Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

CINISMO, INDIGNAÇÃO E PALAVRÕES FOFINHOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O título da matéria chama a atenção para a leitura porque expõe palavras fortes, já do cotidiano. Mas o texto explica a razão delas. O texto é do cientista político Murillo Aragão e serve para explicar o momento atual.

Diz ele: “O cinismo explica a política de modo mais eficiente que a indignação. Ao enveredar pelos maus humores para explicar a política, caímos no poço da indignação. Um poço fundo e escuro do qual é difícil sair.

O indignar tem sido arma de retórica de muitos. Até mesmo pelo fato de que o Brasil é um país que tem inúmeros motivos para causar indignação. O indignar, no entanto, tem sido usado de forma pouco eficiente, já que embute uma perigosa armadilha. E, ao cairmos na armadilha da indignação, temos nossos sentidos obliterados.

Quase todos os grandes líderes da humanidade usaram a indignação como forma de manipular o povo. Mas essa não é uma prerrogativa apenas das pessoas. Instituições também manipulam as expectativas do povo, e o recurso da indignação é o caminho mais curto para se chamar a atenção.

Em um país de pobre estofo gramatical e onde a teatralidade no falar vale mais do que a literalidade das palavras, a indignação cai bem. Por isso qualquer coisa pode ser dita a um brasileiro, desde que seja dita sem exaltação. Já qualquer coisa banal dita com tom de indignação causa efeito. Dar mais valor à forma que ao conteúdo é um aspecto selvagem de nosso povo.

Ocorre com os cachorros: palavras de carinho ditas agressivamente causam temor e raiva; palavras depreciativas sussurradas carinhosamente geram alegria e satisfação. Um anúncio comercial de tubos e conexões da Tigre, em que dois operários trocam palavras doces e inconsequentes em tom de briga, mostra bem como isso funciona. O mote é: “Por um mundo sem palavrões; use palavrões fofinhos”.

Nosso povo, ao examinar a política, deveria dar mais valor ao conteúdo do que é dito do que à sua forma. Pois, no afã de se fazer ouvir, muitos gritam tolices. Criam pânico e agem como Pedro, personagem da fábula Pedro e o Lobo. Enfadado ao cuidar das ovelhas, Pedro resolveu gritar que um lobo estava a atacá-las. Foi socorrido pelos fazendeiros, que não encontraram lobo nenhum. A brincadeira se repetiu até o dia em que o lobo apareceu de verdade, comeu as ovelhas e os fazendeiros não foram socorrer, pois achavam que os gritos eram de brincadeira.

A indignação nas palavras deve ser processada com muito cuidado. O que é vendido fácil demais como verdade absoluta tem uma grande chance de ser algo que não vale o seu valor de face. O alarmismo tende a criar uma capa de insensibilidade que nos leva ao cinismo a respeito das coisas, das pessoas e das instituições. Já a prudência, por mais enfadonha que seja, pode nos levar à precisão”.

NÃO HAVERÁ MUDANÇA NO HUSE

O governador Jackson Barreto (PMDB) deixa bem claro que não fará mudanças na direção do Huse. Ele está satisfeito com o trabalho da superintendente Lycia Diniz.

Os boatos sobre isso inundam a cidade.

MAIS ATENÇÃO ÀS MÁQUINAS

Jackson Barreto pede mais atenção às máquinas do serviço de Oncologia do Huse, que vivem quebrando e causam transtorno para os pacientes.

Será comprada nova máquina de radioterapia.

EDUARDO EXPLICA REUNIÃO

Segundo Eduardo Amorim (PSDB), Ricardo Franco poderá disputar qualquer cargo majoritário: “não definimos quem fica com qual”.

– É cedo para isso, definiremos até o final do ano, disse.

SÓ DISPUTARIA O SENADO

Ricardo Franco já disse, em outra ocasião, que pela oposição só toparia disputar o Senado. Não seria candidato a outro mandato majoritário.

As conversas de Ricardo foram sempre com Eduardo Amorim.

VALADARES NÃO RECUA DE DESAFIOS

Durante a reunião da oposição ontem, o senador Valadares (PSB) disse que é candidato à reeleição, mas se houver outra avaliação, “não sou homem de recuar aos desafios”.

Em outras palavras: também topa disputar o Governo do Estado.

NOVA ELEIÇÃO PARA A BANCADA

Já em Brasília, Valadares contou que conversou com o deputado Laércio Oliveira para que se antecipe a eleição do coordenador da bancada.

Demonstrou que quer acabar com qualquer discussão.

LAÉRCIO VAI ESTAR COM VALADARES

O deputado Laércio Oliveira disse que não houve conversa pessoal com Valadares, mas uma proposta feita por ele durante entrevistas em que os dois trataram do assunto.

Mas admitiu que vai procurar o senador em Brasília.

SAMUEL DEIXA OPOSIÇÃO

O deputado estadual Capitão Samuel ligou para o senador Amorim e o deputado André Moura, informando que estava integrando a base aliada do Governo.

Disse que lhe foi prometido apoio político para 2018.

SAMUEL QUER POLÍCIA SEM CORTES

O Capitão Samuel disse ontem que o Governo do Estado pode até reduzir gastos com outras Secretarias e não discute este assunto.

