Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

ANDRÉ SE MANTÉM LÍDER DO GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O deputado federal André Moura (PSC), de Sergipe, continua líder do Governo Temer na Câmara, superando a uma série de trabalho que se realizava nos bastidores, para que o presidente indicasse outro nome. O presidente da Casa, deputado Rodrigo Mais (DEM), forçou a barra para evitar a continuidade do líder, mas não conseguiu afastá-lo de Michel Temer, que gosta do seu trabalho.

A continuidade de André Moura como líder do Governo é muito favorável a Sergipe. Os políticos devem procurá-lo para soluções de problemas de interesse do Estado, sem levar em consideração cor partidária e com a desenvoltura de quem pretende evitar questiúnculas paroquiais ao buscar meios para que Sergipe cresça também politicamente e avance nas reformas que precisa efetuar, principalmente de mentalidade.

Não é altiva a discussão sobre coordenação de bancada porque não favorece em nada ao Estado e sua gente.

Agora, buscar uma mínimo de unidade em torno de uma função importante como o de Líder do Governo na Câmara, é essencial para afastar de vez essa insensatez de que só poder servir ao seu Estado quem for companheiro, aliado ou integrante do grupo, mesmo que esse tipo de comportamento político geralmente provoque prejuizos ao povo que os elegeu.

André Moura mostrou competência na função que lhe fora confiada e isso se revela com o gesto do presidente Michel Temer, em mantê-lo liderando a base governista na Câmara Federal, onde se encontram dez representantes de Sergipe que são bem ‘aliados entre sí’ [Só João Daniel (PT) é oposição ao Planalto].

A unidade que se prega também está no desapego a ressentimentos pessoais e rancores, porque um Estado tão pequeno não pode conviver eternamente em disputas eleitorais e até pessoais. Em cima dos palanques que levem adiante as suas divergências, mas mantenham o bairrismo sempre, para fortalecer o Estado.

TEMER LIGA PARA ALBANO

O presidente Michel Temer (PMDB) ligou quarta-feira à noite para o ex-governador Albano Franco, parabenizando-o pelo artigo que ele escreveu no ‘O Globo’.

Sob o título ‘Maré Favorável’, Albano fala sobre o momento para as reformas.

NÃO PODE MAIS ESPERAR

Em seu artigo, Albano Franco conclui que “enfim, o momento é excepcionalmente favorável à aprovação das reformas. Essas e outras, a exemplo da tributária”.

– O país não pode mais esperar. – Concluiu.

SOBRE PRIVATIZAÇÃO DO DESO

A mobilização para a audiência pública que discute a privatização da Deso, realizada na Alese, mostra que as entidades sindicais estão dispostas para ir à luta.

Essas discussões fazem parte do processo e são naturais.

COM ANALISE CRITERIOSA

A discussão vem sendo feita com temas pontuais, como os problemas sociais que a privatização pode criar em relação ao fornecimento a pessoas de baixa renda.

Discute também a questão dos servidores.

PRECISA POR EM PAUTA

Também há necessidade de por em discussão medidas que melhorem todo o sistema de fornecimento, assim também como o excesso de servidores na Deso.

É fundamental que a Deso não dê prejuízo ao Estado.

UNIÃO FAZ A FORÇA

O clima de unidade melhora. Ontem o senador Valadares disse que “Sergipe espera de cada um de nós plena compreensão do período grave por que estamos passando.

– A união faz a força e o povo agradece.

EDVALDO EM BRASÍLIA

O deputado federal Valadares Filho (PSB) recebeu o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) sem problemas e aberto ao diálogo para ajudar Capital.

A conversa foi amena e o prefeito saiu satisfeito.

PLEITO PARA SAÚDE

Valadares Filho disse que Edvaldo fez um pleito para a área da Saúde e será atendido. Isso já estava na lista de prioridades mesmo que Edvaldo não tivesse pedido.

– Aracaju sempre será lembrada, até pelos votos que tive na Capital, disse.

APEGO EM EXCESSO

O próprio deputado Arthur Lyra, presidente da CMO, ficou admirado pelo “apego excessivo pela função de coordenador da bancada federal em Brasília”.

Foi pressionado para emitir documento.

PENDENGA É RUIM

Essa necessidade de se dizer coordenador de bancada, por parlamentares de Sergipe, virou chacota nos corredores do Congresso.

Nenhum dos Estados dá a mínima atenção à função de coordenador de bancada.

SECRETARIA DO ESPORTE

A situação do secretário Antônio Horas, dos Esportes, tem incomodado aos Mitidieres e ao PSD: “Ele sequer tem uma sala para entrar”.

– É que a Secretaria de Turismo ainda não desocupou as salas, disse Fábio.

FÁBIO HENRIQUE EXPLICA

Secretário de Turismo, Fábio Henrique, lembra que a extinta Secretaria era de Turismo e Esporte. Como houve desligamento, “Esporte é que deve procurar onde funcionar”.

