Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Ipesaúde alerta para alimentação balanceada antes e durante o carnaval (Foto ascom)

_______________________________________________________________________________________________________________________________________-55555555555555555555555

Carnaval está chegando e com ele a expectativa para muita festa, diversão, poucas horas de sono e muitos momentos de agitação. É tempo também que muitas pessoas se alimentam mal e fazem uso de bebidas alcoólicas em excesso. Por falar em excesso, ele, seja onde for colocado pode estragar a festa antes do tempo. Por isso, os pacientes do Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior, do Ipesaúde, estão sendo orientados nessa semana que antecede o período momesco para uma alimentação especial. “ As pessoas vão precisar de mais energia por um prolongado tempo. O ideal é que se consuma alimentos de fácil digestão , evitar frituras e alimentos sem boas procedências nas ruas, evitando intoxicações alimentares”, alerta a nutricionista Camille Sobral que acrescenta que o consumo de líquidos também é indicado. “ Muita água-de-coco, água mineral, frutas e sucos de frutas, para repor e dar um bom suporte de sais minerais que se perdem na folia”, diz. Além disso, segundo a nutricionista, a dieta deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral e carnes brancas.

Bebidas Alcóolicas – A recomendação é a de sempre: devem ser usadas com moderação devido ao seu alto valor calórico e efeitos colaterais. “ Deve-se intercalar o uso de bebidas alcoólicas com água. Os diabéticos devem ter uma atenção maior no abuso de bebidas alcoólicas, pacientes com sintomas nos nervos periféricos ou com hipoglicemia podem piorar”, explica a Camille. Ela conclui alertando que “ na semana do carnaval é interessante usar sucos com alto teor de hidratação e com capacidade de destoxificação, como por exemplo, suco de couve, água de côco, limão , maçã e chia.

Da assessoria

Leia também