Só pede que não corte custeio para a Segurança.

DANIEL FORTES SE QUEIXA

Empossado ontem, o deputado Daniel Forte diz que sequer recebeu telefonema, depois das eleições, nem daqueles que ajudou a eleger.

– Estou começando hoje uma nova etapa e não devo nada a político nenhum.

PREFEITOS ESTÃO SEM DORMIR

A maioria dos prefeitos que assumiu em janeiro ‘estão dormindo à base do lexotan’, de tantos problemas que estão encontrando. “Só percebem agora a realidade”.

Quem consegue pagar a folha, não sobra para mais nada. É um drama!

ALMOÇO POLÍTICO EM ESTÂNCIA

O presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, almoçou ontem em Estância com Ivan Leite e a vice-prefeita Adriana Leite (PRB) e conversaram demoradamente.

Clóvis convidou o casal a filiar-se ao PPS.

CONVERSA TERIA SIDO SIMPÁTICA

Ivan e Adriana foram simpáticos ao convite e ficaram de ter uma nova conversa depois do carnaval, por dia 10 de março o PPS fará solenidade de filiações.

A vice-prefeita é candidata à deputada estadual.

MAIS UM APOIO PARA O CAPITÃO

O deputado Capitão Samuel tem conquistado alguns bons apoios. Agora o ex-prefeito José Franco, de Socorro, disse que estará com ele em 2018.

Samuel já chegou à base aliada do Governo.

PREOCUPAÇÃO COM TRANSPORTE

Agricultores do sertão estão preocupados porque o depósito da Conab fica em Itabaiana e o preço do milho liberado pelo Governo vai encarecer com o transporte da carga.

Apelam para que reabram o armazém da Conab em Glória.

AS CHUVAS NÃO RESOLVERAM

Pouca chuva em algumas cidades do sertão foi registrada ontem. Não animou, porque as águas sequer serviram para molhar a terra.

A seca continua devastando tudo em Sergipe.

Notas

Problemas com o FGTS – Cerca de 7 milhões de trabalhadores não tiveram depósitos do FGTS, feitos corretamente por seus empregadores. São 198,7 mil empresas devedoras de depósitos de FGTS, segundo informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

0x0

Emergência contra febre – O governo federal reconheceu situação de emergência em 64 cidades devido ao surto de febre amarela. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de ontem pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

0x0

Abaixo-assinado questiona – Presidente da CCJ, senador Edson Lobão, repassou para o relator da indicação de Alexandre de Moraes, para o STF, abaixo-assinado com 270 mil assinaturas questionando a escolha. O documento foi organizado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

0x0

Sem benefício a parentes – O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que relatou o Projeto de Lei do Senado 405/2016, que reabre o prazo para a repatriação e legalização de recursos enviados ilegalmente para o exterior por brasileiros, não pretende retomar a possibilidade de parentes de políticos fazerem uso do benefício.

0x0

Sabatina de Moraes na CCJ – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sabatina hoje, em reunião marcada para as 10 horas, o ministro da Justiça licenciado Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

0x0

Crise hídrica é prioridade – A solução da crise hídrica enfrentada pelo Nordeste será prioridade em 2017. É o que defendem senadores da bancada nordestina. Os parlamentares querem se reunir com o presidente Michel Temer, para pedir alternativas definitivas para investimentos na transposição e revitalização do rio São Francisco.

0x0

Recuperação Fiscal – A equipe econômica concluiu a discussão de um novo projeto criando um regime de recuperação fiscal para Estados em dificuldades financeiras. Entre as alterações está a previsão de que o Estado aprove lei autorizando a privatização de empresas dos setores financeiros, de energia e de saneamento,

Conversando

Carnaval – Diversos blocos saíram às ruas de Aracaju neste final de semana nos bairros de Aracaju e mostram que estão trazendo de volta o carnaval de rua.

Fragilizada – Marcio Macedo (PT) diz que Jackson Barreto (PMDB) demonstra grande habilidade de fazer política. Afirma que oposição está fragilizada.

Pelo sucesso – Laércio Oliveira confirma que trabalhará pelo sucesso da gestão de Edvaldo Nogueira, mas diz que respeitará liberdade em sua gestão.

Coleta – Mendonça Prado fala sobre negociação com a Cavo e diz que ainda não há um formato definido para nova contratação emergencial para coleta do lixo.

Para a Base – Deputado Laércio Oliveira explica ida para base do Governo e lembra que conversas já ocorriam desde a época do ex-governador Marcelo Déda.

Seguro – Com o receio de não receber as mensalidades, algumas instituições recorrem à contratação de seguros educacionais para oferecer aos alunos.

Jornalismo – Jornalistas brasileiros estão empenhados em se capacitar para escrutinar a atuação dos agentes e das instituições públicas do país.

Encontro – A deputada Ana Lúcia diz que durante o final de semana, participou do segundo Encontro Nacional de Mulheres Eleitas pelo Partido dos Trabalhadores.

Questões políticas – Fabio Meireles aponta pontos de alagamentos na periferia e diz que Almeida Lima negou obras de infraestrutura por questões políticas.

Leia também