Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

PT e PCdoB preparam “capote” para Jackson Barreto em 2018!

Não se trata de especulação deste colunista: o cenário político para a eleição estadual do próximo ano começa a ser desenhado e, dificilmente, teremos a mesma formatação do quadro atual, com a manutenção das mesmas alianças partidárias. Em síntese, quem está junto atualmente, poderá entrar em rota de colisão no processo eleitoral de 2018. O governador Jackson Barreto (PMDB), mesmo já tendo empenhado a palavra de que não disputaria para cargos eletivos, segue muito cotado para concorrer a uma das duas vagas de senador. Dentro do Governo há quem assegure também que ele não sai do comando e ficará até o final do seu mandato.

O “jogo político” já mostrou que alguns então adversários de Jackson Barreto se aproximaram de seu governo. O deputado federal Laércio Oliveira (SDD) era um deles e, até por conta de sua atividade empresarial, não podia atuar na oposição do governo. Como “prêmio” poderá ser um dos dois candidatos ao Senado no próximo ano. Quem também se aproximou de JB foi a senadora Maria do Carmo (DEM). Ela superou todas as críticas e ataques contra seu esposo e ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), e também se somou ao projeto do governador do PMDB. O deputado estadual Róbson Viana (PEN), por sua vez, desfez os “arranhões” que teve com o governo e voltou ao convívio do Palácio.

Mas se o governo de Jackson Barreto está cada vez mais “inchado”, como dizem alguns de seus principais aliados, gente que está lá dentro há algum tempo já enxergou que “já deu o que tinha que dar” e começam a trabalhar uma debandada para fora do Executivo.  Ainda é muito cedo, mas o próprio cenário nacional impõe uma situação que deverá se repetir em Sergipe: o Partido dos Trabalhadores e o PCdoB do prefeito Edvaldo Nogueira não devem caminhar alinhados com o PMDB do governador em 2018. Os dois partidos já não têm tanto prestígio na administração estadual e logo devem entrar em rota de colisão.

O processo de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) já vai coloca-los em uma situação desconfortável.  PT e PCdoB devem se aliar à oposição e, mais precisamente, aos partidos mais de esquerda, para combater com veemência a movimentação do governo de Jackson Barreto. Se de um lado o governador conta com cada vez mais aliados ao se lado, por sua vez, são cada vez mais restritos seus defensores. Todo mundo quer comer a “fatia do bolo”, mas poucos estão querendo assumir o desgaste de defendê-lo. É uma realidade de quando se encaminha o final de uma gestão, que por sua vez já não se encaminhará para a reeleição.

A terça-feira (21) amanheceu com uma revelação e uma constatação: a deputada estadual Ana Lúcia (PT) confirma que o encaminhamento de seu partido é não votar no candidato do governador Jackson Barreto para governador em 2018. Seja Laércio Oliveira, seja Belivaldo Chagas é bom colocar as “barbas de molho” porque já não contará com o apoio do Partido dos Trabalhadores no próximo ano. E tudo está relacionado à eleição presidencial, quando o PT novamente deverá apostar em mais um mandato do ex-presidente Lula. Por sua vez, o PMDB de Michel Temer e de Jackson Barreto certamente estará em um palanque oposto.

Ana Lúcia, inclusive, já aderiu a expressão “golpe” novamente. Por onde andam, a deputada, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e outros movimentos sociais já atacam o PMDB de Temer e o governo de Jackson Barreto. Já não existe mais o “encanto” de antes, talvez o “cristal se quebrou”. Ainda é cedo para se ter uma definição para o próximo ano, mas PT e PCdoB preparam um “capote” para aplicar no governador. Devem ficar no governo até o limite e, quando chegar o momento certo, devem “abandonar o barco”. A política é dinâmica e as mudanças fazem bem ao jogo democrático. Por enquanto o povo, que é quem realmente decide, apenas assiste a tudo…

Veja essa!

