16/02/17 - 00:01:08

UMA CONVOCAÇÃO À UNIDADE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

É difícil avaliar se alguma coisa pode mudar na relação política entre oposição e situação, neste momento em que se disputa paternidades de obras, de projetos e até de liberação de recursos públicos. Está começando prejudicar o Estado, diante dessa ânsia por se tornar o responsável de tudo que chegue a Sergipe, via Governo Federal.

Quando essa disputa insana realmente atinge a população, ela passa a ser perniciosa e não serve para um Estado que necessita de uma política voltada realmente para a população e não para interesses de quem esteve à frente da ação exitosa. É bom que cada um pense nisso, porque essa necessidade de mostrar serviços ou impedir que ele se realize, já trouxe prejuízos graves ao povo sergipano.

Ontem o governador Jackson Barreto convocou a todos os políticos para a unidade em torno dos problemas do Estado. E faz sentido esse apelo à paz, em razão da visível intolerância entre grupos políticos contrários, que chegam ao ponto de causar prejuízos e evitar um trabalho que tenha como objetivo Sergipe e não as cores partidárias, a maioria sem cunho ideológico.

Sergipe, por exemplo, saiu perdendo na questão da distribuição de água aos municípios em razão da interferência de tendências políticas: não conseguiu aumentar o número de municípios que recebem água via carros pipa e manteve o mesmo volume que vinha sendo distribuído em meses anteriores ao período mais cruel da seca.

É bom repensar essa posição de tentar brecar benefícios conseguidos por membros dos lados opostos. E tentar, de alguma forma, a melhor forma para que o povo saia sempre ganhando, independente da autoria da iniciativa. Lógico que não se podem esperar que todos passem a circular na mesma sala de jantar, mas que pelo menos aceitem evitar algum tipo de boicote ao que já foi conquistado, seja qual for o nome do autor ou do partido que ele representa.

Seria muito bom para Sergipe e melhor para a sua gente…

MENSAGEM DE UNIDADE

O governador Jackson Barreto (PMDB) leu sua mensagem ontem na abertura dos trabalhos da Assembleia e fez um apelo à unidade para vencer a crise em Sergipe.

Admite que o Estado está acima das questões partidárias e ideológicas.

DISPUTA ELEITORAL

Jackson Barreto disse que não se deve deixar que a disputa eleitoral contamine os interesses de Sergipe, que está precisando do desempenho de todos.

Chegou a lembrar Marcelo Déda no chamamento pela unidade.

POSIÇÃO DE OPOSIÇÃO

O deputado Georgeo Passos, da oposição, disse ontem, após discurso de Jackson, que “não seremos oposição em cima do muro”.

Estaremos atentos a qualquer ato que seja precedida de irregularidades.

NÃO VIU NOVIDADE

Georgeo Passos disse, ainda, que Jackson Barreto não trouxe novidades para o povo durante o seu discurso na abertura dos trabalhos do legislativo.

– Acho que JB está mais preocupado com a política…

ROGÉRIO SOBRE PESQUISA

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, escreve que a Pesquisa CNT/MDA mostra que a saudade cresce a cada dia e que a força será do povo.

– Lula lidera em todos os cenários para presidente em 2018.

SOBRE A FUNDAÇÃO HOSPITALAR

Jackson não gostou das notícias de que há um movimento para esvaziamento da Fundação Hospitalar, promovida por setores do próprio Governo e prefeitura.

– Isso não passa de fofocas e futricas, disse.

TEM PERDIDO BENEFÍCIOS

Jackson Barreto acha que está na hora de deixar as questões políticas quando se trata de benefícios para o Estado, principalmente sobre a paternidade da obra.

Disse que na liberação de mais água para os municípios, Sergipe saiu perdendo.

EDVALDO VAI A GABINETES

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), viajou ontem a Brasília e hoje vai visitar todos os deputados federais e senadores, para liberação de emendas.

Edvaldo já marcou com os senadores, mas faltava conversar com Valadares Filho.

MAS ISSO NÃO É PROBLEMA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) antecipou que não haverá qualquer problema e receberá o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, com atenção e respeito.

Assim como “faço com todos os prefeitos”.

NO INTERIOR NÃO VAI BEM

Comentários de alguns prefeitos que ainda estão em Brasília é de que Jackson Barreto “eleitoralmente vai mal em algumas cidades do interior”.

– Mas politicamente Jackson tem demonstrado força…

COMEÇA CAMPANHA

Em Carmópolis, no final de semana, começa a campanha para a eleição do prefeito, que se realiza de 02 de março. Disputam Wolney Leite (DEM) e Luiz Guimarães.

Guimarães ocupa o cargo como vereador, presidente da Câmara Municipal.

E AÍ VEM O PROBLEMA

A informação é que Luiz Guimarães está comunicando à Justiça Eleitoral que disputa a reeleição, porque está ocupando o cargo em razão da anulação do pleito.

