Aracaju, 29 de março de 2024

Capital do lixo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Aracaju chega às vésperas do carnaval cheia de lixo por todos os lados. Por conta das sucessivas greves dos garis e margaridas, a outrora cidade da qualidade de vida foi transformada na capital da sujeira, tamanho o volume de detritos espalhados pelas ruas, praças e avenidas. A urbe fede! Mas não é só isso: a nova administração do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ainda não pagou a folha salarial de dezembro. Pior: alega falta de recursos para tapar as enormes e inúmeras crateras formadas nas vias públicas, não reiniciou nenhuma das várias obras deixadas paralisadas pelo antecessor e enfrenta uma demorada greve dos profissionais de saúde. A população começa a se impacientar com a demora da Prefeitura em encontrar soluções para os problemas herdados do ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Ora, se Edvaldo Nogueira não está conseguindo nem mesmo colocar a casa em ordem, como acreditar que ele vai honrar as dezenas de promessas que estimularam o eleitor elegê-lo, acreditando que ele iria transformar Aracaju num pedaço de paraíso aqui na terra?

Não abre mão

E o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) insiste em continuar sendo chamado de o líder da bancada federal de Sergipe, embora seis dos 11 parlamentares sergipanos tenham assinado uma ata lhe substituindo pelo deputado Laércio Oliveira (SD). Ora, se o Senado entende que, mesmo perdendo o apoio da maioria, Vavá continua comandando a bancada, bem que poderia nomeá-lo como líder da minoria. Marminino!

Novo líder

 A partir desta segunda-feira, o novo líder da oposição na Assembleia será o deputado estadual Geogeo Passos (PTC). O jovem parlamentar vai liderar os colegas Venâncio Fonseca e Maria Mendonça (ambos do PP), Luciano Pimentel (PSB) e pastor Antonio dos Santos (PSC). Não será fácil se opor a um governo que tem uma bancada majoritária de 13 deputados, verdadeiro rolo compressor. “Cumpriremos o Regimento Interno e não vamos facilitar a vida da atual administração”, promete Georgeo. Então, tá!

 Novo deputado

 O pastor Daniel Fortes (PEN) tomará posso hoje, como deputado estadual. Substitui o ex-vereador aracajuano Adelson Barreto Filho (PR), impedido pela Justiça de ocupar a vaga do ex-deputado Gilson Andrade (PTC), que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Estância. A posse de Fortes, votado por 18.817 eleitores no pleito de 2014, vai acontecer no gabinete do presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB).

Triste memória

Hoje (20) é aniversário da fatídica Operação Cajueiro, executada em Sergipe pelo Exército para punir aqueles que lutavam pela redemocratização do Brasil. Há exatos 41 anos, 25 sergipanos foram raptados e levados para o quartel do 28º Batalhão de Caçadores, onde sofreram todo tipo de tortura. O petroleiro Milton Coelho ficou cego por conta dos espancamentos, enquanto os outros guardam na alma as marcas deixadas pelos covardes torturadores. A Operação Cajueiro é uma página negra da nossa história política. Cruz credo!

Birita cara

As bebidas registram as maiores cargas tributárias entre os produtos tradicionais do carnaval. Pesquisa do IBPT apontou que a birita registra as maiores incidências de impostos. Caipirinha (76,66%), chope (62,20%), cerveja (55,60%) e refrigerante em lata (46,47%) lideram a lista. Entre os adereços mais comuns, o colar havaiano (45,96%) e o spray de espuma (45,94%) também apresentaram percentuais elevados. Aff Maria!

Concessões alugadas

O jornalista Gilvan Manoel publica no Jornal do Dia seguinte nota: “O empresário Nelson da Itapé Turismo arrendou três das quatro emissoras da Rede Ilha. Na próxima semana, as rádios Propriá, Estância e Tobias Barreto passarão a integrar a rede Xingó, que já possui duas emissoras em Socorro e Glória. A Ilha/FM, de Aracaju, não entrou no pacote em função das eleições de 2018, quando o senador Eduardo Amorim (PSDB) deverá disputar o governo de Sergipe. Será instrumento de campanha”. Homem, vôte!

Boa nova

Nestes tempos de crise braba, uma boa notícia para Sergipe: a multinacional Golar LNG se uniu à brasileira GenPower para construir um novo terminal de gás natural liquefeito em Sergipe. A unidade objetiva abastecer a termelétrica Porto de Sergipe (1,5 gigawatts), negociada no leilão de 2015 e prevista para operar a partir de 2020. Legal!

Invasões de terra

Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) invadiram cerca de 100 fazendas em Sergipe e outros 11 estados, na ação chamada “Carnaval Vermelho” pela reforma agrária. O líder da frente, José Rainha Junior, afirma ser “uma das maiores jornadas de luta em ocupações de terra no Brasil”. Segundo ele, para cobrar a distribuição de terras, estão mobilizados mais de 10 mil militantes e camponeses. Esta informação é do jornal Estadão.

Grana no bolso

Boa notícia para quem trabalha na Assembleia: os salários deste mês serão creditados na conta dos servidores amanhã (21). Segundo o diretor-geral do Legislativo, Roberto Bispo, o repasse do governo ocorrerá na própria terça-feira. “Tão logo isso ocorra, determinaremos ao Banco do Estado de Sergipe que lance o crédito na conta dos funcionários”, afirma. Nem precisa dizer que a farra do carnaval está garantidíssima!

Chove chuva

Desde a madrugada de hoje que chove na Grande Aracaju. As precipitações ainda são fracas, mas devem contribuir para abrandar o forte calor dos últimos dias. Aliás, o meteorologista Overland Amaral acertou ao prever chuvas em Sergipe. Quanto ao calor, ele diz que os satélites permanecem registrando elevadas temperaturas desde o litoral até o sertão. Ai, só bebendo aquela “lourinha suada”. Hummm!

Recorte de jornal

________________________________________________________________________________________________________________________________________0000000000

Publicado no Jornal do Aracaju, em 12 de junho de 1872.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também