Da deputada Ana Lúcia: “por que o PT não vai buscar uma aliança com a esquerda ou com a centro-esquerda? O PT vai (com JB), mas o nosso agrupamento não vai para as ruas pedir votos para os candidatos de Jackson Barreto”.

E essa!

Ainda na entrevista dada a Gilmar Carvalho, a petista colocou que “isso nós vamos ver depois do Congresso. Estamos numa Frente Brasil Popular, com o PT, PSOL, PCdoB. Estamos nos preparando. Nossa tendência não apoiará nenhum partido golpista. Nós não vamos apoiar o PMDB”.

Morde…

O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, diferente da deputada Ana Lúcia, fica em cima do muro quanto o governador Jackson Barreto. Sobre a privatização da Deso, por exemplo, ele aperta o governo: “Tem que verificar a possibilidade de aumento da tarifa. Quem vai pagar a conta dos que mais precisam? Tem o processo de demissões em massa. Ou seja, não é algo simples e envolvem setores que devem ser controlados pelo Estado”, afirmou.

…e assopra!

Por sua vez, quando é para falar do governador, Márcio Macedo é só elogio. “É óbvio que se tem críticas ao governo, às políticas públicas e questões administrativas, o que é natural, mas há de se reconhecer a enorme capacidade, por parte do governador, de manutenção e ampliação de um campo político. Jackson tende a crescer politicamente e chegar em 2018 com muita força”, avaliou.

Fica Rogério!

Em ato que reuniu centenas de militantes e lideranças políticas do PT, realizado nessa segunda-feira (20), em Aracaju, a maior parte das correntes do partido em Sergipe se uniram em torno da candidatura à reeleição do presidente estadual da sigla, Rogério Carvalho. Também foi lançado o ex-coordenador nacional de Juventude, Jefferson Lima, como presidente do Diretório do PT em Aracaju.

Exclusiva!

O ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) está em Brasília (DF) atendendo a convite do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) para participar de algumas discussões de interesse nacional, sobretudo do Nordeste. E garante: não foi tratar de filiação no DEM, antes que se iniciem as especulações…

Bomba!

O senador Eduardo Amorim (PSC) vai trabalhar, junto à bancada federal de Sergipe, para que em 2018 o Município de Aracaju ganhe uma emenda impositiva de sua autoria garantindo recursos financeiros para que seja feita uma ampla reforma dos Mercados Centrais da capital, com destaque, para o Mercado Albano Franco.

Caso FH I

Repercutiu como uma “bomba” a gravação exposta por Gilmar Carvalho, supostamente feita com Luiz Paulo Panzuá, fazendo denúncias graves contra o ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), e contra o candidato a vice-prefeito do município em 2016, Cleverton Siqueira (PDT).

Caso FH II

Em nota, Fábio Henrique demonstrou tristeza e decepção com o que fora dito pelo suposto amigo e emendou: “não vou perder o meu tempo, hoje dedicado ao meu trabalho, para responder conversa de mesa de bar, altas horas da noite e depois de uma festa de carnaval. Farei o que os homens de bem devem fazer quando são acusados de algo, vou procurar a Justiça para que tudo seja devidamente esclarecido, sou um pai de família trabalhador”.

E agora Danielle?

Agora este colunista faz um questionamento direto à delegada da Polícia Civil, Danielle Garcia: por uma gravação, supostamente editada, o então vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), foi intimado e teve que prestar esclarecimentos à autoridade policial.

Vai ouvir os citados?

Este colunista não faz juízo de valor, mas entende que são graves as acusações feitas por Panzuá contra Fábio Henrique e o ex-secretário da Prefeitura de Socorro sobre a contratação de uma consultoria. Espera-se, no mínimo, o mesmo comportamento por parte da delegada da Polícia Civil. Caso contrário, ficará no ar que existem “dois pesos e duas medidas”…

 

Solução tabajara

O vereador Elber Batalha Filho (PSB) avaliou a alternativa do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, de parcelar os salários de dezembro dos servidores em 12 vezes como “uma solução tabajara”, fazendo alusão às “Organizações Tabajara”, do extinto programa humorístico “Casseta & Planeta”, da Rede Globo de Televisão.