O problema é saber se um vereador pode disputar reeleição de prefeito.

ANCOLOGIA DO HUSE

Começa a preocupação de que a oncologia do Huse vai fechar no carnaval. Na realidade será fechada a parte laboratorial durante o período.

Esse procedimento acontece há anos.

RICARDO EM PAPO COM AMORIM

O empresário Ricardo Franco tem conversado com o senador Eduardo Amorim sobre política, mas sem nenhuma possibilidade de filiar-se ao PSDB.

Ricardo pode sair candidato ao Senado pela oposição.

OUTRAS CONVERSAS PARALELAS

Paralelamente, Ricardo Franco também conversa intensamente com o ex-prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), sempre sobre as eleições de 2018.

O PRB quer que Ricardo filie-se ao partido para disputar o que ele quiser.

AINDA TERÁ MUITA CONVERSA

Ricardo Franco já está saindo do “mergulho” e começa a tratar da política de forma mais firme e ainda não descartou de uma candidatura ao Governo.

Na próxima semana provavelmente Ricardo dará entrevista.

MACHADO AINDA ANALISA

José Carlos Machado ainda não decidiu se deixa o PSDB, nem para que sigla deve ingressar. É candidato a deputado estadual e analisa condições partidárias.

Tudo indica que ele deixará o ninho tucano.

ANO MUITO TENSO

A deputada Ana Lúcia (PT) acha que 2017 seja um ano tenso diante do cenário estadual e nacional. Em Sergipe terá as questões da Educação e privatização da Deso.

– Eu espero que o Legislativo trabalhe em defesa da população, disse.

INTERESSE DE ALGUNS POUCOS

Senador Valadares (PSB) disse ontem que a cooptação do governador Jackson Barreto pode atrair o interesse de alguns poucos.

– Mas não atrai nem tem o apoio da população desempregada e desassistida.

Notas

Benefício a bancos estaduais – A relatora da medida provisória que criou o programa habitacional, senadora Ana Amélia (PP-RS), acertou com o governo uma nova redação para permitir que outros bancos oficiais também atuem como agentes financeiros do programa. A medida beneficia os bancos estaduais, disse Ana Amélia.

0x0

Albano recebe homenagem – “O empresário Albano Franco recebe homenagem hoje, em Alagoinhas (BA), pela sua atuação na Presidência da CNI. Albano recebe o diploma de Honra ao Mérito da Confraria Pórtico de Ouro de Alagoinhas, tradicional entidade associativa da cidade, às 13 horas, em almoço no Restaurante Baita Tchê.

0x0

Por pressão Jucá retira PEC – Depois de enfrentar pressão na opinião pública e entre os próprios parlamentares, o presidente nacional do PMDB e líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), pediu a retirada da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tentava blindar as maiores autoridades da República.

0x0

STF mantém Cunha preso – Por 8 votos a 1, o STF manteve a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que está preso desde outubro do ano passado em um presídio na região metropolitana de Curitiba por determinação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

0x0

Ligações ficam mais baratas – As tarifas das ligações locais e interurbanas feitas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir do dia 25. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os valores das chamadas locais terão redução de 16,49% a 19,25%. Já para as ligações interurbanas, a queda será de 7,05% a 12,01%.

0x0

PME pede medida efetivas – Promotores de Justiça estão orientados a adotar medidas efetivas voltadas a não promoção de festividades nos municípios de Sergipe, caso existam atrasos no pagamento dos servidores, ou ainda, estados de emergência e/ou calamidade devidamente declarados por estes Municípios.

Conversando

Não troca – “O médico Rilton Morais diz que não troca “meu Santo Antônio pelo São Valentino de ninguém. Em junho vai ser melhor”.

Continua – O deputado Gustinho Ribeiro informa que o seu grupo continua integrando a base aliada liderada pelo governador Jackson Barreto (PMDB).

Sem condições – Não havia mais condições e a Justiça definitivamente afasta Tijoi Barreto de cargos públicos, permanentemente.

Libera – Senador Eduardo Amorim informa que o Governo Michel Temer liberou 200 mil/t de milho para pequenos criadores do Nordeste.

Sobre a Cavo – O presidente da Câmara Municipal, Nitinho Vitale diz que dívidas com a Cavo precisam ser resolvidas com calma. Salienta que parcelamento está em dia.

Sobre lixo – O Ministério Publico deveria estar presente permanentemente nessa questão do lixo, que já está prejudicando Aracaju.

Sobre a Deso – Senador Valadares (PSB) faz pronunciamento em que critica a possibilidade da Deso ser privatizada.

Ir às ruas – O vereador Vinícius Porto (DEM) defende que Edvaldo Nogueira, como prefeito, vá para as ruas trabalhar, como faz o paulistano João Dória.

Carnaval – Apesar de toda a mobilização que ocorreu ontem, com início do ano legislativo, todos os trabalhos só começa na segunda-feira depois do carnaval.