, verificou-se alta de 0,9%. Porém, no comparativo com dezembro último, as vendas recuaram 22,5%.

Vendas por segmento em Janeiro/2017

As vendas de automóveis e comerciais leves chagaram a 1.133 unidades, apresentando elevação de 2,8%, quando comparado com o mesmo mês de do ano passado. Entretanto, em relação ao mês imediatamente anterior, dezembro último, houve queda de 22% nas vendas.

Entre os veículos pesados, o segmento de caminhões registrou vendas de 19 unidades, ao passo que o segmento de ônibus, registrou a comercialização de oito unidades.

Outros segmentos

As vendas e o licenciamento de ciclomotores, motocicletas e motonetas, a partir de 50 cilindradas, de acordo com a Lei 13.154/2015, somaram 1.297 unidades.

Kamilla Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também