Ricardo Franco

O empresário Ricardo Franco (sem partido) participou de uma reunião com os líderes e demais membros da oposição nessa segunda-feira (20) e reafirmou seu alinhamento político com o agrupamento. O grupo tem em Ricardo uma das boas alternativas para a chapa majoritária em 2018, e ele tem colocado seu nome à disposição da oposição. Na oportunidade alguns encaminhamentos foram definidos pela oposição ao governo de Jackson Barreto.

Eduardo Amorim

Presente na reunião, o senador Eduardo Amorim destacou a participação de Ricardo Franco. “Reunimos os membros da oposição em Sergipe. Deputados estaduais, deputados federais e senadores. O líder do governo Michel Temer, deputado André Moura (PSC), não participou porque foi chamado para uma reunião em Brasília (DF) com o presidente. Mas todos nós estamos unidos em torno de um projeto político e quero destacar a participação do empresário Ricardo Franco que tem colocado seu nome à disposição da oposição em Sergipe”.

Bom nome

Eduardo Amorim enfatizou que Ricardo Franco é um excelente nome para compor com o agrupamento. “Não definimos nada ainda e vamos deixar isso para o segundo semestre. Mas Ricardo Franco está dentro do nosso projeto e pode sim ser candidato na chapa majoritária. Ele colocou seu nome à disposição do grupo, agora é preciso construir isso. Ele sinalizou que vai caminhar conosco. Na pesquisa recente para o Senado, por exemplo, ele aparece empatado com o candidato do governo, mesmo sem ter manifestado nada”, disse o senador, confirmando que uma nova reunião deverá ocorrer em 15 dias.

No MPF

Na oportunidade, os deputados estaduais Georgeo Passos (PTC) e Luciano Pimentel (PSB) foram apresentados como o novo líder e vice-líder, respectivamente, da oposição na Assembleia Legislativa. A bancada pretende, já em Março, visitar o Ministério Público Federal (MPF) para apuar o “rombo” registrado na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). “Já fomos ao Tribunal de Contas do Estado e agora vamos ao MPF. Esse governo recebeu mais de R$ 300 milhões da repatriação e só pagou os salários dos aposentados. Por que não colocaram a situação do funcionalismo em dia? E qual foi o critério para o pagamento dos fornecedores? Vamos apurar tudo isso”.

Deso

Eduardo Amorim acrescentou ainda que a oposição para se concentrar sobre o processo de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe. “Além da quebradeira da Fundação, do sucateamento proposital da Deso, dos problemas na Saúde, Educação, Segurança Pública, no sistema prisional. A oposição estará atenta a tudo. Estamos fazendo nossa parte, apontando os problemas e trazendo soluções. Estamos atuando muito em BSB, junto aos ministros e presidentes de órgãos. Estamos buscando recursos para minimizar o sofrimento dos sergipanos. É este o papel da oposição”.

Laércio Oliveira

O deputado federal Laércio Oliveira (SDD) visitou o município sergipano de Poço Redondo. Laércio foi acompanhado pelo superintendente do Incra em Sergipe, Haroldo Araújo Filho, do chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, Hebert Rodrigues Pereira, e do delegado Federal de Desenvolvimento Agrário de Sergipe, Pedro Lacerda. Pensando na melhoria daquela comunidade e de suas reais necessidades, foi assinada a ordem de serviço para demarcação oficial dos lotes do Assentamento Cajueiro, após 17 anos de existência, e em breve os moradores terão a titulação agrária.