Mas isso já estar sendo resolvido pela Casa Civil.

NATURAL FICAR NO BATISTÃO

Fábio Henrique acha natural que a Secretaria de Esportes fique no Batistão, mas no local também está o Prodetur, que tem contato direto com o Bird.

Mas Fábio acha isso fácil de solucionar…

TEM ENDEREÇO CERTO

Recebo informação de que o vazamento sobre prisões de ex-prefeitos que sacaram grana em janeiro, feito pelo presidente do TCE, Clóvis Barbosa, é uma provocação.

E ele vai insistir nessa divulgação por mais alguns dias.

AINDA SOBRE COORDENAÇÃO

O deputado Fábio Mitidieri acha estranha essa declaração de que senador Valadares se mantém na coordenação da bancada: “a maioria não compactua com isso”, disse.

– A gente não assina nada sendo Valadares o coordenador, disse.

SAMUEL NÃO FICA NA OPOSIÇÃO

O deputado estadual Capitão Samuel não assinou o documento que formaliza o bloco da oposição na Assembleia. Comentários são de que ele embarca no Governo.

Gilmar Carvalho e Morito Matos estão independentes.

COMO FICA BANCADA NA ALESE

A bancada da oposição na Alese fica com cinco parlamentares e vai para o sexto caso o deputado Paulinho das Varzinhas reassuma o mandato.

Isso ainda vai depender do processo a que ele responde.

DEVERIA ABRIR NO CARNAVAL

A parte laboratorial do setor de Oncologia do Huse há anos que fecha para atendimento durante o período de carnaval, o que prejudica os pacientes.

Almeida Lima poderia inovar mandando abrir.

Notas

Propaganda partidária – Segundo informa o ‘Antagonista’, o TSE cassou 25 minutos de propaganda partidária do PT e 20 minutos do PMDB. Não porque financiaram suas campanhas com dinheiro roubado, e sim porque não respeitaram as cotas para mulheres. Quer dizer, é difícil impedir o uso do dinheiro nesses momentos.

0x0

Com Ciro o pau canta – Em evento no Rio do PDT para lançar candidatura de Ciro Gomes a presidente em 2018, ele fez um discurso afiado depois de confirmar que era candidato: “eu, estando lá, não vão fazer o que fizeram com Getúlio e com a Dilma. O pau vai cantar. Comigo, ninguém me derruba”. (De Lauro Jardim)

0x0

Dignidade aos presos – STF decide que presos em situações degradantes têm direito a indenização em dinheiro por danos morais. A Corte entendeu que a superlotação e o encarceramento desumano geram responsabilidade do Estado em reparar os danos pelo descumprimento do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

0x0

Reforma do ensino em 2019 – “O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ontem que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa nova realidade do ensino. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017.

0x0

Governo distribui repelente – Após a epidemia de zika e o crescimento dos casos de microcefalia relacionada ao vírus, além de o temor de um novo surto das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o governo federal decidiu distribuir repelentes para gestantes beneficiárias do Bolsa Família em todo o Brasil.

0x0

TSE ouvem gráficas – O TSE marcou para 20 de fevereiro o depoimento do proprietários de duas gráficas suspeitas de receber pagamentos irregulares por serviços prestados à chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. As oitivas fazem parte do processo no qual o PSDB pediu a cassação da chapa

Conversando

Reforma – Valadares Filho usou ontem a tribuna da Câmara dos Deputados para se posicionar sobre a Reforma da Previdência proposta pelo Governo.

Não é justa – Valadares Filho avaliou que proposta da Reforma da Previdência, não é justa, pois retira benefícios principalmente das camadas mais pobres da população.

Retorno – Prefeitos de Sergipe retornaram de Brasília ontem à noite, depois de uma semana exaustiva para liberação de emendas.

Força de Déda – Vice-prefeita Eliane Aquino diz que a obra do Hospital do Câncer “tem a força de Marcelo Déda e foi pensada nos seus mínimos detalhes”.

Pesquisa – Depois que Temer sucedeu Dilma, a vida só melhorou para 7,2% dos brasileiros. Permaneceu igual para 64,6%. E piorou para 26,9%. (por Noblat)

Clima lento – As sessões plenárias estão acontecendo tanto na Câmara quanto na Assembleia ainda em clima de recesso. Só se agitam depois do carnaval.

Abadás – A venda de abadás para o carnaval de Salvador deve aumentar 15% este ano. As camisetas, que servem de ingressos, chegam a custar R$ 1000.

Sargento Edgard – Já estive à frente de movimentos da PM de Sergipe. Posso testemunhar que nenhum oficial sergipano, agiu com covardia contra mulheres.

Pendenga – A pendenga sobre o comando da bancada de Sergipe já está se tornando enfadonha e dá sinais que pode prejudicar o Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também