Iran Barbosa

Diante do escasso número de bibliotecas existentes em Aracaju, o vereador Iran Barbosa (PT) propôs, através de um conjunto de Indicações, que a Administração Municipal amplie a sua rede de atendimento na cidade. Iran indicou, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), que as possíveis novas construções sejam avaliadas para que ocorram em bairros como o América, Santos Dumont, Aruana, Bugio e no Conjunto Orlando Dantas.

 Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) vai apresentar uma Indicação, junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa, com o propósito de sugerir ao Governo do Estado que aparelhe a unidade do Corpo de Bombeiros, localizado no município de Itabaiana. “Há tempos a estrutura do Corpo de Bombeiros, que atende a 25 municípios da região, está completamente comprometida. A unidade dispõe apenas de uma veículo e não consegue atender as demandas, apesar de todo o esforço dos que nela trabalham”, afirmou.

Jairo de Glória

O deputado estadual Jairo de Glória enalteceu a iniciativa do Governo do Estado em isentar as Prefeituras sergipanas do pagamento dos caminhões-pipa comprados à Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso) para abastecer os municípios afetados pela longa estiagem.  “Os prefeitos já enfrentavam dificuldades para pagar por essa água à Deso e, agora, o governador Jackson Barreto, a quem quero agradecer de público, tomou a decisão de isentá-las desse valor“, disse Jairo.

Dr. Gonzaga I

O vereador Dr. Gonzaga comentou a Representação nº 2017/022564, de autoria de Hebert Pereira, candidato a vereador não eleito nas últimas eleições, que foi enviada ao Tribunal de Contas de Sergipe (TCE), sugerindo que os municípios sergipanos se abstenham de confeccionar materiais que contenham marcas ou slogans pessoais de governos.

Dr. Gonzaga II

O parlamentar lamentou o desconhecimento do cidadão Herbert Pereira, uma vez que o assunto é tema da Lei nº 4.828, de sua autoria, aprovada na Câmara em 2016 e sancionada no dia 23 de janeiro de 2017. O que diz a Lei: “disciplina o uso obrigatório do brasão e das cores oficiais em todos os bens móveis ou imóveis, inclusive placas indicativas, pertencentes aos poderes executivo e legislativo do município de Aracaju”. Ainda de acordo com a Lei, todo e qualquer projeto de comunicação visual da administração pública municipal deverá ser vinculado às cores da bandeira de Aracaju, ou seja, verde, amarelo e branco.

Redução I

“O objetivo é a redução de despesas. O governador determinou que fizéssemos essa reunião para que diminuíssemos ao máximo que pudéssemos o custeio, para que sobre recursos para a Segurança Pública. É uma medida de economia, preocupação e redução do custeio da máquina. É uma preocupação do Governo e nós teremos que nos ajustar”, explicou o vice-governador Belivaldo Chagas, no encontro que reuniu o secretariado do 1º e 2º escalão do Governo do Estado, para cobrar a redução de custos das secretarias e órgãos em até 20%.

 Redução II

A medida foi determinada ainda em dezembro de 2016, pelo governador Jackson Barreto, com o Decreto nº 30.465, que estabelece a redução de gastos com locação de veículos, com contratação de temporários de serviço e com locação de imóveis destinados à instalação e ao funcionamento de órgãos e entidades no âmbito da administração pública.

 Relatório final

As secretarias terão até o 5º dia útil do mês de março para encaminhar os relatórios para a Casa Civil, que os analisará em conjunto com a Secretaria de Estado do Orçamento, Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Controladoria Geral do Estado (CGE). Após análise, Casa Civil, Seplag, Sefaz e CGE emitirão um relatório final que será apreciado pelo governador.

 Com Sindisan

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado de Sergipe (Sindisan) e funcionários da Deso participaram de reunião com o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado Valadares Filho. Eles vieram expor sua preocupação com a iminente possibilidade de privatização da Companhia e seu posicionamento contrário à venda, que pode gerar a demissão de mais 1,6 mil funcionários. Além disso, agradeceram a luta dos parlamentares contra a privatização.

 Valadares I

Valadares defende que a venda da estatal só trará prejuízos à população sergipana. “Além de provocar a demissões, vai representar o fim da tarifa social e o aumento de tarifa em três vezes. Sou contra a venda e não vou deixar que o patrimônio dos sergipanos seja usado eleitoralmente, prejudicando a vida já tão difícil do nosso povo”, disse.

Valadares II

Para o senador, é inadmissível que a empresa esteja sendo sucateada para justificar a venda. “Não é concebível, por exemplo, que a empresa perca 50% da sua água tratada com vazamentos nas suas estações, por falta de manutenção preventiva. Hoje, a empresa tem um faturamento de R$ 47 milhões, mas esse valor podia chegar a R$ 60 milhões se trabalhar para evitar o desperdício”, lembrou. O senador e o deputado Valadares Filho se comprometeram a continuar trabalhando contra a privatização.

Luciano Bispo I

Em resposta a uma matéria, afirmando que o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe “PAGA SALÁRIO ATÉ DE MORTO”, o poder Legislativo sergipano informa a sociedade que, desde 2016 o departamento de pessoal, deu baixa em nossos sistemas, finalizando a partir dessa data, os pagamentos. “Toda a tramitação necessária para a que a senhora Josilene Nascimento de Sá, viúva do servidor, passasse a receber o que a legislação garante, através do instituto de previdência de Sergipe, por meio do requerimento apresentado ao Instituto em 31 de maio de 2016. Tal pedido foi deferido pelo Órgão, no dia 12 de julho do mesmo ano”.

Luciano Bispo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe informa que toda a imprensa sergipana tem o direito sagrado de publicar o que suas editorias entenderem, e jamais agirá para cercear esse direito constitucional da liberdade de expressão. Lamenta apenas que a vida de um cidadão, já falecido, juntamente com toda a sua família, tenha sido exposta de forma indevida, equivocada e sem que a Assembleia Legislativa de Sergipe tenha tido o direito de poder apresentar a documentação que comprovaria a lisura que este Poder agiu no referido caso, e reafirmamos que desde o mês de junho de 2016 não pagou um centavo ao falecido.

Daniel Fortes

Após tomar posse, o deputado estadual, Daniel Fortes (PEN), disse que “participarei dos debates, respeitarei as opiniões das pessoas, dos colegas, mesmo quando não concordar, mais é o meu estilo. Quando eu fizer uma crítica, eu não farei se eu não tiver condição de dar uma sugestão, por que é muito fácil criticar. Mas quero dizer que eu vou fazer o possível para que algumas injustiças a que o governador se referiu eu possa com trabalho, com luta pelo menos poder encontrar na sociedade a ressonância necessária, e aprovação de Deus para poder exercer o meu trabalho por completo, se for possível vou conversar com os líderes”.

Georgeo Passos I

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Alese, fala da Lei estadual nº 8.180/2016, que criou o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). Para ele, a Lei aprovada no final do ano passado, quebra uma regra constitucional sobre a repartição de recursos com Municípios.

Georgeo Passos II

“É uma legislação que mexe com todos os Municípios sergipanos. Afinal, o Estado incrementou a sua receita através da cobrança de encargo correspondente ao percentual de 10% do valor do benefício fiscal concedido a empresas. Ou seja, de um valor que corresponde a receita de ICMS”, comentou.

Prejudica

“E sendo ICMS, a Constituição diz que os Municípios têm direito a 25% desse recurso, enquanto ao Estado cabem 75%. Mas na Lei que instituiu o FEEF não há qualquer citação sobre a divisão. O texto não deixa isso claro. E se não deixa claro, o Governo não tem a obrigação de repartir, o que prejudica todos os 75 Municípios sergipanos”, explicou Georgeo Passos.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também